Visitantes

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Passando o manto…

“Assim partiu Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com 12 juntas de bois adiante dele, e ele estava com a décima segunda. Elias passou por ele e lançou sobre ele o seu manto. Então deixou Eliseu os bois, correu após Elias, e disse:- Deixa-me beijar o meu pai e minha mãe, e então te seguirei. Respondeu-lhe Elias: Vai, volta, o que te fiz eu? Assim Eliseu o deixou e voltou. Tomou a junta de bois, e os matou. E com os carros dos bois, cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. I Reis 19:19-21
Deus nos chamou e nos comissionou para sermos profetas e marcarmos nossa geração!
A bíblia fala em Malaquias 4:5-6 que no tempo da vinda do messias, a unção de Elias viria sobre nos, e traria uma mudança radical convertendo o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais! Que unção é esta? Que manto é este? O próprio Jesus ao se referir a João Batista, afirmou expressamente que ele, João Batista, era o Elias que haveria de vir, em outras palavras Jesus reconheceu a unção de Elias que repousava em João Batista e este veio para preparar o caminho do Senhor! A unção de Elias prepara a vinda do Messias, e a profecia se torna visível nestes dias, e um novo manto já cobre as nações, uma nova unção é vinda sobre nos, e a unção de Elias é que nos faz discípulos de verdade, e assim preparamos a volta de Jesus!
João Batista quando vem começa a fazer discípulos, e o ministério de Jesus, o levantar dos seus 12 começa com 2 discípulos de João que o deixam para seguir a Jesus, literalmente se cumpre a palavra e o ministério de Jesus se inicia com sua manifestação ao mundo que não o conhecia.
João Batista reconheceu os tempos, e identificou o messias no meio da multidão como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e o manto de Elias nos revela sobre o tempo da volta de Jesus que se aproxima a cada dia, e é esta unção que nos faz subir a Jerusalém para adorá-lo na festa de Tabernáculos!
Elias depois que o Senhor fala com Ele no Monte Horebe e o comissiona numa nova unção, ele desce e o Senhor lhe mostra um discípulo! E Elias ao passar ao lado de Eliseu pega a sua capa, o seu manto, e passa sobre ele! Este é o primeiro manto!
O 1º. Manto é a unção que nos faz discípulos e algumas coisas fundamentais acontecem na vida de alguém que recebe este primeiro manto. Em primeiro lugar foi o Senhor que mostrou a Elias quem era Eliseu! O Senhor abriu os olhos espirituais de Elias que imediatamente identificou o seu discípulo! Quando Deus nos chama temos que ser sensíveis a chamada e é Ele que vai nos respaldar. Outra grande verdade neste texto e em toda a bíblia, é que Deus nunca chama desocupados, Deus escolhe, chama e unge aqueles que são trabalhadores, e Eliseu arava a terra com 12 juntas de bois.
O significado do nome Eliseu é Deus salva uma geração, ou Deus levanta uma geração!
O resultado do manto de Elias sobre nos é que mudaremos a nossa geração numa visão correta e num propósito de Deus! Eliseu, Amós, Gideão receberam o manto e todos já eram trabalhadores e estavam bem sucedidos!
Eliseu teve que renunciar o seu trabalho, se entender com os seus pais, tomar uma postura radical quebrando os paradigmas de sua época. Todos aqueles de sua geração que eram chamados ou comissionados para servir a Baal, tinham a atitude de desprezar a sua família, os seus pais, e se colocavam apartados e incomunicáveis, como muitas seitas heréticas de nossos dias fazem, como por exemplo os hare krishnas e a igreja da unificação. Mas o manto de Elias, leva a reconciliação de pais e filhos, e a primeira atitude de Eliseu para seguir a Elias foi procurar e honrar seus pais.
Este manto quebra as estruturas velhas! É este manto que vai trazer a reconciliação da família!
O primeiro manto traz:-
1- A unção que converte o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais! Quem está debaixo deste manto vai honrar aos seus pais antes de ser profeta!
2- Nesta nova unção não é mais admissível a volta a atividade antiga, e Eliseu imolou os bois e serviu um banquete aos seus amigos! Nesta nova unção vamos imolar os nossos bois, ou seja vamos matar em nosso coração tudo aquilo que era prioridade e ocupava a nossa mente e tempo!
3- Nunca mais iremos reativar as estruturas velhas, ou seja, quando Eliseu queima os carros ele está sinalizando que não tem mais como reativá-los, pois quem sabe com novas juntas de bois os carros antigos poderiam voltar a atividade!
O 2º. Manto só virá sobre a cabeça daquele que foi fiel no 1º. Manto e ainda cumprir um caminho que somente um discípulo de verdade pode cumprir!
1- Temos que estar decididos a receber esta nova unção em todos os momentos de nossa vida.
2 -Temos que acompanhar o nosso líder, crescer no conhecimento da palavra, isto é Gilgal, tendo entendimento e revelação de Deus, e isto representa também a nossa Escola de Líderes.
3- Temos que acompanhar nosso discipulador nos caminhos de Betel, tendo entendimento da Casa de Deus
4- Temos que acompanhar nosso discipulador em Jericó que significa pântano mau cheiroso, e isto é a prova do verdadeiro discipulado, quando descobrimos lugares mau cheirosos, quando temos que acompanhá-lo no meio das crises.
5- Além do Jordão, temos que estar ao lado do nosso líder, experimentando o sobrenatural de Deus através de sua vida, numa atitude de fé e perseverança como quem não abre mão do 2º. Manto, como quem está decidido a receber o sobrenatural de Deus.
Depois de percorrer esta trajetória ao lado e honrando o seu líder, os profetas em Jericó somente assistiram o que acontecia com Elias, e o que Eliseu estava experimentando ao lado de seu líder.
O 2º. Manto vem então dos céus sobre Eliseu.
Depois da fidelidade, da perseverança, e acima de tudo, depois de honrar e caminhar ao lado do discipulador (1º. Manto) iremos com certeza receber este 2º. Manto que nos levará a uma colheita sem precedentes e ao convívio cotidiano do Sobrenatural de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário