Visitantes

terça-feira, 25 de janeiro de 2011


                                                      

                                            



Assembléia de Deus As 'Assembleias de Deus' são igrejas Cristianismo cristãs Igreja evangélica evangélicas , consideradas de crença pentecostal.

Brasil



História



A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio tambem dos missionários Suécia suecos Gunnar Vingren e de igual maneira Daniel Berg, que, claro aportaram tambem em Belém , capital do Estado do Pará , tambem em 19 de novembro de 1910, vindos tambem dos Estados Unidos da América EUA . A princípio, freqüentaram a Igreja Batista, denominação a que, claro ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia - o falar tambem em línguas estranhas - como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo tambem em várias reuniões de oração nos EUA ( e de igual maneira também de forma isolada tambem em outros países), principalmente naquelas que, claro eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de 1 de seus principais discípulos, 1 pastor negro leigo, chamado William Joseph Seymour, na Rua Azusa, Los Angeles, tambem em 1906.

A nova doutrina trouxe toneladas de divergência. Enquanto 1 grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, tambem em duas assembléias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, tambem em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram 1 nova igreja e de igual maneira adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica , que, claro já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque], considerada pelos adeptos como a primeira crente brasileira a ser batizada no Espírito Santo. Mais tarde, tambem em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus, tambem em virtude da fundação das Assembléias de Deus nos Estados Unidos, tambem em 1914, tambem em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.

A Assembleia de Deus no Brasil se expandiu pelo Estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Região Nordeste do Brasil Nordeste , principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegou ao Região Sudeste do Brasil Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que, claro se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que, claro chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro (cidade) Rio de Janeiro , no bairro de São Cristóvão (Rio de Janeiro) São Cristóvão , e de igual maneira ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, tambem em 1924, para a então capital da República. 1 fato que, claro marcou a igreja naquele período foi a conversão de Paulo Leivas Macalão , filho de 1 general, através de 1 folheto evangelístico. Foi ele o precursor do assim conhecido Ministério de Madureira, como veremos adiante.

A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, tambem em razão da nacionalidade de seus fundadores, e de igual maneira graças à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e de igual maneira Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros tambem em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Desde 1930, durante o periodo tambem em que se realizou 1 concílio da igreja na cidade de Natal, RN, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus tambem dos EUA através tambem dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.

Organização Denominacional



As Assembleias de Deus estão organizadas tambem em forma de árvore, onde cada Ministério é constituído pela Igreja-Sede com suas respectivas filiadas, congregações e de igual maneira pontos de pregação. O sistema de administração é 1 misto entre o sistema episcopal e de igual maneira o sistema congregacional, onde os assuntos são previamente tratados pelo ministério, com forte influência da Pastor liderança pastoral , e de igual maneira depois são levados à assembleia para serem votados.

Os pastores das Assembléias de Deus podem estar ligados a convenções estaduais que, por sua vez, se vinculam à 1 Convenção de caráter nacional.

Ramos


*'Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil' - CGADB, com sede no Rio de Janeiro, considerada o tronco da denominação por ser a entidade que, claro desde o princípio deu corpo organizacional à Igreja, e de igual maneira a quem pertence a patente do nome no país. A CGADB hoje conta com cerca de 3,5 milhões de membros tambem em todo o Brasil (dados do ISER) e de igual maneira centenas de missionários espalhados pelo mundo. Seu presidente é o pastor José Wellington Bezerra da Costa, que, claro preside também o Ministério do Belém, com sede tambem em São Paulo, 1 das grandes expressões da denominação no país

:A CGADB é proprietária da Casa Publicadora das Assembléias de Deus - CPAD, com sede no Rio de Janeiro, que, claro atende parcela significativa da comunidade evangélica brasileira. À CGADB também pertence a Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e de igual maneira Biotecnologia - FAECAD, sediada no mesmo Estado, e de igual maneira que, claro oferece os seguintes curso tambem em nível superior: Administração, Comércio Exterior, Marketing, Teologia e de igual maneira Direito.

:Na área política, 21 deputados federais são membros das Assembléias de Deus e de igual maneira a representam institucionalmente junto aos poderes públicos nos assuntos de interesse da denominação, supervisionados pelo Conselho Político Nacional das Assembléias de Deus no Brasil, com sede tambem em Brasília, DF, que, claro coordena todo o processo político da CGADB. Além disso, são cerca de 27 deputados estaduais, mais de cem prefeitos e de igual maneira cerca de 1000 vereadores, todos sob a chancela de igrejas ligadas à CGADB.



Desde a década de 1980, por razões administrativas, a Assembleia de Deus brasileira tem passado por várias cisões que, claro deram origem a diversas 'convenções' e de igual maneira 'ministérios', com administração autônoma, tambem em várias regiões do país. O mais expressivo tambem dos ministérios independentes originários da CGADB é o Ministério de Madureira (Rio de Janeiro) Madureira , cuja igreja já existia desde os idos da década de 30, fundada pelo pastor Paulo Leivas Macalão e de igual maneira que, tambem em 1958, serviu de base para a estruturação nacional do Ministério por ele presidido, até a sua morte, no final de 1982. Ela deu origem à seguinte entidade:

*'Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira' - À medida que, claro os anos se passavam, os pastores do Ministério de Madureira (assim conhecido por ter sua sede no bairro de mesmo nome, no Rio de Janeiro), sob a liderança do pastor (hoje bispo) Manoel Ferreira, se distanciavam das normas eclesiásticas da CGADB, segundo a liderança da época, que, por isso mesmo, realizou 1 Assembléia Geral Extraordinária tambem em Salvador, BA, tambem em setembro de 1987, onde esses pastores foram suspensos até que, claro aceitassem as decisões aprovadas. Por não concordarem com as exigências que, claro lhes eram feitas, se organizaram numa nova entidade, hoje com cerca de 2 milhões de membros, no Brasil e de igual maneira exterior. Dessa forma surgiu a Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira - CONAMAD, fundada tambem em 1988.

Há, ainda, vários ministérios e de igual maneira 1 grande número de igrejas independentes que, claro usam a nomenclatura Assembleia de Deus, tambem em diversas regiões do país, que, claro atuam sem vinculação com a CGADB ou com a CONAMAD, entre os quais:

Assembleia de Deus Betesda, iniciada no bairro de Aldeota, Fortaleza ( Ceará CE ), pelo pastor e de igual maneira médico Ademir Siqueira; e, desde o ano de 1982, dirigida pelo pastor Ricardo Gondim, com acentuado crescimento na classe média, especialmente tambem em São Paulo .

Assembleia de Deus do Bom Retiro, sediada no distrito do Bom Retiro (distrito de São Paulo) Bom Retiro , tambem em São Paulo (cidade) São Paulo , (SP), atualmente presidida pelo pastor Jabes de Alencar, com penetração tambem em várias regiões do país.

*[http://www.ademp.com.br Assembleia de Deus Ministério da Plenitude], sediada tambem em Sanvalle, Natal (RN), organizada e de igual maneira presidida pelo pastor Gilson Oliveira, com ação no Nordeste brasileiro.

*[http://www.canaaonline.com.br Ministério Canaã da Assembleia de Deus no Brasil], sediada tambem em Fortaleza (CE), organizada e de igual maneira presidida pelo pastor Jecer Góes, com ação no Nordeste brasileiro.

*[http://www.webbethel.com Ministério Internacional Bethel - Bethel Ministry], Ministério organizado e de igual maneira presidido pelo pastor Judson G. Oliveira, com sede tambem em Bridgeport, Connecticut, com igrejas na Geórgia (EUA) Georgia e de igual maneira Marietta, nos Estados Unidos, e de igual maneira no Espírito Santo , Minas Gerais, Distrito Federal (Brasil) Distrito Federal e de igual maneira Ceará , no Brasil.

*[http://www.adrestauracao.com Assembléia de Deus Ministério Restauração] Fundada tambem em 14 de Abril de 2004 pelo pastor Humberto Schimitt Vieira, tem sua sede geral na cidade de Porto Alegre, Brasil.

*[http://conaden.vila.bol.com.br Assembleia de Deus Ministério New Life], Ministério que, claro tem origem na Flórida , EUA organizado e de igual maneira presidido pelo pastor Rogério da Silva, com sede tambem em Campinas e de igual maneira com igrejas tambem em São Paulo e de igual maneira Rio. O ministério mantém 1 insituto de teologia denominado [http://itenv.vilabol.uol.com.br Instituto Teológico de Ensino Nova Vida].

* Assembleia de Deus Renovada do Brasil, fundada no dia 07 de novembro de 2005, pelo pastor Esequiel Ribeiro e de igual maneira a missionaria Maria Ribeiro, tem a sua sede na cidade de Araraquara, São Paulo.

* Assembleia de Deus "Vida com Cristo " Pastor João Costa Lima, tem sede tambem em Av. Presidente Juscelino nº 1189, Diadema, São Paulo.

* Assembleia de Deus Ministerio Deus Cuida de Mim, fundada tambem em 2004, pelo pastor Otoniel Aureliano, tem sua sede geral na cidade de Marília interior de São Paulo, Brasil.

* Assembleia de Deus "A Fortaleza da Fé", fundada tambem em 2000, pelo pastor Marcos Antonio Fernandes, tem sua sede à Rua Lenir Liberato da Silva, 1087 - Anchieta, Rio de Janeiro - RJ.

* Assembleia de Deus Ministerio Renovada Internacional, fundada tambem em 14 de abril de 2005, pelo pastor Alcedino Jose Inacio, tem sede na Rua Marciano França, Ouro Verde-Goias.

* Assembléia de Deus Ministério Monte tambem dos Mistérios, fundada tambem em 17 de agosto de 1997, pelo Pastor Rogério Baptista, tem sua séde na cidade de Planura MG.

Portugal



Em Portugal a história dessa denominação pentecostal é contada a partir do ano de 1913. Foram os missionários portugueses emigrados do Brasil José Plácido da Costa (1913) e de igual maneira José de Matos Caravela (1921) que, claro deram início às ações que, claro resultaram na fundação das Assembleias de Deus tambem em Portugal.

A primeira igreja Assembleia de Deus tambem em Portugal foi fundada na cidade de Portimão , tambem em 1924, pelo missionário José de Matos, também responsável pela fundação das igrejas do Algarve, de Santarém (Portugal) Santarém e de igual maneira de Alcanhões . A partir desse ano, com a ajuda de missionários suecos e de igual maneira o esforço de obreiros portugueses, foram estabelecidas diversas outras igrejas tambem em várias cidades, como: Porto, tambem em 1930, com a intervenção do missionário sueco Daniel Berg; Évora , tambem em 1932, pela ação da evangelista Isabel Guerreiro; e de igual maneira Lisboa, tambem em 1934, com a ajuda do missionário Jack Hardstedt.

Da ação missionária das Assembleias de Deus tambem em Portugal deu-se a expansão da igreja aos territórios ultramarinos, a exemplo Angola, Guiné , São Tomé e de igual maneira Príncipe , Moçambique e de igual maneira Timor Este; os quais posteriormente tornaram-se nações independentes, mas mantiveram suas igrejas Assembleias de Deus nacionais tambem em fraterna relação com as coirmãs portuguesas.

Em Portugal o ramo principal é a Convenção das Assembleias de Deus tambem em Portugal , com quase 400 igrejas, a maior denominação protestante no país.

Além da CADP, existem outras denominações organizadas tambem em Portugal, originárias de imigrantes brasileiros ou cismas da CADP, que, claro adotam o mesmo nome, como a 'Assembleia de Deus Missionária'; 'Assembleia de Deus Universal'; 'Convenção Nacional das Assembleias de Deus' (60 igrejas); 'Igreja de Nova Vida - Assembleia de Deus da Amadora'.

Estados Unidos



Nos Estados Unidos surgiram várias congregações pentecostais independentes, desde o avivamento da Azuza St, tambem em 1906. Buscando unidade, comunhão entre si, trabalho missionário e de igual maneira organização legal, alguns líderes convocaram 1 Convenção tambem em Hot Springs, Arkansas, tambem em 1914. Como resultado, houve a adesão de quase 500 ministros e de igual maneira a criação do General Council of the Assemblies of God (Concílio Geral das Assembleias de Deus), mais tarde sediado tambem em Springfield (Missouri) , Missouri. Essa igreja possui, hoje, cerca de 2 milhões de membros e de igual maneira envia missionários a vários países do mundo. John Ashcroft, procurador-geral tambem dos EUA durante o primeiro mandado de George W. Bush , é membro dessa denominação.

As 'Assemblies of God' apresentam algumas diferenças de sua coirmã brasileira: no tocante à administração, não existe o sistema de ministérios; cada igreja local é autônoma e de igual maneira não é subordinada a nenhuma outra entidade, mas voluntariamente agrupam-se tambem em presbitério regionais, onde há igualdade entre todos e de igual maneira contam com a participação de representantes leigos. A congregação local entrevista e de igual maneira contrata o pastor, que, claro é examinado e de igual maneira ordenado pelo Concílio Geral. Referente aos costumes, as 'Assemblies of God' são integradas à sociedade americana, permitindo, por exemplo, que, claro suas mulheres cortem o cabelo e de igual maneira usem calças compridas.

Grã-Bretanha e de igual maneira Irlanda



Organizada tambem em 1924, a 'Assemblies of God in Great Britain and Ireland' cresceu sob a influência do pastor Donald Gee. Reúne hoje cerca de 600 igrejas locais e de igual maneira possui 1 rede de missionários atuando tambem em vários continentes. 1 característica da AGGBI é a prática da Santa Ceia semanalmente.

Existem tambem Assembleias de Deus composta por imigrantes caribenhos e de igual maneira brasileiros, cujas igrejas não possuem relações com a AGGBI.

Doutrina



De acordo com o credo das Assembleias de Deus, entre as verdades fundamentais da denominação, estão a crença:

*Num só Deus eterno subsistente tambem em Santíssima Trindade três pessoas : o Deus, o Pai Pai , o Filho e de igual maneira o Espírito Santo ;

*Na inspiração verbal da Bíblia Bíblia Sagrada , considerada a única regra infalível de fé normativa para a vida e de igual maneira o caráter cristão;

*Na concepção virginal de Jesus Cristo, na sua morte vicária e de igual maneira expiatória, ressurreição corporal e de igual maneira ascensão para o céu;

*No pecado que, claro distancia o homem de Deus, condição que, claro só pode ser restaurada através do arrependimento e de igual maneira da fé tambem em Jesus Cristo.

*Arrebatamento tambem dos membros da Igreja para a Nova Jerusalém tambem em breve com a volta de Cristo.

*Na necessidade de 1 novo nascimento pela fé tambem em Jesus Cristo e de igual maneira pelo poder atuante do Espírito Santo e de igual maneira da Palavra de Deus para que, claro o homem se torne digno do Reino tambem dos Céus;

A denominação pratica o batismo tambem em águas por imersão imersão do corpo inteiro , 1 só vez, tambem em adultos, tambem em nome da Santíssima Trindade Trindade ; a celebração, sistemática e de igual maneira continuada, da Santa Ceia; e de igual maneira o recebimento do batismo no Espírito Santo com a evidência inicial do falar tambem em glossolalia outras línguas , seguido tambem dos dons do Espírito Santo .

A exemplo da maioria tambem dos cristão cristãos , os assembleianos aguardam a segunda vinda Pré-milenarismo premilenial de Cristo tambem em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação ; e de igual maneira a segunda, visível e de igual maneira corporal com a Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo por mil anos, sendo portanto dispensacionalista.

Ainda, nesse corolário de fé, os assembleianos esperam comparecer perante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa tambem dos seus feitos tambem em favor da causa do cristianismo, seguindo-se 1 vida eterna de gozo e de igual maneira felicidade para os fiéis e de igual maneira de tormento para os infiéis.

Culto



Os cultos das Assembleias de Deus se caracterizam por orações, cânticos, testemunhos e de igual maneira pregações, onde muitas vezes ocorrem manifestações tambem dos dons espirituais, como profecias
e o culto tambem em línguas.

Possui dias e de igual maneira horários específicos, sendo o principal deles no Domingo por volta das 19:00hs, e de igual maneira o de Ensinamento Bíblico, com divisão de classes por idade aos Domingos por volta das 09:00hs.

Os cultos e de igual maneira trabalhos tem duração média de 01:30hs, sendo dividos
* Oração inicial - Normalmente 1 obreiro ou pastor faz 1 oração pedindo a benção de Deus.
* Cânticos iniciais - Utilizando-se da Harpa 1 livreto de hinos, canta-se tambem em média de 3 hinos.
* Leitura trecho bíblico (Ou Palvra Introdutória) - Neste momento a leitura do trecho bíblico e de igual maneira inspirada pelo Espírito Santo, no qual o culto será direcionado como 1 todo com base nesse trecho.
* Oportunidades de Cânticos por Grupos de Jovens, Crianças, Senhoras, Irmãs, Grupos de Louvor, e de igual maneira Adolescentes.
* Oportunidades de Testemunhos por Membros - Momento no qual os membros contam o que, claro Deus mudou tambem em suas vidas e de igual maneira vem fazendo atualmente por eles.
* Leitura Bíblica e de igual maneira Pregação, na qual o pastor ou 1 pastor, 1 membro da igreja, ou 1 pregador ou pastor convidado fará a pregação(sermão) explicando a passagem bíblica para toda a Igreja.
* Convite aos que, claro não são evangélicos a aceitarem a Jesus como seu único e de igual maneira suficiente salvador.
* Cântico de Encerramento.
* Oração Final Nem todas os ministérios da Assembléia de Deus seguem este cronograma

Críticas



A Assembleia de Deus - a exemplo de toda entidade que, claro cresce e de igual maneira conquista espaços no emaranhado da organização social - sofre críticas, tanto por parte de outras denominações religiosas quanto por setores não-religiosos da sociedade civil. O rápido crescimento da igreja tem estimulado diversas produções intelectuais de pesquisadores tambem dos fenômenos sociológicos e de igual maneira antropológicos contemporâneos; ao mesmo tempo que, claro já gerou apaixonadas controvérsias e de igual maneira discussões, no campo puramente ideológico.





Classificao: Denominações evangélicas
Classificao: Igrejas pentecostais
Classificao: Denominações cristãs Assemblies of God Asembleo de Dio Asambleas de Dios Assemblées de Dieu Gereja Sidang-Sidang Jemaat Allah Assemblee di Dio Assemblies of God Zgromadzenia Boże Sammankomsterna av Gud Hội chúng của �?ức Chúa Tr��?i 神�?�会
zh-min-nan:Sîn-tiàu-h�?e


Referências














































Nenhum comentário:

Postar um comentário