Visitantes

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sábado, uma Dádiva Divina
Sandra Mara Oliveira
Edição: o Caminho
Todo aquele que ama ao Molkhiúl (Rei), deve guardar o Sábado, deve se alegrar com a chegada do Sábado, pois ele é um mandamento do YAOHU UL (o Criador Eterno)!
"Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado do Molkhiúl teu YAOHU UL; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Molkhiúl os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Molkhiúl o dia do Sábado, e o santificou." (Êxodo 20: 8-11)
Mais ainda, o Sábado é um "sinal" da Aliança perpétua entre YAOHU UL e seus filhos, o Sábado é o "sinal da Aliança com Moisés".
"Falou mais o Molkhiúl a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus Sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Molkhiúl, que vos santifica. Portanto guardareis o Sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o Sábado do descanso, santo ao Molkhiúl; qualquer que no dia do Sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o Sábado, os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Molkhiúl os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se." (Êxodo 31: 12-17)
Mas, afinal o que é uma aliança? É um pacto de amizade e cooperação. Muito mais profundo é o significado de uma aliança no sentido espiritual, pois é um casamento, uma união. E não há garantia mais firme de segurança legal, paz ou lealdade pessoal do que uma aliança. Yaohushua na condição de vítima inocente, partiu o seu corpo, deu a sua vida, em favor daqueles que quebraram a aliança.
Ao observarmos o Sábado, como qualquer outro mandamento do Molkhiúl, gera bênção para a nova vida.
"Se desviares o teu pé do Sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao Sábado deleitoso, e o santo dia do Molkhiúl, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras. Então te deleitarás no Molkhiúl, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Molkhiúl o disse." (Isaías 58: 13-14).
O Molkhiúl precisa gerar em nós uma expectativa de alegria não meramente humana, mas sim, uma alegria espiritual, com toda certeza que este "sinal" é uma lembrança daquilo que há de vir, o milênio e o Reino de Yaohushua.

Cabalat Shabat: Noite do Sábado na Congregação ou em família
O Sábado deve ser recebido com uma Ceia em Família onde os amigos (irmãos) mais íntimos devem participar...
Nos preparamos na Sexta-feira, vamos então com alegria recepcionar o Sábado na congregação ou no seu próprio lar (em família). Orando a palavra em; (Salmos 95, 96, 97, 98 e 99) e (Salmo 29) dando assim as "Boas Vindas" ao Sábado. Os (6) Salmos que oramos representam os seis dias da criação.

Três temas envolvem estes Salmos de "Boas Vindas"
1º Passo: Reconhecer e submeter
Reconhecimento da "Obra Criadora" de YAOHU UL, e nos submeter a "Ele". Pois o Sábado é a "Coroa" da obra criativa de YAOHU UL. "E havendo YAOHU UL terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou neste dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou YAOHU UL o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como criador fizera." (Gênesis 2: 2-3) Isso exige de nós reconhecimento da Majestade e Soberania do Molkhiúl. Esse reconhecimento nos faz submissos voluntariamente ao seu reinado.

2º Passo: Fé
Há um poder espiritual oculto aos nossos olhos físicos e que só é visto com olhos da FÉ a respeito do Sábado. Então os segundo passo é FÉ. "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, (Esperamos ansiosamente o momento que iremos com Yaohushua) a convicção de fatos que se não vêem. Pela fé nós entendemos que foi o universo formado pela palavra de YAOHU UL, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem". (Hebreus 11: 1-3).

3º Passo: Regozijo e exultação
Os Salmos são semelhantes. Eles celebram com regozijo e exultação e convocam o povo a louvar a YAOHU UL; por causa da sua soberania, justiça e um convite para que todas as nações louvem ao Molkhiúl. Entronizando assim o reino de Yaohushua, marcando um novo período, o reino hol-Mehushháy (do Messias).

Atenção: "Experiência" Sublime é o Sábado!...
Para descobri-la, senti-la é preciso envolver-se e experimentá-la pessoalmente, tanto na participação na Congregação, ou em família, nas orações, como na celebração da Bênção do Pão e da Bênção do vinho.

As velas do Sábado
Duas velas são acesas correspondendo as duas expressões que são mencionadas nos dez mandamentos.
1º) "Lembrar", ou prestar atenção, irá resultar em "ação" lembrar significa: Arrependimento e obediência. "Então se lembrarão de mim os que de vós escaparem entre as nações para onde foram levados, em cativeiro; pois me quebrantei por causa dos seus olhos, que se prostituíram após os seus ídolos. Eles terão nojo de si mesmos, por causa dos males que fizeram em todas as suas abominações." (Ezequiel 6: 9)
Obediência aos mandamentos:
"Então vos lembrareis de cumprir todos os meus mandamentos e sereis consagrados ao vosso YAOHU UL" (Números 15: 40)
"Lembra-te do dia do Sábado para o santificar." (Êxodo 20: 2)
2º) "Guardar" é: "Fazer com cuidado"
"Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que Eu hoje vos proponho." (Deuteronômio 11: 32)
O verbo exprime a atenção cuidadosa que se deve ter com as obrigações de uma aliança. Guardar é: "Tomar conta", manter ou cuidar de coisas tais como, jardim, um rebanho, uma casa; ou também envolve resguardar-se contra intrusos.
Guardar é: "Disciplina pessoal"
A necessidade de ser cuidadoso com referência a própria vida e ações.
"Guardarei os meus caminhos, e não pecarei com minha língua." (Salmos 39:1). Enquanto guardamos o Sábado, proclamamos a nossa lealdade a YAOHU UL asseguramos a presença salvadora de YAOHU UL através do Seu Filho no nosso meio. Para nós, essas promessas se cumprem na pessoa de Yaohushua.
Por meio dEle entramos no "Descanso" de YAOHU UL.
"Temamos, portanto, que, sendo-nos ainda deixada a promessa de entrar no descanso de YAOHU UL, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso; conforme YAOHU UL têm dito: assim jurei na minha ira: Não entraram no meu descanso; embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar assim disse, no tocante do sétimo dia: E descansou YAOHU UL, no sétimo dia, de todas as obras que fizeram. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. Visto, portanto, que resta entrar alguns nele, e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles os quais anteriormente foram anunciadas as boas novas, de novo determina certo dia, hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje se ouvirdes a Sua voz não endureçais os vossos corações. Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria posteriormente a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de YAOHU UL. Porque aquele que entrou no descanso de YAOHU UL, também ele mesmo descansou de suas obras, como YAOHU UL das Suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência." (Hebreus 4: 1-11)

As Luzes das Velas
Baruch Atá YAOHU UL, Eloheinu melech haolam, asher kidshánu bemitsvotav vetsvánu lehadlik ner shel shabat. B´shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!.
Louvado sejas ó Eterno nosso YAOHU UL, criador do universo, que com os teus mandamentos nos santificastes e, nos ordenastes acender as luzes do shabat. Em nome de Yaohushua hol-Mehushháy. Amém!
É um dever e privilégio de toda mulher judia acender as velas do shabat. Depois que as velas foram acesas, o Sábado já iniciou; mesmo que seja antes do pôr-do-sol. Porque é uma mulher que acende as velas? Porque foi através de uma mulher que YAOHU UL demonstrou sua soberania e seu amor para conosco. Em tempos de crise na vida do seu povo, "Ele" prometeu que mulheres escolhidas dariam à luz a filhos que salvariam os seus.
"O anjo do Molkhiúl apareceu a esta, e lhe disse: És estéril, e nunca deste a luz, mas conceberás, e terás um filho" (Juizes 13: 3).
Oitocentos anos antes de Yaohushua nascer, o profeta Isaías declarou:"...a virgem conceberá, e dará a luz a um filho, e será o seu nome Emanuel." (Isaías 7: 14b).
A consumação dessa profecia é o nascimento de Yaohushua hol-Mehushháy, que trouxe "luz" e salvação a este mundo.
"Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (João 1: 4)
Os judeus, quando retornam da sinagoga na noite do Sábado (após o pôr do sol da Sexta-feira), eles louvam a YAOHU UL pela vida de sua esposa recitando (Provérbios 31: 10-31), onde cada verso começa com uma letra diferente, de acordo com a ordem do alfabeto hebraico (chamada ordem do Álef-Beit). Assim como YAOHU UL deu a Torá a Israel através das 22 letras do Álef-Beit, ele, o marido, agradece a YAOHU UL pela sua esposa através destas mesmas 22 letras.

Bênção sobre o par de "Chalot" trançadas
Chalá, plural: "Chalot"
Baruch atá YAOHU UL Eloheinu Melech haolam, hamotzi mim lechem ha aretz. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!
Bendito sejas ó Eterno nosso Rei, criador do universo, que tira o pão da terra. Em nome de Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!Todas as sextas-feiras nossos antepassados recebiam uma porção dobrada de Maná.
"Então disse o Molkhiúl a Moisés: eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que Eu ponha a prova se anda na minha presença ou não". Dar-se-á que, ao sexto dia, prepararão o que colherem, e será dois tantos do que colhem cada dia. (Êxodo 16: 4-5).
"Ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. Respondeu-lhes ele: isto é o que disse o Molkhiúl: amanhã é o REPOUSO, o santo Sábado do Molkhiúl: o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para amanhã seguinte”. (Êxodo 16: 22-23).
"Então disse o Molkhiúl: comei-o hoje, porquanto é Sábado do Molkhiúl; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas, o sétimo é o Sábado; nele não haverá. Ao sétimo dia saíram alguns do povo a colher, porém, não o acharam". (Êxodo 16: 25-27)
O cuidado protetor de YAOHU UL manifestou-se e foi confirmado pela dupla porção do Maná no "Shabat"; para atender as necessidades da sexta-feira e do Sábado.
YAOHU UL declara para Moisés, que "Ele" iria provar o povo, para ver se eles guardariam a sua lei ou não.
Portanto, as duas (2) "Chalot" trançadas simbolizam a dupla porção dada pelo Pai, para que com tranqüilidade repousemos no Sábado. Também fala, da dupla bênção que recebemos quando observamos os mandamentos do Molkhiúl. Tudo o que fora dito a respeito do pão do céu, tornou-se realidade na pessoa de Yaohushua Hol-Mehushháy "Yaohushua hol-Mehushháy".
"Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6: 48-51).
O Par de Chalot trançadas é colocado sobre um prato ou bandeja, e sob uma cobertura decorada. (Quando o Maná caía no solo, permanecia fresco, pois estava forrado por uma camada de orvalho, tanto embaixo, quanto por cima).
O pão é o alimento básico do homem.
"Yaohushua lhes declarou: Eu Sou o Pão da Vida. Aquele que vem a mim, não terá fome, e quem crê e mim jamais terá sede." (João 6: 35).

Bênção do Vinho
Baruch Atá YAOHU UL Eloheinu Melech haolam, Borê pri hagafén. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!.
Louvado sejas, ó Eterno nosso Rei, Criador do universo, Criador do fruto da videira. Em nome de Yaohushua, hol-Mehushháy. Amnao!

A Havdalá - o sábado chega ao fim
Nova semana vamos iniciar. Se recebemos o Sábado com muita honra e alegria, também iremos nos despedir dele com anúncio de Bênçãos e com vinho.
NOTA de o Caminho: Somente na celebração anual da Pácoa da Nova Aliança é que usamos suco de uva puro pois neste dia tanto o pãp como o vinho tem que ser azmo!
Baruch hamvdil Codesh Lechol. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!. Bendito é Ele que separa entre o sagrado e o profano. Em nome de Yaohushua hol-Mehushháy. Amnao!.
(Levítico 10: 10) Para fazer diferença entre o santo e o profano, entre o imundo e o limpo.
(Hebreus 10: 19-29) Depois que termina o Sábado é dita a Havdalá para marcar a distinção entre o sagrado e o profano, entre o sábado que finda, e os dias comuns da semana que se iniciam.
A oração de Havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho, com uma bênção. Reconhecemos a distinção entre o Sábado e os outros dias.
Refeição de despedida - "Melavê Malcá" (significa: Escolta da Rainha) O indivíduo deve arrumara mesa na véspera do shabat, mesmo que seja para comer apenas o mínimo de alimento; exemplo: azeitona. A fim de honrar o Sábado quando chega e quando parte. Melavê Malcá é descrita como a refeição do Rei Davi. A Melavê Malcá que é a refeição de despedida, ela se realiza na expectativa da vinda do descendente de Davi. Yaohushua Hol-Mehushháy, Yaohushua hol-Mehushháy.
"...certamente cedo venho. Amnao!. Vem, Molkhiúl Yaohushua" (Apocalipse 22:20b).
Y' varekh khah YAOHU UL V' Yishim' rekhah. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!
O Molkhiúl te abençoe e te guarde. Em nome de Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!

By
Ministério Estudando a Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário