Visitantes

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013




Débora, a mulher virtuosa

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.
- Provérbios 31: 10
A Bíblia está cheia de personalidades femininas extraordinariamente fantásticas, que há seu tempo contribuíram para o engrandecimento do Reino de Deus. Eu quero destacar hoje uma mulher chamada Débora. A Bíblia não fala muito sobre Débora, porém no livro de juízes a encontramos e podemos constatar que ela era uma mulher muito especial. Débora era uma profetisa do Senhor, ou seja, Deus a usava para falar ao povo de Israel, numa época em que a nação não tinha rei. O governo era feito através de juízes.
Neste período o papel da mulher em si não era bem visto pela sociedade, porém a Bíblia faz questão de mencionar que Débora era esposa de um homem chamado Lapidote. O seu governo, a sua atuação como juíza de uma nação, só foi possível porque o seu marido lhe dava plena concessão e autoridade para tal, daí o fato de que Débora era conhecida como a mulher de Lapitote. Débora, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas joias" (Prov 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida.
Além de Juíza, Debora era uma boa conselheira. A Bíblia nos fala que "Ela se sentava debaixo da tamareira, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões." (Juízes: 4-4-5) Era uma mulher que amava a Deus e obedecia a sua palavra. Era uma governante bem atuante em seu tempo e o seu nome tem um significado muito especial: Débora significa Abelha. Abelha nos dá uma ideia de liderança. O verso 32 do capitulo 5 de Juízes, existe uma afirmação que nos diz “durante 40 anos Israel viveu em paz” –
Amiga! Algumas coisas nos chamam atenção no comportamento e atitudes de Débora que pode nos ajudar em um relacionamento familiar bem sucedido. Deus manda lhe dizer mulher neste dia, o seguinte. Você é uma pessoa de muito valor. Deus te fez especial. Creio que neste momento, existem muitas Déboras ouvindo a nossa programação. Verdadeiras líderes de destaque na sociedade, na Igreja de Deus e principalmente em suas famílias.
Só quero lhe chamar lhe atenção para duas coisas: Não se esqueçam mulheres Déboras –
1. Para liderar vocês precisam ser lideradas pelos seus maridos. Débora é conhecida na Bíblia entre outras coisas como a mulher de Lapidote. (Hebraico: Lapidote significa: Tochas) – Analisem comigo! Quem usa uma tocha, tem a responsabilidade de mostrar o caminho, a direção. Uma tocha serve para iluminar, para mostrar uma direção a seguir. Deus deu os seus maridos a vocês e atribuiu a eles o governo como sacerdotes. Pessoas com imensa responsabilidade. De fato, O Senhor lhes pedirão conta à respeito de suas esposas e famílias. Mas para isto acontecer de fato e verdade, vocês mulheres precisam reconhecer e acatar com temor, humildade e mansidão, o sacerdócio deles.
2. Sua maior missão não está no cargo que você ocupa em sua empresa ou em seu setor de trabalho. A sua maior missão neste mundo é a sua família. É a sua casa. Seu marido e seus filhos. Débora sabia quais eram suas prioridades. Ela colocava a sua comunhão com Deus em primeiro lugar e depois a sua casa, depois vinham às demais coisas, como o seu trabalho e governar uma nação.
Em nossos dias temos presenciado a integração da mulher ocupando maior espaço, principalmente no setor de trabalho. A mulher hoje está presente em vários setores na sociedade. Basta dizer que temos pela primeira vez em nossa nação, uma presidenta. Agora é importante frisar que nenhum cargo, nenhuma missão pode ser mais nobre do que o governo de uma família aos pés do Senhor Jesus.
Debora nos fala de liderança – Liderança nos lembra autoridade.
Mulheres, preste atenção: É fato que muitas mulheres, trabalham fora de casa, por terem necessidade de aumentar a renda familiar. Não existe em si nada de ruim nisto. Porém não podem se esquecer de dar a devida importância para os seus maridos, para os seus filhos, para as suas famílias. Débora sabia governar a seu tempo uma nação, porém estava continuamente, sob a liderança de seu amado esposo e ambos viviam para o Senhor.
Eu não sei como está o seu relacionamento com o seu esposo e família. No entanto tenho a absoluta convicção que se você optar em buscar o Senhor de todo o seu coração, entendendo melhor o funcionamento do governo de Deus e a vontade de Deus na construção de sua família, dias melhores virão em sua vida e em sua casa.
Eu quero orar por você agora. Grandioso Deus, eu creio que muitas mulheres estão me ouvindo através deste meio de comunicação. Não as conheço pessoalmente, porem sei que o Senhor sabe dos problemas que podem estar passando no que tange aos relacionamentos em família. Hoje Senhor, vimos o exemplo fantástico que foi Débora, uma mulher, governante, habilidosa, conselheira, porém muito sábia, pois reconhecia a importância de seu esposo e família em sua vida. Que cada mulher que me escuta, possa refletir e procurar seguir este grandioso exemplo edificando o seu lar. Que a presença gloriosa do Senhor possa estar em suas vidas e que as misericórdias do Senhor as alcance dando-lhes diariamente discernimento e maturidade para saber qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Oramos em o nome do Senhor Jesus a quem damos todas as honras. Amém e amém.
Deus abençoe a sua vida em família...
Ouça a Rádio Web Família – www.radiowebfamilia.com
Adquira o livro: Nossos filhos, nossos discípulos, publicado pela Editora Betânia -http://www.editorabetania.com.br/produto/4338201/Nossos-Filhos-nossos-Discipulos
Pr. Nelson Gouvêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário