Visitantes

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ESTUDOS
As Cartas Paulinas (Parte 11) - 2a Timóteo
2a Timóteo
As famosas "últimas palavras" são mais que um clichê. Quando homens e mulheres notáveis e influentes estão prestes a morrer, o mundo espera ouvir suas sábias palavras e recomendações finais. Então, tais citações são repetidas mundialmente. Isto também ocorre com uma pessoa querida que esteja agonizando. Juntos, ao lado da pessoa, a família se esforça para ouvir cada sílaba sussurrada: bençãos, encorajamento e conselho, sabendo que esta será a mensagem final. Um dos homens mais sábios, influentes e amados da história foi o apóstolo Paulo. E nós conhecemos suas famosas últimas palavras.


Paulo estava enfrentando a morte. Ele não estava morrendo devido a uma enfermidade, em um hospital estéril, tendo as pessoas amadas junto a si. Estava bem vivo, mas sua condição era terminal. Condenado como um seguidor de Jesus de Nazaré, Paulo ficou em uma fria prisão romana, separado do mundo, podendo receber apenas um ou dois visitantes, tendo consigo somente seus materiais para escrever. Paulo sabia que logo seria executado (4.6), e por isso escreveu seus pensamentos finais a seu "filho" Timóteo, passando a este o bastão da liderança, lembrando-o do que era verdadeiramente importante, e encorajando-o na fé. Imagine como Timóteo deve ter lido e relido cada palavra; esta foi a última mensagem de seu amado mentor, Paulo. Devido à situação e ao destinatário, esta é a mais íntima e tocante de todas as cartas de Paulo.


A introdução é terna, e cada frase demonstra o amor que Paulo sentia por Timóteo (1.1-5). O apóstolo então lembra a Timóteo que as qualidades necessárias a um fiel ministro de Jesus Cristo (1.6 - 2.13). Timóteo deveria lembrar-se de seu chamado e usar seus dons com ousadia (1.6-12), manter-se no caminho da verdade (1.13-18), preparar outras pessoas para segui-lo no ministério (2.1,2), ser disciplinado e estar pronto para suportar o sofrimento (2.3-7), manter seus olhos e sua mente enfocados em Cristo (2.8-13). Paulo desafia Timóteo a conservar a sã doutrina, a rejeitar os erros e a evitar conversas que não fossem edificantes, a manejar corretamente a palavra da verdade (2.14-19), e a manter sua vida pura (2.20-26).


Em seguida, Paulo adverte Timóteo a respeito da oposição que este e outros crentes enfrentariam nos últimos dias da parte de pessoas egocêntricas, que usam a igreja para seu próprio lucro, ensinando falsas doutrinas (3.1-9). Paulo admoesta Timóteo a estar preparado para enfrentar estas pessoas infiéis lembrando-se de seu exemplo (3.10,11), compreendendo a verdadeira fonte da oposição (3.12,13) e encontrando força e poder na Palavra de Deus (3.14-17). Então Paulo dá a Timóteo uma grande incumbência: pregar a Palavra (4.1-4) e cumprir seu ministério até o fim (4.5-8).


Paulo conclui com pedidos pessoais e informações. Nestas palavras finais, ele revela sua solidão e seu forte amor por seus irmãos e irmãs em Cristo (4.9-22). Nunca existiu outro crente como Paulo, o apóstolo missionário. Era um homem que tinha profunda fé, um amor imortal, esperança constante, convicção tenaz, e uma profunda visão. Ele foi inspirado pelo Espírito Santo para nos transmitir a mensagem de Deus. Ao ler 2a Timóteo, saiba que está tomando conhecimento das últimas palavras deste grande homem de Deus - suas últimas palavras a Timóteo e a todos os que reivindicam seguir a Cristo. Renove seu voto de sustentar corajosamente a verdade, conhecer a Palavra e ser capacitado pelo Espírito Santo.




Informações Essenciais
Propósito -
Dar instruções finais e encorajamento a Timóteo, pastor da Igreja em Éfeso.



Autor - Paulo.


Destinatários - Timóteo e os cristãos de todo o mundo.


Data - Aproximadamente 66 ou 67 d.C., durante a prisão em Roma. Depois de um ano ou dois de liberdade, Paulo foi novamente preso e executado durante o governo do imperador Nero.


Panorama - Paulo estava praticamente só na prisão; apenas Lucas estava com ele. Paulo escreveu esta carta com a finalidade de "passar o bastão" para a nova geração de líderes da Igreja. O apóstolo também pediu a visita de seus amigos e seus rolos de papel, especialmente os pergaminhos - possivelmente partes do Antigo Testamento, os Evangelhos e outros manuscritos bíblicos.


Versículo Chave - "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2.15).


Pessoas Chave - Paulo, Timóteo, Lucas, Marcos e outros.


Lugares Chave - Roma e Éfeso.


Características Particulares - Por esta ser a última carta de Paulo, o apóstolo revela os sentimentos de seu coração e suas prioridades - a sã doutrina, a fé resoluta, a confiante perseverança e o amor duradouro.




Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Almeida Revista e Corrigida, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário