Visitantes

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RELAÇÃO ENTRE JUDEUS E ÁRABES: MITOS E FATOS.
Árabe comprando pizza de Judeu na Tachana Merkazit de Tel Aviv
Avenida Weizmann, centro de Kfar Saba. Cinco da tarde e o restaurante especializado em Faláfel está lotado. O dono e seus empregados, todos de kipot e atarefados, atendem aos clientes indistintamente. Faço meu pedido em Inglês, mas a língua oficial na casa, obviamente, é o Hebraico.
De repente uma jovem árabe, vestida a caráter, entra. Faz algumas perguntas em Hebraico e sai. Pouco depois retorna. Desta vez está acompanhada de um rapaz de cavanhaque, cabelo amarrado com um rabo-de-cavalo e acompanhado de duas crianças. A família conversa entre si em Árabe, mas fazem os pedidos em Hebraico. O garçom, solícito, limpa uma das mesas recém desocupada e, amistosamente, conversa com a família.
Minha curiosidade faz com que olhe algumas vezes para a mesa dos árabes. A jovem tem o rosto parcialmente coberto e é muito bonita. O rapaz tem os dentes amarelecidos, denotando ser um fumante inveterado. As crianças têm os olhos claros e volta e meia se levantam para correr atrás de alguns dos pombos que apanham migalhas sob as mesas. Tarde típica em Israel.
O interessante á que a idéia que comumente se tem no exterior é que árabes e judeus são inimigos figadais e que basta um encontro para desencadear ódios milenares. Nada mais falso. No dia a dia de Israel, a coexistência de árabes com judeus é, muitas vezes, mais amistosa do que entre eles mesmos. Já vi judeu gritando com judeu e árabe dando sopapos em outro árabe. Mas ainda não vi (e espero não ver) eles brigando entre si.
As cenas mostradas na TV não são falsas, existem. Mas são exceções, se levarmos em conta os milhões de habitantes que dividem esta terra em constante ebulição.
Neste caldeirão de exceções podemos colocar os extremistas judeus, devidamente representados por hirtos ortodoxos que nos olham de soslaio; e alguns jovens palestinos manipulados por lideranças inescrupulosas.
Aproveito a deixa para inaugurar hoje a NDS NEWS e a NDS TV. Enquanto a NDS NEWS será uma Agência de Notícias para divulgar fatos do Oriente Médio, a NDS TV veiculará propagandas, vídeos e filmagens veiculadas “na” ou “sobre a” Terra Santa. No futuro é nossa pretensão criar também a NDS RADIO.
A NDS NEWS já nasce com três clientes: Um portal de Notícias do Mato Grosso do Sul (GloboMS) e dois jornais de São Paulo, cujas primeiras matérias serão publicadas brevemente. Para inaugurar a NDS TV, veicularemos um filme que tem tudo a ver com o tema deste Post. Trata-se do curta-metragem “Strangers”, de 2003.
Dirigido pelos israelenses Erez Tadmor e Guy Nattv, “Estranhos” mostra um inusitado encontro de dois jovens do Oriente Médio – um árabe e o outro israelense – em um trem do Metrô de Paris. Longe da sua terra eles se vêm, subitamente, diante de um inimigo comum.
Depois de fazer sucesso nos circuitos alternativos, Estranhos virou longa-metragem em 2007, dirigido pela mesma dupla, Tadmor e Nattv.
Assista agora o curta de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário