Visitantes

domingo, 29 de dezembro de 2013

  
 Arqueologia: Descoberto Micvê de 2 mil Anos 
 
23 de setembro de 2009 – (Comunicado pelo porta-voz da Autoridade de Antiguidades de Israel)
 

Escavando o antigo banho ritual (Fotógrafo Assaf Peretz, cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel.)
Uma grande e impressionante piscina tirual (micvê) do final da era do Segundo Templo foi descoberta recentemente em escavações arqueológicas. A Autoridade Israelense está cavando túneis no Muro Ocidental, em cooperação com a Fundacao Legado do Muro Ocidental.

O micvê foi descoberto dentro do muro, numa esplêndida estrutura localizada a apenas 20 metros do Muro Ocidental. Partes do edifício foram descobertas no passado e a Autoridade Israelense está atualmente expondo mais um dos três salões dentro dele. É uma das mais magníficas estruturas do período do Segundo Templo a ser descoberta.

O edifício é feito com pedras delicadamente colocadas e a decoração arquitetônica é da mais alta qualidade. Sob o ponto de vista artístico e arquitetônico, há semelhanças entre essa estrutura e os três magníficos complexos construídos pelo Rei Herodes sobre o Monte do Templo, na Gruta dos Patriarcas e no Allonei Mamre, e sobre os quais podemos atestar a grande importância que este edifício teve no período do Segundo Templo.

Operários israelenses nos degraus do micvê antigo descoberto recentemente, ao mesmo tempo em que a sombra do arqueólogo regional da Autoridade de Antiguidades John Seligman é projetada na parede, na Cidade Velha de Jerusalém (23 de setembro de 2009) Arqueólogos israelenses dizem ter descoberto um banho ritual em Jerusalém que provavelmente era usado por peregrinos que iam ao Templo Sagrado há 2.000 anos. O micvê está localizado perto do Monte do Templo, o complexo na Cidade Velha de Jerusalém onde ficavam os dois Templos Bíblicos.
O segundo foi destruído pelas legiões romanas em 70 EC.
Em seu livro A Guerra dos Judeus, Josephus Flavius escreve que havia um centro administrativo do governo situado ao pé do Templo. Dentre os edifícios que ele aponta nessa região estão a casa do conselho e o “Xistus” – o escritório de ashlar. Segundo o Talmud, era neste escritório que o Sanhedrin – a Suprema Corte Judaica na época do Segundo Templo – se reunia. É possível que a soberba estrutura que a Autoridade Israelense esteja descobrindo atualmente pertencesse a um desses dois edifícios.

Segundo o arqueólogo Alexander Onn, diretor da escavação em nome da Autoridade Israelense: “É interessante ver que na metade do 1º Século EC eles começaram a fazer mudanças nessa magnífica estrutura – naquela época não era mais usada como edifício administrativo do governo, e um grande micvê foi instalado dentro da sua parece ocidental, onde havia 11 degraus que desciam à piscina de imersão. Parece que a cidade de Jerusalém cresceu nesse período e tornou-se necessário providenciar as crescentes necessidades de banhos rituais dos peregrinos que acorriam ao Templo em grandes números, especialmente durante as três festas de peregrinação (Shlosha Regalim: Pêssach, Shavuot e Sucot). Imergir no micvê e manter a pureza ritual era uma parte inseparável do estilo de vida judaico neste período, e os micvaot eram essenciais, especialmente na região do Templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário