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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

*O Evangelho Perdido*Série "A Condição Humana após a Morte"

Moisés, Enoque e Elias: onde eles estão agora?

SÉRIE DE ESTUDOS:
A Condição Humana após a Morte
Ainda sob o efeito das mentiras devastadoras de satanás no éden, o homem atual continua crendo que há vida após a morte, e pior, que alguns já estariam gozando, nesse momento, da presença santa do Messias e do Pai Eterno, sem ter passado por ela. Em João 3:13, o Messias foi muito claro, ao afirmar o seguinte: “Ora, ninguém subiu ao céu…”. A princípio, o homem foi criado para viver eternamente, conforme Eclesiastes 3:11, que diz: “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a ideia da eternidade…”. Contudo, ao fazer a opção pelo pecado, acabou por encontrar a morte. Como somos da mesma natureza de Adão, igualmente haveremos de passar pela morte. Deus prometeu a vida eterna ao homem, mas apenas na condição de obediência. Disse-lhe que certamente morreria se não se mantivesse em retidão, e cumpriu a promessa. O inimigo, ao contrário, em função da desobediência ao Criador, também fez uma promessa, expressa em Gênesis 3:4, que diz: “…Certamente não morrereis.”.
O desrespeito, desprezo e afronta ao Supremo Criador fez confirmar a morte pela qual todos havemos de passar(veremos em um outro texto posterior, a que morte o Criador se referia, já que Adão e Eva não morreram fisicamente, no momento que comeram o fruto). Por isso, todos os homens morrem. Veja:
Romanos 5:12 – “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. E ainda:
I Coríntios 15:22, 51-53 – “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. …Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.”
A maioria dos crentes, contudo, influenciados pelo paganismo, tomam a interpretação equivocada de textos bíblicos isolados, e ensinam que nem todos passaram pela morte. Citam como exemplo, Enoque e Elias. Argumentam, inclusive, que mesmo que alguns já tenham morrido, Deus os ressuscitou, presenteando-os com o galardão antecipado da vida eterna, citando também como exemplo, Moisés. O que ensina a Palavra de Deus sobre este assunto? Moisés e Elias estavam com o Mestre fisicamente?
Falando sobre a Sua segunda vinda e com relação ao Seu futuro reino, o Senhor fez uma promessa para alguns de Seus discípulos:
Mateus 16:27-28 - “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam o Filho do homem no Seu Reino.”
Jesus disse que alguns dos que estavam com Ele não passariam pela morte até que vissem o Filho do homem, em Seu futuro Reino. No mesmo contexto, seis dias depois, levou consigo os discípulos Pedro, Tiago e João a um alto monte, para cumprir a Sua promessa:
Mateus 17:1-3 – “Seis dias depois, tomou Jesus a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o Seu rosto resplandecia como o sol, e as Suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com Ele.”
Note que, aqui, temos simplesmente, uma VISÃO do futuro Reino de Cristo! Observe o que disse o Messias:
Mateus 17:9 – “E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: a ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem ressuscite dentre os mortos.”
Neste texto, como em Apocalipse, temos muitas visões, mas seus personagens são futuros. Podemos citar, como exemplo de uma visão, o que está relatado em Apocalipse 21:2, em que Deus mostrou ao profeta João, em visão, a Nova Jerusalém, que descia do Céu. Não era algo que estava acontecendo naquele momento, mas era uma visão de um evento futuro, pois sabemos que a descida da Nova Jerusalém dar-se-á após o milênio, quando o planeta terra estiver todo restaurado e livre do pecado.
Podemos entender isto ainda melhor se olharmos, no Novo Testamento, ocorrências da palavra grega que aqui é traduzida como “visão”. Esta palavra grega é “όραμα” (horama).
Um ótimo exemplo da ocorrência da palavra “horama” está no Novo Testamento, no caso de Paulo e Ananias. Em Atos 9:10-12, lemos: “E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. ”Paulo tinha visto Ananias em uma visão, sem Ananias ao menos conhecê-lo. O Senhor disse isto a Ananias depois. Em outras palavras, o fato de uma pessoa aparecer em uma visão não significa que esta pessoa esteja ali, fisicamente. Dessa maneira, o fato de Moisés e Elias aparecerem na visão da transfiguração não significa que eles estivessem lá fisicamente ou tampouco, que estivessem vivos no momento da visão.
No nosso caso específico, temos os participantes do reino, Moisés e Elias, que ainda não ressuscitaram, de fato, mas que já estão ressurretos na visão.
Observe que, no mesmo contexto, em Mateus 16:27, o texto diz que quando Jesus vier na Sua glória, então retribuirá a cada um segundo
as suas obras.
Quando o Messias disse que alguns não provariam a morte até que enxergassem o Filho do homem vindo na glória, explica a razão de terem diante deles uma visão, relatada no capítulo seguinte de Mateus. A promessa do Mestre foi cumprida no capítulo 17 de Mateus, prefigurando aí uma situação no futuro Reino. Assim, Moisés e Elias ressuscitarão juntamente com todos os demais filhos vencedores, na ocasião da segunda vinda de Cristo e estarão com Ele em Seu futuro Reino.
Algumas coisas precisam ficar bem claras:
• MOISÉS ESTÁ MORTO E AINDA NÃO RESSUSCITOU!
Veja o texto :
“Assim, morreu ali Moisés, servo do Eterno, na terra de Moabe, segundo a palavra do Eterno. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu.” (Deuteronômio 34:6-7).
Mais adiante, em Josué 1:2, o Eterno disse: “Moisés, meu servo, é morto.
Nenhuma passagem bíblica afirma a ressurreição de Moisés. Muitos citam Judas 9, mas esta passagem bíblica diz apenas que houve uma disputa entre o arcanjo Miguel e o diabo a respeito do corpo de Moisés. Esse texto não afirma que Moisés foi levado para o céu. Nunca devemos imaginar fatos que não estejam claramente relatados. Como vimos, a bíblia diz que o próprio Deus sepultou o corpo de Moisés!
• ELIAS NÃO SUBIU AO CÉU!
Segundo as Escrituras Sagradas, todos os homens devem morrer: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,…” (Hebreus 9:27). Assim, o profeta Elias não poderia ser uma exceção à regra. Precisamos entender exatamente o que aconteceu quando houve a separação entre Elias e Eliseu. Vejamos:
II Reis 2:11 – “E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.”
Observe o seguinte:
a) Elias não subiu num carro de fogo. O objetivo do carro de fogo foi apenas separar Elias de Eliseu. Elias foi transportado para o céu, num redemoinho. Mas, para o céu espiritual? É certo que não!
b) O redemoinho é formado por deslocamento de ar. É lógico, portanto, que Elias não saiu da atmosfera terrestre, pois fora desta, não há ar, e muito menos, redemoinho. Conclui-se que o profeta Elias simplesmente foi transportado pelo redemoinho do lugar onde se encontrava para um outro lugar, AINDA no planeta terra.
Tanto é que, depois que Elias foi arrebatado pelo redemoinho, os filhos dos profetas vieram a Eliseu e sugeriram fazer uma busca na região a fim de encontrá-lo. Uma iniciativa como esta revela-nos que eles não acreditavam e nem ensinavam que poderia haver uma trasladação “espiritual” ao céu, apesar de Eliseu ter visto Elias sendo transportado por um redemoinho. Para uma análise cuidadosa, transcrevemos o texto bíblico deste episódio, que está em II Reis 2:15-17:
“Vendo-o, pois os filhos dos profetas que estavam defronte dele em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vindo ao seu encontro, inclinaram-se em terra diante dele. E disseram-lhe: eis que entre os teus servos há cinqüenta homens valentes. Deixa-os ir, pedimos-te, em busca do teu senhor; pode ser que o espírito do Senhor o tenha arrebatado e lançado nalgum monte, ou nalgum vale. Ele, porém disse: não os envieis. Mas insistiram com ele, até que se envergonhou; e disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam.”
No entanto, a bíblia confirma que Elias NÃO subiu ao céu, pois cerca de 10 anos depois de seu ‘arrebatamento’, ele enviou uma carta a Jeorão, rei de Judá. Isto prova que ele estava vivo no planeta terra e estava acompanhando o desenrolar dos fatos. Veja o texto de II Crônicas 21:12:
“Então lhe veio uma carta da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá…”
Quando Elias foi trasladado, Jeosafá era rei de Judá. Quando Elias escreveu a carta, o rei de Judá era Jeorão, filho de Jeosafá.Perguntamos: onde estava Elias quando mandou a carta? No céu? Claro que não! Ele estava em algum lugar, aqui na terra, sendo protegido por Deus. Para nós, está claro que o tempo de seu ministério havia findado e que ele estava farto das perseguições, razão porque Deus passou o trabalho dele para Eliseu. Elias apenas saiu de cena por meio deste traslado, o que passa longe de ter ido pro céu e viver lá, hoje.
• ENOQUE TAMBÉM MORREU!
“Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para Si.” (Gênesis 5:21-24).
A Bíblia diz que Enoque viveu 365 anos, saiu de cena e morreu. A expressão “Deus o tomou” significa literalmente “morrer”, pois morrer, para quem está preparado, é ser recuperado por Deus, e ressurgir no tempo devido, em Quem está a vida eterna. É um raciocínio puramente lógico. Quando Jó recebeu a notícia de que seus filhos morreram, em Jó 1:18-19, ele disse: “…o Senhor os deu e o Senhor os tomou…” (Jó 1:21). A vida pertence à Deus e Ele poderá tomá-la quando lhe convier.
“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.” (Hebreus 11:5). Note que o contexto dessa passagem, no AT, é o capítulo 6 de Gênesis, que dá uma ideia da maldade dos homens daquele tempo, levando o Criador, inclusive, a destruir aquela geração, poupando apenas o bisneto de Enoque, Noé. Esse fato leva a crer que, assim como o Eterno transladou Elias para livrá-lo das perseguições (embora por motivações diferentes), fez o mesmo com Enoque, pelo mesmo motivo.
Muitas pessoas tiram conclusões, baseando-se apenas em um único texto, o que pode ser extremamente danoso para o entendimento da verdade bíblica. O verbo ‘transladar’, usado aqui, significa apenas transportar de um lugar para o outro, e não ‘mudar de dimensão’, como pensam alguns.
O capítulo 11 de Hebreus, desde o seu primeiro versículo, menciona muitos personagens importantes, considerados heróis da fé: Abel, Enoque, Noé, Abrão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os santos profetas. Após
mencionar todos estes personagens, a bíblia diz que TODOS ESTES MORRERAM, sem terem alcançado, ainda, o que lhes fora prometido, incluído aí, Moisés e Enoque:
“Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.” (Hebreus 11:13).
E, será que os líderes judaicos acreditavam que o profeta Enoque foi trasladado vivo para o céu? Certamente que não! A bíblia confirma qual era a verdadeira compreensão dos judeus sobre o que aconteceu com todos os profetas: “…Abraão morreu e também os profetas…” (João 8:52-53). Nessa ocasião, Jesus estava falando com os fariseus. Por serem judeus, certamente o nome de Enoque fazia parte da lista de importantes profetas; e Enoque era considerado profeta, pois Judas, no versículo 14, menciona que Enoque “profetizou” acerca da vinda do Messias.
Para não ver a morte, ou seja, para não ser morto, Enoque também foi trasladado, não para o céu, mas para outra parte da terra. É óbvio que ele morreu como todos os demais santos e aguarda o tempo de recompensa.
• TODOS ESPERAM A RESSURREIÇÃO!
“Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” (Hebreus 11:39-40).
Todos estes heróis da fé não alcançaram as promessas, e serão aperfeiçoados juntamente conosco, quando passarmos pela ressurreição.
• O MESSIAS É O PRIMEIRO DENTRE OS MORTOS!
“…isto é, que o Messias devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.” (Atos 26:23).
Como interpretar o ensinamento bíblico quando diz que Ele é o primeiro dentre os mortos? Não ocorreram ressurreições antes d’Ele? Sim, mas a questão é que Ele ressuscitou para a vida eterna, o que não ocorreu com os demais. Os outros todos morreram novamente, depois. Exemplos: I Reis 17:22-24; II Reis 4:34, 35; II Reis 13:20; Mat. 9:25; Luc. 7:12-15; João 11:43, 44; Mat. 27:52, 53; Heb. 11:35; Atos 9:40.
• O MESSIAS TRARÁ O GALARDÃO!
I Coríntios 15:22-23 – “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.”
Então, como dizer que Cristo fez-Se primícia dentre os mortos se admitirmos que outros já ressuscitaram para a eternidade, antes Dele? Impossível!
Por isso, a Bíblia nos diz que, quando Ele vier, dará o galardão aos seus servos, os profetas e aos que O temem:
Apocalipse 11:18 – “Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto os pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.”
Apocalipse 22:12 – “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”
Alcançamos a vida eterna por meio de Cristo e este acontecimento se dará na Sua vinda e não antes dela, como supõe-se para Enoque, Moisés e Elias. Os remidos serão recompensados apenas na vinda do Messias:
Mateus 16:27 – “Porque o Filho do homem há de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.”
Lucas 14:14 – “E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te recompensar; pois serás recompensado na ressurreição dos justos.”
Talvez, esse texto seja o mais contundente: todos os mortos receberão a sua recompensa, na ressurreição. Haverá duas ressurreições, separadas por um período de mil anos. Da primeira, participarão todos os santos mortos, desde o princípio. Da segunda ressurreição, participarão os ímpios e os filhos não vencedores, mortos (Apocalipse 20:4-6).
Quanto aos justos que estiverem vivos na vinda do Messias, estes serão transformados. Tanto os justos mortos e os justos vivos receberão um corpo incorruptível (I Coríntios 15:52).
Um outro texto, escrito pelo apóstolo Paulo, deixa claro que a trasladação e conseqüente transformação dos vivos para a vida eterna não se dará antes da primeira ressurreição(a dos justos). Tudo ocorrerá numa ordem determinada pelo Eterno: os que morreram em Cristo, ressuscitarão primeiro; depois os vivos salvos serão transformados:
I Tessalonicenses 4:15 – “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor; que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.”
Assim, nem Enoque e nem Elias poderiam ser ‘arrebatados’ e, consequentemente, transformados, antes desse grande e esperado evento da segunda vinda do Messias, e da bem aventurada primeira ressurreição dos justos mortos. Primeiro, deverá ocorrer a ressurreição destes e só depois, os justos vivos serão transformados.
Se Elias, Moisés e Enoque estão vivos e gozando a vida eterna, como parte da Igreja crê, necessariamente teríamos que admitir o seguinte:
1°) O Messias não é primícia dos que dormem, não tendo a preeminência, portanto;
2°) Ele morreu em vão, já que o Pai tinha outro meio de dar vida eterna aos salvos;
3°) Não há um tempo de recompensa dos santos: todo dia é tempo, o que contraria a bíblia frontalmente.
Por todas as razões expostas, concluímos que ninguém subiu ao céu, mas todos os nossos antepassados estão mortos, todos dormem e todos, sem exceção, receberão sua recompensa quando ocorrer a segunda vinda de nosso Senhor. Só então os salvos entrarão no futuro
Reino do Messias. Indiscutivelmente, nessa festa, ninguém entra antecipadamente.
“Quem tem ouvidos para ouvir, OUÇA…”
Próximo artigo: ”Outros textos bíblicos mal interpretados sobre o pós-morte!”
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