Visitantes

domingo, 23 de janeiro de 2011

O longo dia de Josué







A ciência tem provado pela astronomia que houve um dia perdido, isto é, um dia de atraso no andar do tempo. Josué, ao perceber que o dia natural, isto é, o período em que há luz, não lhe daria tempo para vencer os amorreus, no seu zelo, pediu ao Senhor que lhe desse condições para cumprir a sua missão e Deus respondeu, prolongando o dia. Josué tinha fé, pois Deus já lhe prometera a vitória. A ciência astronómica já provou que esse dia foi acrescido de 23 horas e 20 minutos. A Bíblia diz "quase um dia".






A ciência tem provado pela astronomia que houve um dia perdido, isto é, um dia de atraso no andar do tempo. Convém salientar que a duração dos dias, meses, anos e estacões não é invenção humana; vem do movimento dos astros do nosso sistema solar, obedecendo às leis fixas da mecânica celeste. Por exemplo: "a duração de um ano solar é de 365 dias e 1/4. Esta fórmula não se acha primariamente nos livros; está descrita nos céus, isto é. na mecânica celeste que rege os astros. O dia solar, por exemplo, é o espaço em horas e minutos que a Terra faz uma rotação completa em torno de seu eixo. A duração exacta do dia solar é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9110 de segundo. A Terra conserva este horário com tal precisão, que entra e sai ano e a sua marcha anual de milhões de quilómetros não varia um segundo sequer. O dia longo de Josué é então um problema da astronomia, ciência que só conhecemos relativamente.






"Sol, detém-te" No relato bíblico de Josué I O: 12, 13 há dois milagres: a diminuição da luz e do calor solar e o prolongamento do dia. Vejamos primeiro a palavra que Josué empregou quanto ao Sol. No original hebraico foi dâman que na realidade significa silenciar; acalmar. Josué não desejava sol intenso! Israel acabava de fazer uma marcha forçada de mais de 60 quilómetros , e, após a caminhada, começou a luta. Era meio-dia; isto significa a expressão "meio do céu", no versículo 13. A época do ano era de intenso calor, como tem provado a astronomia nas suas pesquisas. Foi nesta hora extrema que Josué disse: «Sol, detém-te». O sol realmente deteve o seu fulgor, mas o tempo também atrasou, isto é, o dia foi prolongado! Este é o segundo milagre. O relato bíblico diz que o sol não se apressou a pôr-se, quase um dia. A Bíblia não afirma que o sol parou, mas que se deteve, ou seja, reduziu a sua marcha, w. 12,13.






As palavras de Josué: «Sol, detém-te em Gebeão, e tu lua, no vale de Aijalom» são humanas. Assim falou josué levado pelo sentido da visão natural. Ainda hoje, com todo progresso da ciência, costumamos dizer: "o sol nasceu", "o sol se pôs", quando sabemos que neste, caso é a Terra e não o sol que anda. É ela que entra ou sai da zona de luz do Sol. A esta altura, alguém precipitado invoca Eclesiastes I :4, onde em algumas versões diz: '' A terra permanece sempre no seu lugar". Porém, mesmo sem ir ao original hebraico, o próprio texto se explica. O escritor bíblico mostra que as gerações têm pouca duração (Cf, SI 90: 10), enquanto a Terra permanece imutável. É somente não confundir imutabilidade com imobilidade...






O professor Tottem, astrónomo da universidade de Yale, nos Estados Unidos, escreveu um livro onde relata seus trabalhos para descobrir esse dia longo. Ele contou o tempo para trás, partindo do equinócio do Outono de 1886 até o dia da batalha de Josué. Achou que a mesma aconteceu no dia 22 de Julho de 1447 a.C. , numa quarta-feira. Dirá alguém: "Como foi possível ele achar tal data?" A Bíblia foi o ponto de partida. A aludida passagem diz que o Sol estava "no meio do céu" (isto é no zénite) e a Lua "no vale de Aijalom" (não sobre o vale mas no vale, isto é, tocando o horizonte). Ora, só há um dia no ano em que o Sol e a Lua assumem tais posições na região onde se deu o fenómeno: "22 de Julho, que corresponde a Tamuz, 40 mês do calendário civil hebraico. Na sua posição, com relação ao Sol, a Lua nascera ás sete horas da noite do dia que precedeu a batalha e pôs-se às 13 horas do mesmo dia. Isto de acordo com o relato bíblico".






Achado este primeiro facto, o citado professor, partindo da data aceite como a da criação até o dia de Josué, achou que a batalha deu-se ,no dia 22 de Julho, do ano 2253 da criação, porém, numa terça-feira! Isto é: o dia do mês é o mesmo, mas o da semana é outro. Tottem então provou, após outras verificações, que quase um dia inteiro fora intercalado no nosso tempo, ou melhor a Terra esteve quase 24 horas fora do horário.






Outros astrónomos de fama, inclusive agnósticos, fizeram seus trabalhos e acharam a mesma coisa: 23 horas e 20 minutos de tempo perdido. Os estudos continuaram até que os cientistas chegaram a 2 Reis 20: II,onde encontraram compIementada a história de Josué e ao mesmo tempo o complemento do "dia perdido" - 40 minutos.






O milagre descrito em 2 Reis 20: II e Isaías 38:8 é mais notável ainda. No relógio de sol de Acaz, o rei Ezequias viu a sombra do Sol projectada no mostrador voltar atrás 10 graus ou linhas, que corresponde exactamente a 40 minutos. Aqui a ciência encontrou o complemento do dia de Josué.



Apesar das evidencias existentes, uma "falsamente chamada ciência" a que se refere o apóstolo Paulo, que teima em contestar que a Terra não poderia parar nem girar em sentido contrario.



Dizem os cientistas agnósticos: "o que a Bíblia diz, contraria as leis naturais". Ora, Deus que fez essas leis pode alterar, emendar ou anular as mesmas, como e quando quiser. No próprio Universo há leis contrárias às naturais. Tomemos como exemplo a lei matemática do movimento dos satélites: "Todos os satélites avançam de leste para oeste em torno de suas bases primarias. Assim, movimenta-se a Terra em tomo do sol. Da mesma forma a lua em tomo da Terra. Entretanto , o planeta Urano possui quatro satélites e todos giram, violando a referida Lei: de Oeste para Leste. Ninguém tem explicação para isto. Talvez Deus tenha feito isto para mostrar que ele opera de modo inverso quando quer. o dia longo de Josué pode também ser contrário as leis conhecidas, mas aconteceu, pois a Bíblia no-lo diz.







O MILAGRE COMPROVADO - Astrónomos de renome como o professor Tottem, dos EUA, foram os primeiros a, após pacientes e mourejantes estudos e cálculos baseados nas leis fixas da mecânica celeste que regem os astros, dar pela falta de um dia no calendário astronómico. Ora, o relato bíblico diz: "quase um dia", (10:30). Nos seus cálculos Os cientistas encontraram inicialmente 23 horas e 40 minutos. De fato, isto equivale a "quase um dia inteiro", como registra a Bíblia. Porem, o milagre da mesma natureza ocorrido com o rei Ezequias implicou um recuo no tempo, correspondente a 10 graus (ou linhas) no relógio de sol da Acaz. Ora dez graus naquele tipo de relógio equivale segundo a ciência, a 20 minutos, o que somado ao total acima, perfaz um dia inteiro. Veja Isaías 38.1-8



NAQUELES dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal: e veio a ele Isaías, filho de Amós, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor, E disse: Ah Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era recto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de David, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade. E isto te será, da parte do Senhor, como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou: Eis que farei que a sombra dos graus, que passou com o sol pelos graus do relógio de Acaz, volte dez graus atrás. Assim recuou o sol dez graus, pelos graus que já tinha andado.

Modernamente, no campo da cibernética, esses mesmos achados foram confirmados nos estudos realizados durante o planeamento de órbitas e de previsão da vida útil de veículos espaciais do programa Apolo, com o qual o autor deste artigo está devidamente familiarizado.



Mais algumas evidencias históricas



1. Heródoto, historiador grego ( 480 a.C ) relata que os sacerdotes egípcios lhe mostraram a história de um dia longo havido num remoto passado.



2. A história da China registra que houve um dia longo quando reinava o Imperador Yeo, o qual foi contemporâneo de Josué.



3. A história dos Astecas, no México, mostra que houve no passado um dia longo.



4. Jáser, testemunha do fato, registou o mesmo (Cf. Josué 10: I 3).



Fonte: António Gilberto in Novas de Alegria Janeiro 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário