Visitantes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013




         

O que é terceiro céu?

Pergunta de Eduardo Felipe Pereira, Jandira
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 11/06/2012


Leia mais sobre Céu Apocalipse
Olá Eduardo Felipe Pereira de Jandira!
A citação bíblica que nos fala do terceiro céu, deixa-nos na primeira tentativa de compreensão confusos. Mas uma vez que olharmos os fatos com mais naturalidade encontramos um significado verdadeiro. Quando falamos em terceiro céu supõem-se que existem outros dois céus, o primeiro, e o segundo céu.
Como entendemos esta passagem bíblica?
Verificando a literatura interpretativa do livro do apocalipse encontramos uma explicação para “céus” e terceiro céu.
Onde está o primeiro céu?
O primeiro céu, mais compreensível é o céu que presenciamos da terra olhando para cima, é conhecido este primeiro céu como atmosfera. Este céu, que vemos mantém a vida dos seres humanos, animais e de todos os seres que respiram.
O segundo céu!
Passando esse primeiro céu, chegamos fora da atmosfera terrestre. Neste espaço não há mais ar, nem possibilidade de vida, nem gravidade (tudo passa a flutuar neste espaço). A ciência classifica este espaço como o espaço sideral. Nestas condições passam a existir outros elementos: os astros, os meteoros que navegam sem rumo e muitos tentam passar a atmosfera e caem na terra, os planetas, o sol, as estrelas, todos os sistemas solares e galáxias! Este céu conhecido por todos é chamado de segundo céu.
Cientistas falando do segundo céu afirmam que o segundo céu, ou, o universo é infinito, ou seja, não possui um ponto de chegada. Tudo se perde. Outro grupo de cientistas afirmam que este segundo céu tenha fim e que o nosso universo seja como uma grande bola espelhada. Entra aqui a discussão sobre o buraco negro.
O terceiro céu!
Chegamos ao terceiro céu! Na 2º Carta aos Coríntios 12,2, encontramos a passagem que diz de Paulo, que foi arrebatado por Deus até o terceiro Céu, onde se encontrava o Paraíso, a casa de Deus!
“Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu”. (2 Coríntios 12, 2)
Note Bem: A Bíblia de Jerusalém comentado a expressão terceiro céu, interpreta desta maneira: “Isto é, ao mais alto dos céus”.
Concluindo.
Com um olhar na Biblia e outro na Ciência podemos concluir a existência do terceiro céu como sendo a morada de  Deus! Mas o que há neste terceiro céu? O que há depois do universo? Lendo o Apocalipse de João no capítulo 21,10, encontramos:
"...e me transportou em espírito até uma grande e elevada montanha, e me mostrou a Santa Cidade, Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus". (Apocalipse 21,10)
No fim do capítulo 22, você pode entender o que existe neste terceiro céu! Ali está o Paraíso! Ali está à casa de Deus. Este terceiro céu é a habitação para a maior promessa feita à humanidade! A Salvação eterna. O lugar definitivo onde todos que seguiram a Jesus Cristo habitarão pela eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário