Visitantes

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


Dezenas de mortos por causa de incêndio no Monte Carmelo

incendio-carmel.jpg
incendio-carmel2.jpg
incendio-carmel3.jpg
incendio-carmel4.jpg
onibus-incendiado-no-carmelo2.jpg
Última Atualização: 03/12/2010 21:34 de Jerusalém, 17:30 de Brasília. Por volta das 11:00 hs da manhã de 02/12/20010 se iniciou um grande incêndio entre um dos vales estreitos na cordilheira do Monte Carmelo, junto ao seu platô central. Com o vento forte e o ar sêco, o incêndio começou a se espalhar por diversas regiões, cerca de 30 famílias foram evacuadas da vila druza de Ussefia, todos os presos de uma penitenciária da região foram retirados, mas mesmo assim, um ônibus que estava na região foi cercado pelo fogo, o ônibus estava lotado com 50 passageiros e a estimativa é que pelo menos 40 pessoas já estejam mortas e apenas 5 sobreviveram ao incidente.
Segundo o serviço carcerário e o corpo de bombeiros, a maior parte dos mortos são na realidade policiais carcerário que vieram da região central do país para ajudar na evacuação da penitenciária no local. O incidente ocorreu na região sudoeste do Monte Carmelo, na região o Kibbutz Beit Haoren, a vila druza de Ussfia e a região da Universidade de Haifa, esta região inclui a maior parte do Parque Nacional do Monte Carmelo.
As forças de segurança e salvamento estão na região com dezenas de ambulâncias para resgatar e tratar dos feridos, com o apoio do corpo de bombeiros.
Todos os anos são centenas de incêndios em florestas que espalham a destruição pelos bosques da Terra Santa, o fenômeno que ocorre principalmente devido ao calor e ao ar extremamente sêco do Oriente Médio. Alguns destes incêndios podem levar perigo aos moradores de regiões próximas as florestas de coníferas.
Este é um dos mais graves incidentes com fogo em Israel, desde a manhã diversas regiões estão sendo evacuadas e até mesmo os estudantes da Universidade de Haifa foram liberados devido a gravidade do incêndio.
O risco de vida na região continua, pois tanto os bombeiros quanto os repórteres que se encontram na região estavam tendo dificuldade de permanecer na região.
Este é o maior incêndio com vítimas registrado em Israel.
As forças do corpo de bombeiros e o exército estão utilizando tratores e escavadeiras para criar barreiras físicas afim de evitar que o incêndio continue a se espalhar na região, pois devido ao vento, o controle do incêndio está cada vez mais difícil pelos meios convencionais.
O Primeiro Ministro de Israel, ao sair de uma reunião na casa do Presidente de Israel, Sr. Shimon Peres, fez um apelo as países próximos, Chipre, Grécia, Rússia para pedir um apoio com equipes preparadas para incêndios de grande escala.
O presidente de Israel, Sr. Shimon Peres declarou que o país todo está apreensivo e orando pelas vítimas e pelos que ainda estão em risco de vida.
As pessoas que foram evacuadas para os hospitais chegaram com mais de 80% de queimaduras no corpo e ainda correm grande risco de vida.
O fogo teria iniciado em três pontos diferentes, o que levanta a suspeita de que as queimadas teriam sido provocadas, fato que já ocorreu no passado e normalmente estão ligados ao conflito israelenses-árabes. 
Atualização 03/12/2010 00:10
Nas últimas horas as forças de socorro e de segurança estão evacuando e solicitando aos moradores da vila dos artistas, Ein Hod, o vilarejo árabe Ein Hud, e mais duas outras localizações além de Nir Etzion e se evacuarem da região. Alguns bairros da cidade de Ussfia estão sendo esvaziados e até mesmo a cidade de Tirat HaKarmel está em risco e as forças de defesa estão preparando-se para evacuar parte da população.
Os primeiros feridos da cidade de Tirat HaKarmel já estão sendo levados para hospitais no centro de Israel.
Após mais de 12 horas de incêndio, as forças de defesa e os bombeiros declaram que o incêndio está mudando constantemente de direção e que perderam o controle do fogo, uma equipe da Bulgária com equipamento e materiais químicos fornecidos pela França estará chegando a Israel nesta madrugada para dar apoio as equipes de bombeiros de Israel.
Até agora já foram reconhecidos os corpos de 36 mortos de um total de 40 mortos. Um dos feridos em estado grave é uma coronel da polícia que foi responsável as primeiras evacuações no Kibbutz Beit Oren no Monte Carmelo.
Por volta das 23:00 começaram a ser evacuados mais dois bairros da cidade druza de Ussfia, o incêndio que havia começado junto aos bairros ao sul da cidade de Tirat Hakarmel foi controlado e afastado da população.
Por volta das 00:00 hs já foram evacuados de suas casas cerca de 12.000 habitantes que estão sendo encaminhados para abrigos temporários no centro do país por causa dos incêndios no Monte Carmelo.
Durante a madrugada cerca de 3.00 moradores de um dos bairros mais nobre de Haifa foram evacuados, o local conhecido como Denya é recinto da elite israelense na cidade localizada no alto do Monte Carmelo.
Esta manhã os primeiros aviões oriundos da Grécia chegaram e já estão ajudando a apagar o incêndio. A estrada 4 que liga a região ao sul do país, uma das principais da região foi interditada por causa do fogo que está se dirigindo para a região ocidental em direção ao mar.
Última Atualização: 03/12/2010 17:30 de Jerusalém, 13:30 de Brasília.
O número de mortos subiu para 42 vítimas após a descoberta de mais dois corpos de pessoas que estavam desaparecidas.
O bairro de Dênya em Haifa continua em perigo, o fogo está tomando parte da estrada 4 que liga a região ao centro do país e o trecho entre a cidade de Tirat Hakarmel e o vila árabe de Furedis está interditado por medidas de segurança.
Nas últimas horas o governo da Jordânia colocou em prontidão cerca de 1.000 bombeiros para dar apoio a Israel caso seja necessário.
Solidariedade Israelense
O povo de Israel sempre foi conhecido por sua solidariedade incomparável desde os tempos bíblicos. As redes de supermercado da região de Dênya e outras localizações estão, junto com a Empresa Tnuva, milhares de produtos como saquinhos de chocolate, leite e outros derivados para as pessoas que estão na região.
Além disso, a maior fabricante de derivados de leite de Israel está oferecendo ao restante da população uma série de pacotes com alimentos frescos pela metade do preço.
Fabricantes um dos maiores fabricantes de frescos está doando também milhares de produtos a população,bem como fabricantes de alimentos para crianças e muitos outros fabricantes menores, em conjunto com as autoridades estão distribuindo alimentos gratuitos de acordo com a necessidade.
Além deste tipo de doações, redes de hotéis e hospedarias estão oferecendo o fim de semana grátis para as populações evacuadas por causa dos incêndios, bem como estão sendo oferecidos para crianças diversas atividades sociais e culturais afim de aliviar a situação caótica no meio da população evacuada.
Reserva Florestal do Parque Nacional do Monte Carmelo
Uma boa notícia em relação aos animais silvestres. A grande maioria do parque foi evacuado de animais silvestres antes que o fogo atingi-se a região, posteriormente o fogo chegou ao parque destruindo-o mas os animais foram salvos.
Ajuda de outros países
Mais ajuda internacional têm chagado a Israel, o governo da Rússia está enviando aviões de grandes proporções para o combate as chamas no Monte Carmelo, o primeiro dos aviões já pousou em Israel e têm a capacidade de carregar 20 mil litros cúbicos de água.
Dificuldade de combate ao incêndio.
Existem alguns motivos pelo qual é tão difícil o combate do incêndio na região, o principal deles é a grande variação topográfica, a cordilheira do Monte Carmelo têm uma variação de 10 a 570 metros acima do nível do Mar, não é tão alto mais é composto de muitas ramificações que formam estreitos vales, precipícios e riachos secos na maior parte3 do ano.
Devido ao grande período de seca, os campos estão repletos de gardos e espinhos secos que facilitam a inflamação nos campos agrícolas ou nas florestas.
Com a elevação da temperatura por causa do fogo, a velocidade dos ventos aumenta muito permitindo a mudança constante de sua direção se espalhando por todo lugar.
Outros incêndios
Na Galiléia estão ocorrendo outros incêndios em diversas partes, porém de menores proporções, há a suspeita de que alguns dos casos estão sendo provocados por pessoas que têm o interesse de perturbar a ordem pública.
Chamas já foram apagadas em Kiriat Bialik, Kiriat Tivon, Bat Shelomo, e nesta hora os bombeiros estão lutando contra o fogo junto ao Hotel Floresta do Carmelo, a cidade de Atlit no litoral do Carmelo e ainda em diversas partes da montanha.
Até o final da tarde já foram evacuados de suas casas, cerca de 17.000 israelenses por causa do risco dos incêndios

Nenhum comentário:

Postar um comentário