Visitantes

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os Fatos Sobre Israel e o Conflito no Oriente Médio
Vista aérea da Knesset, o parlamento de Israel.
9. Por que Jerusalém é a capital do Estado de Israel?
Jerusalém é a capital de Israel nos sentidos histórico, religioso e político. O rei Davi fez de Jerusalém a capital de seu reino há cerca de três mil anos, e desde então ela foi a capital de todas as entidades judaicas estabelecidas em Eretz Israel, até sua destruição pelos romanos no século I de nossa era.
Distâncias entre os centros populacionais de Israel e as linhas de antes de 1967.
Exaustivamente mencionados na Bíblia como o centro da vida espiritual judaica, com a Dispersão, Jerusalém e o monte Sião, em seu coração, tornaram-se a referência centralizadora da unidade e unicidade do povo judeu durante quase 2.000 anos de exílio. Os textos religiosos, as saudações, as visões messiânicas, o sonho e o ideal do retorno, a literatura e a arte, todas as expressões judaicas de esperança na redenção dos judeus do exílio e sua reconstituição como povo têm Jerusalém como ícone e inspiração. O Muro Ocidental (Muro das Lamentações), remanescente do Templo duas vezes destruído, tornou-se o lugar mais sagrado do judaísmo.
A independência judaica foi restaurada em 1948 e Jerusalém foi declarada mais uma vez a capital de Israel. Essa decisão, incluída numa Lei Básica (1980), tem implicações práticas. Jerusalém, além de ícone da existência nacional e do conteúdo religioso do povo judeu, é a sede de todos os símbolos da soberania de Israel: o presidente do Estado, a Knesset (Parlamento), o Governo e a Suprema Corte. A maioria dos países não reconhece Jerusalém como capital de Israel; as razões para tal atitude são políticas, ignorando o direito básico de todo Estado de determinar sua capital. Para o Estado de Israel e para o povo judeu, por todos os motivos e acima de todos os motivos de outrem, Jerusalém é a capital inquestionável, o centro de suas decisões e de sua visão de si mesmos. (© Museu Judaico/RJ, http://www.museujudaico.org.br - http://www.beth-shalom.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário