Visitantes

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SEIS TENDÊNCIAS QUE TEM CAUSADO GRANDE MAL AS DOUTRINAS DE ALGUMAS IGREJA

EMPIRISMO

Empirismo, o que isto quer dizer? Filosofia Doutrina filosófica que encara a experiência sensível como a única fonte fidedigna de conhecimento. O filósofo empirista baseia-se na observação e na experimentação para decidir o que é verdadeiro. Chega a conclusões através do emprego do método indutivo, baseado no que observou. O filósofo racionalista enfatiza a razão como fonte de conhecimento. Começa com princípios a priori, ou verdades evidentes, e usa o método dedutivo.

Fala que a experiência decidi o que é verdadeiro, a igreja não pode jamais ser doutrinada pela experiência de ninguem ela tem de usar a bíblia como a base para todas as suas doutrinas. Mas hoje a maioria das igrejas preferem mais as experiências do que o ensino da Palavra de Deus e com isso vai surgindo muitos movimentos e dando margem para muitas heresias.

PRAGMATISMO

O que significa: PRAGMATISMO: 1 Ênfase no pensamento filosófico na aplicação das idéias e das consequências práticas de conceitos e conhecimentos; filosofia utilitária. 2 Tratamento dos fenômenos históricos com referência especial às suas causas, condições antecedentes e resultados. 3 Consideração das coisas de um ponto de vista prático. Em melhor tradução são os assuntos da vida prática isto então nos dar a idéia que a prática é a coisa mais importante por essa razão o critério não é perguntar se o método que esta usando é certo ou errado desde que o que esta praticando leve a algum lugar. Daí abre-se espaço para uma vida voltada só para o funcional, trazendo como resultado a ausência quase que completa da reflexão da palavra de Deus.

ATIVISMO

O que é ATIVISMO? Atitude moral que privilegia as necessidades da vida e da ação, sobre os princípios teóricos./ Propaganda ativa a serviço de uma doutrina. Ativismo, no sentido filosófico, pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa. Nesse sentido, freqüentemente subordina sua concepção de verdade e de valor.

O ativismo é pior do que as duas anteriormente comentadas, pois ela acaba com a nossa comunhão e nos leva a colocar a obra de Deus como o fator mais importante da vida crista e sabemos que Deus é mais importante do que sua obra, o ativismo nos leva muitas vezes a nos facinar tanto com a obra e se esquecer do dono da obra. Ativismo também não significa só excesso de trabalho, mas fazer as coisas de coração contrariado, murmurando, reclamando e pior ainda: para aparecer, agradar a autoridade, cumprir a lei e até para a autopromoção. Outro lado do ativismo é a incoerência entre o que se diz e o que se faz. Leva-se uma vida dupla, numa “personalidade dupla” e isso é desgaste de energia e fonte de fadiga. Quem sofre o mal do ativismo, pode até não trabalhar muito, mas não estuda, não descansa, porque o trabalho virou escapismo, fuga de problemas não resolvidos. Cai-se num círculo vicioso: “Enche-se de trabalho e não se tem tempo para o cultivo espiritual e humano”. O ativista esquece que o valor e a grandeza da vida não está naquilo que se faz, mas naquilo que se é. Quem faz muitas obras para o Senhor e acaba esquecendo o próprio Senhor por causa das muitas obras, está equivocado. Quem se apega às obras, espera elogios, gratificações e resultados e geralmente não sabe dar seu lugar a outros.

UTILITARISMO

O que quer dizer: UTILITARISMO? Doutrina segundo a qual o objetivo da vida é "a maior felicidade para o maior número de pessoas". O que quer que traga esta felicidade tem "utilidade". Qualquer coisa que seja um obstáculo a essa felicidade é inútil. Os utilitaristas afirmavam que o sinal mais definido de felicidade é o prazer. Essa idéia foi desenvolvida pela primeira vez pelo filósofo inglês Jeremy Bentham. Utilitarismo” é um nome pouco inspirador para uma ética tão inspirada. A palavra vem do latim utilis, que significa útil. Nota-se, todavia, que ela visivelmente falha em evocar o alívio do sofrimento e a perspectiva da felicidade sublime que a aplicação científica do cálculo felicífico implica. Ademais, o termo em voga não instiga à ação, haja vista que ele não transmite nenhum senso de urgência moral. Com efeito, “Utilitarismo Já!” jamais servirá como um grito de guerra para ninguém.

Dentro deste conceito faz os valores espirituais parecerem descartaveis. a cada culto você tenta produzir mais e mais receitas de auto-ajuda para soluções dos problemas, e por essa razão as pessoas procuram a paz em vez de procurarem o Deus da paz, ficam tentando achar solução para tudo ev vez de buscar a Deus que é a solução, assim então usam Deus com quebra-galho um tipo de gênio da lâmpada, e dizem é só orar que as coisas acontecem, é só jejuar que as coisas aparecem. mas a bíblia não ensina assim, Deus não tem nenhum compromisso de agir segundo a nossa vontade, segundo a nossa direção, a bíblia diz que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Deus não se deixa ser manilpulado pelo homem Ele tem sua propria maneira de agir.

INSTRUMENTALISMO

O que vem a ser INSTRUMENTALISMO? Doutrina que considera a inteligência e as teorias como instrumentos destinados à ação. Tudo aqui é preestabelecido e pré-organizado pelo homem, aqui as coisas já não acontecem por obra e graça do Espírito Santo de Deus, não é o homem que obedece a Deus mas é Deus que se sujeita aos caprichos e desejos do homem. É assim que está muitas igrejas tendo Deus como servo do homem sujeito a fazer o que o homem quer e lhe ordena fazer. O importante não é fazer a vontade de Deus, porque Deus faz tudo quanto o homem determinar, JÁ IMAGINOU ISSO!!!

CONSUMO DO DIVINO

Em algumas culturas pentecostais e mesmo evangelicas o consumo do Divino vem crescendo de maneira assustadora, a industria da adoração construida por algumas igrejas tem sido geradoras de uma gula de Deus e a gula se trata de um apetite desordenado. Os males decorrentes destas industrias geradoras de adoradores tem sido inimagináveis. o convívio com Deus de forma consumista cria em pouco tempo pessoas insensiveis e apáticas com relação a sublimidade de Deus e para muitos Deus não passa de mais um ingrediente do seu consumo. A presença de Deus deve ser sempre algonovo, inusitado, com sabor de primeira vez e infelizmente a gula de Deus tem tirado isto!!!

Essas são apenas algumas tendências que tem sumrgido de forma mais frequentes no meio de algumas igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário