Visitantes

domingo, 22 de dezembro de 2013

Tabu - Igreja do avião na Índia

Não é incomum ver devotos em templos indianos fazendo grandes ofertas de dinheiro e/ou comida em troca de suas orações respondidas. Mas o caso deste templo Sikh no Punjab é muito estranho, mesmo para os padrões indianos. A estreita passagem poeirenta que leva até o Sant Baba Nihal Singh Gurudwara na região Doaba de Punjab, perto da cidade de Jalandhar, é repleta de uma série de lojas que vendem aviões de brinquedo de vários tamanhos e cores. E não são souvenires de lembranças de viagem, senão que oferendas para o templo.






No templo Sant Baba Nihal Singh Gurudwara, os devotos fazem oferendas de avião de brinquedo na esperança de que os seus sonhos de viajar para o exterior para começar uma nova vida de sucesso se torne realidade.

É difícil dizer como a tendência iniciou. Mas as ofertas de aviões de brinquedo são bastante condizentes, já que a oração da maioria das pessoas neste templo está relacionada a se estabelecer em outro país. De acordo com um comerciante local:

- "Certamente alguém teve seu desejo de ir para o estrangeiro realizado e depois voltou para agradecer, alguém deve ter visto e começou tudo. Agora se tornou uma tradição. Para nós énegócio". Assim, a visão de dezenas de devotos que chegam aos portões centenários de Gurudwara, carregando aviõezinhos coloridos debaixo do braço pode até ser estranho para nós, mas é perfeitamente normal para os moradores locais. Eles aguardam na fila pacientemente, à espera de sua vez de adentrar o santuário interno no primeiro andar, onde vários modelos de aviões decorativos são colocados em fileiras. Ali os devotos colocam suas oferendas no recinto demarcado. Após fazer a oferta, eles então fazem o seu pedido desejosos de serem atendidos: conseguir ir para o exterior o mais breve possível.




O templo é muito conhecido entre os jovens de Punjab que estão ansiosos para imigrar para lugares como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, e acreditam que a oração pode ajudá-los a acelerar significativamente seu visto e outros procedimentos. Satwinder Singh, um graduado da faculdade de 21 anos de idade, de uma aldeia próxima, diz:

- "Acabo de fazer meu pedido de visto para ir para o Reino Unido e estou aqui para garantir a minha passagem, fazendo uma oferta de um avião". Já Surinder Kaur, outro devoto, diz que está tentando ajudar o filho:

- "Meu filho estava tentando ir para o Canadá, mas seu visto foi negado. Um amigo sugeriu que nós oferecêssemos a réplica de um avião Sant Baba Nihal Singh Gurudwara e funcionou, agora está morando em Toronto".

O templo é tão popular que é conhecido como a "Igreja do Avião". Várias centenas de brinquedos são oferecidos ali e o templo, muitas vezes, fica sem espaço para abrigá-los. A gestão do santuário agora está pensando em uma possível solução: distribuir os aviõezinhos para as crianças.

- "Pelo menos as crianças podem brincar com eles. Não podemos impedir que as pessoas continuem fazendo oferendas. Afinal o que importa é a fé com que eles oram", diz o sacerdote responsável Bhai Manjit Singh.



Considerando que o caminho do sucesso para o povo de Punjab está na sala de embarque de um aeroporto, não é de estranhar que cada família da região de Doaba tenha pelo menos um membro vivendo em países altamente cobiçados no estrangeiro. O que credita um poder ainda maior ao templo que parece ter maior poder que a dos funcionários da imigração.



Fonte: Mdig.com.br.



Ajude a divulgar. Compartilhe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário