Visitantes

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mezuzá



A mezuzá significa a santidade e a benção de uma casa judaica. É uma porção da Torá sagrada (livro sagrado dos judeus), que reproduzida de uma forma especial, se torna um original documento santificado, representando um dos nossos elos com o todo poderoso que não pode ser comprometido.

Um sofer (escrivão) escreve dois parágrafos da Torá neste pergaminho,que pode ser feito de qualquer espécie de animal kasher (animal que não tem o casco fendido): o Devarim 6:4-9 e 11:13-21 "Shema Israel" e Vehaya". A escrita tem de ser feita de uma maneira muito especial, pois qualquer erro invalida a mezuzá, que depois de pronta deve ser enrolada da esquerda para a direita e colocada em uma caixa para proteção

A mezuzá exceto em alguns casos, deve ser afixada na lateral do batente das portas de cada quarto de uma residência ou escritório (incluindo porões e garagens), mas nunca deve ser colocada na entrada de banheiros e em espaços muito pequenos, como alguns closets, onde ela não se faz necessária. Como as regras da mitzvá (boa ação) de se colocar uma mezuzá são muito complexas e como um grande número de fatores pode influenciar a necessidade da sua colocação, deve-se sempre consultar um rabino sobre a prática e a aplicação dessas leis.

A mezuzá deve ser colocada no batente do lado direito de quem está entrando no quarto na terceira parte superior da porta. Alguns judeus afixam a mezuzá com uma inclinação, com o topo da mezuzá angulado em direção ao quarto, outros apenas a colocam verticalmente, mas cada um deve seguir as tradições de sua família. 


A mezuzá deve ser escrita de uma maneira muito especial, pois ela representa os princípios básicos da nossa fé. É nossa responsabilidade verificar a qualidade da mezuzá, pois quando uma letra ou mesmo parte dela esta faltando ou imperfeita, a mezuzá não pode ser usada.

Só uma mezuzá "kasher" (pura) protege e santifica uma casa, cumprindo as palavras do salmo, "D'us irá guardar suas idas e vindas de agora para todos os tempos" Salmo 121,8. Este é o porquê, quando compramos um pergaminho para nós mesmos ou para presentear alguém, somos obrigados a nos certificar que a reza foi escrita a mão e não contém erros. 

Cada mezuzá deve ser examinada por um escrivão qualificado, pelo menos duas vezes a cada sete anos, pois a temperatura, o tempo e a idade, podem causar rachaduras na tinta ou apagar alguma letra, o que invalidaria a mezuzá. 

A Torá nos diz em Devarim 11:20-21, que a recompensa por manter a mitzvá (boa ação) das mezuzot é vida longa para nós e para nossas crianças. Além disso, nós somos ensinados que a mitzvá da mezuzá guarda a nossa casa de tudo que é ruim ou danoso. 

Devido a santidade da mezuzá e porque ela representa nosso comprometimento com o todo poderoso, temos o costume de beijá-la sempre que passarmos por uma porta. 

  Rezas 

A pessoa a afixar a mezuzá deve ter uma idade superior a do bar mitzvah (menino com idade superior a 13 anos), e a colocação deve ser feita de uma maneira permanente. Se colocadas em arcos não é necessária realização da prece e se mais de uma mezuzá for afixada ao mesmo tempo, só uma prece deve ser recitada. 

Nas costas do pergaminho está escrito em hebraico a palavra Shadai , que quer dizer Onipotente. Quando o pergaminho for enrolado esta parte deve estar voltada para frente na hora de se fechar a caixa que vai conter a prece. 

Antes de afixarmos a mezuzá no batente da porta a seguinte brachá (benção) deve ser recitada:

Bendito sejas, ó Eterno, nosso D'us, rei do Universo, que nos santificastes com seus preceitos, ordenando-nos a colocação da mezuzá.
Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, asher kideshanú bemitsvotav vetsivanu likboa mezuzá. 

Alguns também dizem o Sheheianu:

Bendito sejas, ó Eterno, nosso D'us rei do Universo, que nos manteve vivo e nos sustentou e nos permitiu alcançar este momento. 
Baruch ata Adonai Elohênu melech haolam, sheheianu, vê kimanu vê riguianu lazman há zé.

Tradicionalmente, pão e sal também devem ser trazidos a casa nova e abençoados, simbolizando que nunca deverá haver falta de comida na casa. 



Posted by Jorge Magalhães on 12/31/2010. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário