Visitantes

quinta-feira, 7 de junho de 2012

povo (Lv 14)



Estudar o livro de Levítico não é uma tarefa tão simples. Ler apenas por ler, então, torna-se mais complicado ainda. Mas, à medida que o lemos, examinamos nosso relacionamento com Deus, afinal este livro era um inventário de leis cuja finalidade era criar uma atitude nos israelitas para que eles permanecessem em santidade e vissem a glória do Senhor nas suas vidas.


Analisando uma dessas muitas diretrizes, nos chama a atenção um mandamento acerca das pragas nas casas dos israelitas. Em Lv 14.33-53, vemos as instruções relativas a um tipo de lepra nas roupas ou paredes das casas (provavelmente um mofo, bactéria ou fungo). Assim como a lepra, este mofo podia se espalhar rapidamente e provocar doenças. Era, portanto, muito importante verificar o mais rápido possível se ele havia se proliferado.


Há algo em sua vida, uma atividade ou um relacionamento, que possua um efeito igualmente destrutivo em você ou em sua fé? Numa rápida análise, em quais aspectos sua relação com Deus pode estar comprometida por causa de proliferações de doenças pecaminosas: material, pessoal ou espiritual?


Material – Posses, bens, riquezas, tudo isso é bom, quando vem da bênção dispensada por Deus. Ser rico não é sinônimo de pecado. Abraão e Jó eram exemplos de grandes homens de Deus abastados. Mas o excesso tem prejudicado e destruído muitos lares.


As pessoas trocam um convívio familiar por mais ambições em prol de suas finanças. Amam deliberadamente o dinheiro (I Tm 6.10) e fazem dele o seu senhor (Mt 6.24). Elas deixam suas posses materiais tomarem o lugar da fé. Muitas pessoas imploram a Deus que as abençoe, mas, ao se apossar das vitórias da parte do Senhor, estas pessoas o abandonam.


Famílias inteiras são destruídas porque o mofo material está apodrecendo as relações entre os parentescos. Empresas vão à falência por causa de ambições mal planejadas e dos seus patrões. Casamentos se vão devido à presunção de um dos cônjuges em querer enriquecer mais. O resultado disso tudo termina numa fé abalada, num desestímulo para ter uma vida de santidade e no fracasso na relação com Deus.


Pessoal – Ídolos, gostos, companhias e atividades se enquadram no aspecto pessoal. Tudo começa com um entusiasmo propulsor. Depois, vira epidemia e se alastra pelo interior humano, transformando-se numa chaga mortal.


Alguém pode, por exemplo, começar a gostar de um cantor ou de algum tipo de interesse que os demais curtem, mas, ao exagerarem, tal entusiasmo vira obsessão. Depois disso, vira pecado, que leva à morte. Muita gente se deixa levar pelas paixões e concupiscências (Gl 5.24) e anda cercada de pessoas de má fé e má índole (I Co 15.33). São pessoas que se encantam com as coisas inapropriadas para um crente (Gn 34.1) por causa de uma praga que infectou seu lado pessoal. O fim, por consequência, é um trágico destino longe dos planos de Deus.


Espiritual - Este é o principal. Afeta tudo na relação com o Senhor. É consequência da corrupção dos aspectos material e pessoal. Quando alguém se deixar levar pelos ventos de doutrina, pelas filosofias vãs, pelas paixões infames e pela cegueira do mundo, o resultado é desastroso.


Jesus exemplificou as pessoas desse naipe numa de suas parábolas. Sentado num barco e falando para a multidão que O ouvia na praia, o Mestre, ao citar a parábola do semeador, enfatizou vários exemplos de campos nos quais as sementes eram semeadas. E o exemplo que mais se aproxima do que este texto propõe se encontra em Marcos 4.10.


As pessoas que estão com o aspecto espiritual comprometido por causa da impureza são representadas pela terra espinhosa. Ela simboliza o coração das pessoas que ouvem as Boas Novas e as recebem, mas as largam rapidamente quando chegam as atrações deste mundo, as delícias da riqueza, a busca do êxito, a sedução das coisas boas. As pessoas deixam de dar fruto porque a mensagem de Deus no coração delas devido à lepra do pecado na vida espiritual.


Fazendo uma análise destes três aspectos, onde a mácula tem destruído sua vida e sua fé? Será que a impureza tem se alastrado a ponto de corroer o interior da alma, da vida e da relação com Deus? A boa notícia é que existem meios, ou melhor, um meio altamente eficaz, que pode limpar qualquer mancha causada por mofos destruidores, bactérias pecaminosas e fungos demoníacos.


É através do sangue de Jesus, que purifica tudo, que podemos ter uma vida limpa diante do Senhor, seja no aspecto material, pessoal ou espiritual. Portanto, que possamos dizer como falou Davi: “purifica-me com hissopo, e ficarei puro” (Sl 51.7).


"De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." (II Tm 2.21)


A-BD

Nenhum comentário:

Postar um comentário