Mezuzá
agora, Judaísmo 12/31/2010A mezuzá deve ser escrita de uma maneira muito especial, pois ela representa os princípios básicos da nossa fé. É nossa responsabilidade verificar a qualidade da mezuzá, pois quando uma letra ou mesmo parte dela esta faltando ou imperfeita, a mezuzá não pode ser usada.
Só uma mezuzá "kasher" (pura) protege e santifica uma casa, cumprindo as palavras do salmo, "D'us irá guardar suas idas e vindas de agora para todos os tempos" Salmo 121,8. Este é o porquê, quando compramos um pergaminho para nós mesmos ou para presentear alguém, somos obrigados a nos certificar que a reza foi escrita a mão e não contém erros.
Cada mezuzá deve ser examinada por um escrivão qualificado, pelo menos duas vezes a cada sete anos, pois a temperatura, o tempo e a idade, podem causar rachaduras na tinta ou apagar alguma letra, o que invalidaria a mezuzá.
A Torá nos diz em Devarim 11:20-21, que a recompensa por manter a mitzvá (boa ação) das mezuzot é vida longa para nós e para nossas crianças. Além disso, nós somos ensinados que a mitzvá da mezuzá guarda a nossa casa de tudo que é ruim ou danoso.
Devido a santidade da mezuzá e porque ela representa nosso comprometimento com o todo poderoso, temos o costume de beijá-la sempre que passarmos por uma porta.
Rezas
A pessoa a afixar a mezuzá deve ter uma idade superior a do bar mitzvah (menino com idade superior a 13 anos), e a colocação deve ser feita de uma maneira permanente. Se colocadas em arcos não é necessária realização da prece e se mais de uma mezuzá for afixada ao mesmo tempo, só uma prece deve ser recitada.
Nas costas do pergaminho está escrito em hebraico a palavra Shadai , que quer dizer Onipotente. Quando o pergaminho for enrolado esta parte deve estar voltada para frente na hora de se fechar a caixa que vai conter a prece.
Antes de afixarmos a mezuzá no batente da porta a seguinte brachá (benção) deve ser recitada:
Bendito sejas, ó Eterno, nosso D'us, rei do Universo, que nos santificastes com seus preceitos, ordenando-nos a colocação da mezuzá.
Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, asher kideshanú bemitsvotav vetsivanu likboa mezuzá.
Alguns também dizem o Sheheianu:
Bendito sejas, ó Eterno, nosso D'us rei do Universo, que nos manteve vivo e nos sustentou e nos permitiu alcançar este momento.
Baruch ata Adonai Elohênu melech haolam, sheheianu, vê kimanu vê riguianu lazman há zé.
Tradicionalmente, pão e sal também devem ser trazidos a casa nova e abençoados, simbolizando que nunca deverá haver falta de comida na casa.
Posted by Jorge Magalhães on 12/31/2010. Filed under agora, Judaísmo . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
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