Visitantes

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A 1ª cirurgiã plástica árabe-israelense


Para a Dra. Rania Elkhatib, a primeira mulher árabe-israelense a se tornar uma cirurgiã plástica em Israel, o trabalho no Rambam Medical Center é uma chance de ser um exemplo para a sua comunidade.
A Dra. Rania Elkhatib, primeira mulher árabe-israelense a se tornar uma cirurgiã plástica, trabalha no Centro Médico Rambam, o maior hospital do norte de Israel. Depois de estudar medicina no Technion Israel Institute of Technology em Haifa, e em seguida se especializar em cirurgia geral, a médica de 28 anos decidiu se concentrar em cirurgia plástica: “Foi importante para mim porque na nossa comunidade a cirurgia plástica não é muito avançada e não é bem aceita, por isso me sinto um pouco como uma emissária para a minha comunidade, para entrar nesse campo e levá-la adiante”, diz ela.
Situado em Haifa, Rambam é o centro de referência de 11 hospitais distritais. Seus cirurgiões plásticos tratam de uma série de condições, que vão desde queimaduras, ferimentos de guerra, reconstrução facial para pacientes com câncer e reconstruções de mamas. Cerca de 30% dos médicos de Rambam são mulheres, e os representantes dos médicos árabes é proporcional ao número da população.
Enquanto o hospital se compromete a fornecer a igualdade de oportunidades, o professor Yehuda Ullmann, chefe do departamento de cirurgia plástica, salienta que os médicos são escolhidos exclusivamente pelo seu mérito: “residência em cirurgia plástica não é uma das residências mais procurados em medicina, não só em Israel mas como em todo o mundo, e ela não foi eleita porque é árabe, não porque ela é uma mulher, e sim porque ela é a Dra. Elkhatib. Ela é boa no que faz e temos a sorte de tê-la aqui conosco.”
Veja um vídeo : 

Posted by Jorge Magalhães on 1/13/2011. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the

Nenhum comentário:

Postar um comentário