Visitantes

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OS FILHOS DE ELI



Muitas coisas têm queimado em meu coração nestes últimos meses e tenho estado feliz pela intervenção do Senhor, movendo e trazendo esperança para a Igreja. No momento em que vivemos da historia, precisamos entender o que Deus esta fazendo e discernir aquilo que ele tem para nossas vidas. Há algumas semanas eu tenho pensado sobre a importância da liderança neste processo em que vivemos.
A bíblia trata o assunto de liderança com Muito zelo, pois, precisamos de lideres para podermos cruzar para o outro lado. Aquela geração de Josué teria morrido no deserto se Eles não tivessem lideres. Mais ao mesmo tempo uma liderança corrupta pode destruir um povo ou uma geração.
O exemplo dos filhos de Eli sempre vem ao meu coração e me enche de temor do Senhor, meu coração treme ao pensar no juízo de Deus e que há uma responsabilidade concreta sobre nos, lideres de conduzir o povo de Deus .
I Samuel 4 ;10-18
No capitulo 4 de Samuel quando morrem 30 mil homens no campo de batalha, Eles eram homens do povo de Deus provavelmente tinham famílias e morreram por causa do pecado da liderança. Por anos eu tenho pregado sobre os filhos de Eli, Na verdade eu me lembro de ouvir minha  avó dizendo aos meus irmãos quando eles faziam alguma coisa errada , _ Cuidado com os filhos de Eli … Ao ponto de que eu detestava este texto desde a minha infância , sempre que pensava neste texto vinha a lembrança daquela cobrança.
Mais a verdade e que minha avo estava certa. Precisamos olhar com cuidado a situação dos filhos de Eli se queremos romper naquilo que Deus tem para nossas vidas.

Segunda parte

Eu gostaria de estudar junto com você um pouco do livro de Samuel. Em particular o contexto onde narra sobre os filhos de Eli. O Livro de Samuel nos conta eventos que ocorreram em uma época onde a nação de Israel passava por uma esterilidade espiritual(Naqueles dias  a palavra do Senhor era rara).  Não haviam profetas nem visão nem clareza de revelação de Deus , provavelmente um tempo Muito sem emoção ou expectativa.
“Naqueles dias a palavra do Senhor era rara; as visões não eram frequentes” 1sam:3:1

Eu quero abrir como que uma pausa aqui para falar da importância de termos revelação ou mover profético. O ministério profético fala do futuro e isto gera em nos uma expectativa. Ficamos apreensivos com aquilo que esta para ocorrer gera esperança. A falta de visão ou revelação causa apatia e o povo se corrompe como diz em Provérbios 29:18.  O povo perde o rumo. Imagine viver em uma época onde o que temos são apenas rituais sem vida sem sonhos ou esperança para o futuro como que congelados no tempo. Deve ser uma sensação terrível.
EU creio que por isto precisamos buscar o mover profético em nossa adoração, em nossas ministrações.

Voltando para o livro de Samuel, vemos aqui logo no inicio o enredo se torna interessante, Ana esposa de Elcana, amada pelo seu esposo mais frustrada por não ter filhos (ela era estéril) não tinha esperança para o seu futuro.
Espera ai um momento: o que esterilidade tem a ver com futuro?
Quando geramos filhos e filhas e semelhante à visão profética, esperamos por algo e sabemos que mesmo depois que não estivermos por aqui vamos estar marcando atravez dos nossos filhos. A falta do ministério profético é como uma mulher estéril que não tem expectativa de futuro alem de si mesma. Israel estava estéril naquela época. Não tinha expectativa de futuro. Não estava gerando nada .

Como conseqüência da falta do ministério profético ou de visão, o povo, mais especificamente os lideres, se corromperam. A falta de Santidade também esta de certa forma ligada a falta de visão do futuro e de Deus.
Por exemplo: Santificai-vos hoje, pois amanha o senhor fará Grandes coisas no meio de vós. Josué 3:5
“Sem santificação ninguém verá a Deus”. Heb. 12;14

Estes versos falam de santidade ligada a uma visão do futuro. Quando não temos uma visão do futuro começamos a perder o temor de pecar, pois amanha tudo vai estar do mesmo jeito. O que fazer então?


Precisamos fazer como Ana clamar com um desesperado por revelação e visão.

Terceira Parte:
Ana orou ao Senhor e o Senhor teve compaixão dela e mudou a sua sorte. Já Eli aprendeu a conviver com a raridade do mover profético de Deus. Sabe, é possível que fiquemos anos e anos acostumados a uma terra seca. Nos adaptamos . Agora você deve estar se perguntando: porque que a visão era rara? Porque Deus não falava tanto naquela época?
Eu particularmente creio que Deus fala e espera que venhamos obedecer, mais se não fazemos ele se cala.  O silencio de Deus nem Sempre e o consentimento, mais sim a disciplina . Eu tenho uma pergunta para você: se Deus falar com você hoje, agora, o que você vai fazer com aquilo que Ele te falar?

Os lideres dos nossos dia precisam se mover em Deus e ter uma visão clara da vontade de Deus para si e para o Povo.

Os Filhos de Eli representam uma liderança que caiu de pára-quedas mais sem revelação de Deus. Os pecados destes homens causaram dor a Israel e Icabode nasceu.


1Samuel:12-22

1-      Eram filhos de Belial: Ímpios
2-      Não conheciam ao Senhor : Esta parte e Muito interessante. Aqueles homens cresceram no meio de teólogos e etc. mas não conheciam ao Senhor. Você pode estar em um seminário, estudar sobre o Senhor e, no entanto não conhece-lo.
3-      Desprezavam a oferta ao Senhor.
Outra área onde os lideres precisam tomar cuidado e como lidamos com oferta. Por muito tempo eu já ensinei sobre este texto olhando de um outro aspecto: a gordura como sendo a parte que sobe para o Senhor “a Gloria”, e lideres querendo tomar pra si. Mas podemos analisar este texto como a oferta sendo oferta mesmo, ou seja, dinheiro. Esta área é uma das áreas que tem matado muitos moveres do Espírito. O Icabode tem nascido e a arca tem sido levada de nos. Em muitos moveres de avivamento e adoração, pois chega a um ponto onde o dinheiro fala mais alto do que relacionamentos, do que intimidade com Deus. Dinheiro é algo que tem que ser tratado com temor . Eu já vi irmãos que andavam juntos não andarem mais juntos por causa do Dinheiro. Deus, tenha misericórdia de nós!!!!!!
4-      Se deitavam com as mocas que serviam na casa do Senhor.
Esta e uma das áreas mais dolorosas. A impureza sexual tem destruído ministros preciosos , e trazido dor para a igreja e falta da presença do Senhor . Lideres precisam andar na Luz nesta área, precisamos de amigos que andem perto de nós, que tenho coragem de fazer perguntas difíceis e muitas vezes constrangedoras,  e tenham coragem de nos confrontar e tratar duramente se for necessário

5-      No capitulo 4  verso 4 a arca foi trazida , e ouve um romper de alegria que o inimigo ouviu do outro lado. O que assusta com os filhos de Eli é que eles não tiveram medo de carregar a arca, eles haviam perdido tanto o temor do Senhor que trouxeram a arca e permaneceram ali.
O texto diz  assim:” … E trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos exércitos, que se assenta entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofini e Fineias estavam ali” Meu coração treme. O Deus que habita entre os querubins, Aqueles que conduzem a arca precisam ser cheios de temor. A arca que conduzimos é a Arca do Senhor dos exércitos. Precisamos ter revelação que este Deus é o Senhor dos Senhores e Deus acima de qualquer outro deus. O perigo do avivamento esta aí, quando a presença vem e homens que não são santos permanecem ai achando que é normal. Deus não permite isto. Avivamento pode gera algo maravilhoso mas é terrivelmente santa a presença do Senhor.
Minha Oração é: O Deus nos ajude a sermos uma geração de lideres que andam em santidade, sejamos aqueles que clamam: dai-nos visão, dai-nos filhos ou morreremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário