Visitantes

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

 
Contraste entre Israel e Igreja
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Rodrigo M. de Oliveira

 
CONTRASTES ENTRE ISRAEL E IGREJA


A) ESCOLHA DE DEUS

· Deus escolheu Israel para a sua glória na terra. Gên. 15:7 - Josué 11:23 - Êxodo 32:13

· Deus escolheu a igreja para a sua glória no Céu. Efésios 2:4 a 7


B) TEMPO DA ESCOLHA.

· Israel foi escolhido através do chamado de Abraão. Gênesis 12:1-3

· A igreja foi escolhida antes da fundação do mundo. Efésios 1: 4


C) O PROPÓSITO DE DEUS.

· Fazer de Israel uma nação diferente de todas. Gen. 12:2 - 46:3

· Fazer da igreja um corpo diferente de todos. Efésios 1:15-23 II Corintios 11:2, Cantares 4:1


D) O CHAMADO.

· Deus chamou uma pessoa para dela formar uma nação. Isaías 51:2

· A igreja chamada entre muitos para se tornar um só corpo. Efésios 2:11-16


E) O ENCONTRO COM CRISTO.

· Os Judeus serão chamados de volta a sua pátria. Jeremias 33:7-9

· A igreja será chamada aos céus. I Tessalonicenses. 4:13-15


F) A RELAÇÃO COM CRISTO.

· Cristo será o rei de Israel. Zacarias. 14:17

· Cristo é a cabeça do corpo, e noivo da igreja Efésios 1:22 - 4:15


G) A HERANÇA.

· A herança de Israel é a terra. Gen. 12:7

· A herança da igreja é o céu. Efésios 1:3


E quem é O Israel de Deus?

"E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus" (Gl 6.16).

O "Israel espiritual" realmente existe. Esse termo refere-se aos judeus que confiaram em Jesus como seu Messias. A Igreja, no entanto, nunca é chamada de "Israel espiritual",.

A passagem é simples e clara. A primeira parte do versículo 16:

"E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra", refere-se à regra recém mencionada por Paulo no versículo 15: "Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura". Esta é uma categoria espiritual que engloba todos os crentes, para os quais Paulo pronuncia uma bênção: "paz e misericórdia sejam sobre eles".

A ela segue-se seu comentário adicional: "e sobre o Israel de Deus".

Gálatas refere-se a gentios que procuravam alcançar a salvação pela lei. Eles estavam sendo enganandos pelos judaizantes – judeus que exigiam a adesão à lei de Moisés. Para estes, um gentio tinha de converter-se primeiro ao judaísmo a fim de ser qualificado para a salvação por meio de Cristo.

No versículo 15, Paulo afirma que o importante para a salvação é a fé, que tem como conseqüência o ser nova criatura. A seguir, ele pronuncia uma bênção sobre dois grupos de pessoas que deveriam seguir essa regra da salvação unicamente pela fé. O primeiro grupo, referido na passagem pelo pronome "eles", é o dos cristãos gentios, a quem ele havia dedicado a maior parte da epístola. O segundo grupo é denominado de "o Israel de Deus". Nesse caso, trata-se de cristãos hebreus que, em contraste com os judaizantes, seguiam a regra da salvação unicamente pela fé. Por outro lado, nota-se uma distinção entre os dois grupos, pois apenas os cristãos hebreus são o Israel de Deus. Trata-se de uma questão de posição, que aqui representa uma função definida.

Israel sempre significa Israel.

De fato, na Bíblia inteira não há um único caso em que a expressão Israel se refira a outra coisa que não ao povo judeu.

É valido destacar que como eu disse no artigo “Tipologia Bíblica – Parte 1
(O Tabernáculo)”, A tipologia é o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais.

Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO.

Agostinho estava absolutamente correto em seu dito famoso: “O Novo Testamento está oculto no Antigo Testamento, e o Antigo é revelado no novo”.

Existe uma relação profética muito interessante entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Essa relação analógica (analogia = semelhança entre coisas diferentes) entre os símbolos e personagens do Antigo Testamento e aos elementos do Novo Testamento é chamada de tipologia bíblica.

• O Egito está relacionado ao mundo.
• Israel está relacionado à Igreja de Jesus.
• O deserto está relacionado à trajetória da nossa vida aqui na Terra.
• Canaã, a terra prometida, é relacionada ao reino dos céus.

A SABER, ABRAÃO TEM 3 TIPOS DE DESCENDENTES:

1. Os descendentes físicos de Abraão por Isaque e Jacó ( Israel ).

2. Os descendentes físicos de Abraão, que têm a fé de Abraão - este é o "Israel espiritual". Para SER ISRAEL tem de ter SANGUE DE ABRAÃO NAS VEIAS.

3. Os descendentes de Abraão ( NUNCA chamados "Israel") - Estes não tem o sangue, mas têm a fé. São descendentes de Abraão porque estão unidos a Jesus Cristo que é descendente de Abraão. Leia Rm 4: 9,18.

É clara a distinção entre Israel e a Igreja encontrada em Gálatas 6.16.

Talvez mais uma observação possa ser feita. No livro de Atos, tanto Israel como a Igreja existem simultaneamente. O termo Israel é usado vinte vezes, e o termo "ekklesia" (Igreja), dezenove vezes. No entanto, os dois grupos são sempre tratados de forma distinta.


A afirmação de que "Israel sempre significa Israel" e o fato de Israel e a Igreja serem povos de Deus distintos não são apenas crenças teológicas.

Essas coisas são especificamente ensinadas na Bíblia.

Atualmente, vivemos na época da Igreja, que se encerrará com o Arrebatamento – que pode ocorrer a qualquer momento.

Então, a história completará a semana final da profecia sobre as setenta semanas de Daniel, que terminará com a conversão de Israel a Jesus como seu Messias.

Isso conduzirá ao reinado de mil anos, no qual Israel será o cabeça sobre todas as nações. Não somente a Bíblia distingue entre o plano de Deus para Israel e Seu plano para a Igreja, mas também ensina, em Gálatas 6.16, a distinção entre judeus salvos e judeus perdidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário