Visitantes

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013





Quem nunca ouviu o evangelho pode ser salvo?
A melhor maneira de lidar com esta questão é afirmar certas verdades em que as Escrituras são bem francas. A Bíblia é muito clara quando diz que ninguém pode ir ao Pai senão através de Jesus Cristo.

Jesus disse: "Ninguém vem ao pai senão por mim" (João 14:6; ARA). A única base para o perdão do pecado e vida eterna é o caminho feito por Jesus. Muitas pessoas pensam que isto implica na condenação automática daqueles que nunca ouviram falar de Jesus. Contudo, nós não sabemos com certeza se este é o caso.

Embora as Escrituras não ensinem explicitamente que aquele que nunca ouviu de Jesus pode ser salvo, nós acreditamos que ela infere isto. Cremos que toda pessoa terá uma oportunidade para se arrepender, e que Deus não irá excluir ninguém por ter nascido num lugar errado e numa época errada.

Jesus disse: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo'' (João 7:17; ARA)".

A Bíblia também revela que ninguém tem qualquer desculpa: "Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis" (Romanos 1:19,20; ARA).

É uma realidade que toda a humanidade pode dizer que existe um criador porque a sua criação testifica por ele. Este testemunho é universal. Embora as pessoas tenham informações suficientes de que Deus existe, elas se tornam voluntariamente ignorantes sobre as coisas de Deus porque seus corações são maus.

A Bíblia ensina que o incrédulo "detém a verdade pela injustiça" (Romanos1:18; ARA). Além do mais, as Escrituras dizem que o homem não está buscando Deus, mas fugindo dEle. "Não há quem busque a Deus" (Romanos 3 : 11 ; ARA). Portanto não é um caso de Deus rejeitar levar Sua Palavra a alguém que esteja procurando desesperadamente pela verdade.

Nós também sabemos que é da vontade de Deus "que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9; ARA). Isto mostra que Deus também cuida daquelas pessoas que não ouviram o evangelho. Ele demonstrou isto enviando seu Filho para morrer em nosso lugar. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8; ARA).

A Bíblia ensina que Deus julgará o mundo justamente. "Porquanto estabeleceu um dia em há de julgar o mundo com justiça" (Atos 17:31; ARA). Isto significa que, quando todos os fatos estiverem postos, o nome de Deus será justificado e ninguém estará capacitado de acusá-lo de infidelidade.

Mesmo assim nós não sabemos como Ele, especificamente, irá lidar com essas pessoas; sabemos que seu julgamento será honesto. Somente este fato poderia satisfazer qualquer um que quer saber como Deus irá lidar com pessoas que nunca tenham ouvido falar de Jesus Cristo.

Quanto à questão dos fetos, bebês e crianças, muitos eruditos bíblicos acreditam que os bebês e crianças que morrem antes da idade da responsabilidade moral irão para o céu. Isso baseia-se nos seguintes versículos:

1) Em 2 Samuel 12:23, quando aquela criança, filha de Davi, morreu, ele disse: "Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim". Isso implica que o bebê estava com o Senhor.
(2) No Salmo 139, Davi fala até mesmo de um bebê ainda não nascido como estando escrito no livro de Deus no céu (v,16).
(3) Isaías faz distinção entre aqueles que ainda não têm idade suficiente para "desprezar o mal e escolher o bem" (7:15), o que implica que eles não são moralmente responsáveis.
(4) Paulo fala que o sacrifício de Cristo torna a todos justos (Rm 5:19), o que abrangeria até mesmo as criancinhas que tenham nascido em pecado (Sl 51:5).
Gosto de pensar na Bíblia como um espelho. Quando olho para ele, ele mostra o que acontece comigo. Para quem não olha, ele não mostra. Então não sobra muito espaço para a curiosidade humana. Se alguém for curioso e quiser procurar na Bíblia o que acontece com o que nunca ouviu falar, terá que tomar uma decisão por Cristo, pois não será este o seu caso. Ele acaba de ouvir falar, acaba de se enxergar no espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário