Visitantes

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013























O povo de Israel havia saído da escravidão no Egito de forma miraculosa. Foram alimentados pelo pão que caiu do céu. Beberam da água que jorrou das rochas por ordem de Deus. Eles levaram 40 anos depois da saída do Egito para chegar a Canaã, a Terra Prometida. Contudo, desde o começo da jornada, havia em alguns deles um tremendo complexo de inferioridade, de falta de confiança e fé em Deus e de autopiedade. Que esta mensagem sirva para ajudar você a esquecer os gigantes e olhar para as uvas.

Leia os capítulos 13 e 14 de Números.

Deus orienta Moisés a organizar uma expedição de reconhecimento à terra. Quando os espias voltam, há entre a maioria deles uma covardia sem sentido. Quando prestavam relatório sobre o que haviam visto lá, eles foram pessimistas. Disseram que a terra era boa, sim! Até trouxeram um cacho de uvas tão grande que dois homens precisaram carregá-lo. Mas espalharam pelo povo o boato de que os habitantes ali eram de gigantes. Disseram que os de Israel pareciam gafanhotos aos seus pés! Calebe e Josué, contudo, incentivaram o povo dizendo que era possível tomar posse da terra, sim! Deus se ira com a atitude dos covardes e, se não fosse pela intercessão de Moisés, ninguém veria Canaã. O que aprendemos com esse episódio?

1. Esqueça os gigantes e olhe para as uvas quando a ordem de Deus for “prepare-se para mudar”.
Muitas pessoas tem medo de mudanças, principalmente as radicais. Talvez não estejamos mudando de terra fisicamente falando, mas estamos definitivamente de passagem neste mundo. Nesta vida você vai ter de mudar para alcançar a “terra prometida”. Mudança de atitudes, pensamentos e valores. Para aqueles que creem em Jesus Cristo, que são parte do “Israel espiritual”, estamos em peregrinação para a nossa “pátria celestial”. Quando nos colocamos a caminho do Reino, gigantes aparecem, alguns reais e outros que são apenas fruto da nossa covardia.
Pergunta: Você saberia citar um “gigante” que se apresentou na sua vida quando começou a sua caminhada com Cristo?

2. Esqueça os gigantes e olhe para as uvas porque os problemas são oportunidades para você crescer e testemunhar da sua fé em Deus.
Enquanto os outros enviados difamavam a terra e pensavam em voltar para o Egito, Calebe e Josué usavam essa oportunidade para reafirmar a sua fé de que Deus os ajudaria em sua empreitada. Eles viam as dificuldade como oportunidades para crescer e testemunhar.
Pergunta: Você se lembra de alguma dificuldade que fez com que você crescesse e também testemunhasse de Deus na sua vida?

3. Esqueça os gigantes e olhe para as uvas sem a lentes da covardia em seus olhos.
Os medrosos colocam lentes de aumento em seus olhos. Preferem dar ouvido a mitos, aos boatos; usam as más notícias como boas desculpas para não ir em frente. Parece que eles, em sua falta de fé, colocavam lentes de aumento para olhar para os soldados inimigos, mas tiravam essas mesmas lentes quando olhavam para as uvas. Elas, sim, eram gigantes!
Pergunta: Cite uma situação em que temos a tendência de exagerar as dificuldades, mas como desculpa para não seguir em frente.

4. Esqueça os gigantes e olhe para as uvas tentando ver as coisas do ângulo de visão de Deus.
Os espias medrosos viam os inimigos como gigantes que os pisariam como a gafanhotos. Esse é o ponto de vista humano, falho, covarde. Calebe e Josué viam o oposto. Eles disseram: “Não! Nós é que os devoraremos como se fossem pão!”. Esse é ponto de vista de Deus.
Pergunta:  Você conhece algum exemplo de situação em que o Inimigo distorce a nossa visão dos fatos?

5.  Esqueça os gigantes e olhe para as uvas vencendo a tentação de olhar para trás.
O povo de Israel despertou a ira de Deus por causa das suas constantes saudades do passado; saudades do Egito. Eles tinham saudades da escravidão! Eles estavam sofrendo momentaneamente, mas não olhavam para as vantagens, só para as dificuldades. O Diabo usa dessa estratégia com freqüência: a tentação de olhar para trás. Uma vez  na caminhada com Cristo, olhar para trás não é uma opção. O pecado ficou pra trás, a escravidão, a falta de propósito. À frente está uma vida plena com Cristo. Olhe pra trás apenas para medir a distância até onde você chegou e dizer “Até aqui me ajudou o Senhor!”

Conclusão
Não estamos em um deserto a caminho de uma terra física, material. Estamos a caminho da nossa possessão eterna. Devemos fazer como o apóstolo Paulo disse:  “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.
 (Filipenses 3:13b-14).
Na sua caminhada com Cristo, esqueça os gigantes e olhe as uvas! Amém!

 *pastor da Igreja Batista Central de Nova Odessa
IBCNO © 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário