Visitantes

quarta-feira, 3 de julho de 2013

“Qual o papel do Adolescente e o Pai na Família”



“Qual o papel do Adolescente e o Pai na Família” – (I Sm.16:8-12)

Davi foi um homem segundo o coração de Deus, mais que infelizmente teve uma família destruída... Olha o que se sabe sobre a família do Rei de Israel segundo o coração de Deus:

>Seu filho mais velho, Amnom, violentou a própria irmã, Tamar, uma prática que a Lei proibia e deveria ser punida com a pena de morte;
>Seu filho Absalão, irmão de Tamar decidiu vingar e assassinou o próprio irmão Amnon
>Absalão começou a fazer intrigas para tirar seu Trono;
> Absalão teve relações com suas concubinas publicamente no terraço, perante os olhos de todo o Israel;
> Absalão foi assassinado por Joabe, seu sobrinho e comandante de seu exército. 

Por que disso tudo? Por que tanta desgraça? Deus queria isso para a família do Rei? NÃO! Davi não viveu o papel de Pai que Deus tinha pra ele...
Temos vivido tempos difíceis na família, ate mesmo na igreja do Senhor, o diabo tem tentando destruir a Família. Como temos atendido adolescentes e Pais com problemas familiares! Mais Deus AMA E QUER ABENÇOAR SUA FAMÍLIA! 

O filho Adolescente segundo o coração de Deus:

1- Alegra seu Pai (Pv.10:1)> A primeira coisa é essa, algo muito simples que agente não percebe e erra como adolescente! “Poxa, mais que bobeira Matheus”, isso é que o diabo tem introduzido nos nossos adolescentes! Na fase infantil a criança faz tudo pelo pai, quer alegrar de todas as maneiras, faz ate o que não quer só pra tirar um sorriso dos pais, e na fase da adolescência não! Esses dias eu estava dando uma palavra que Deus não quer apenas servos, mais filhos, por quê? Porque o filho faz por amor, faz porque conhece o Pai, quer alegrar o Pai, nós sabemos o que alegra o Pai, a Deus e também o nosso Pai Terreno! E na hora que eu falei vi que muitos tinham a relação de servos também com seus pais terrenos, fazia por obrigação, ou porque ia ser recompensando! Atitude de servo com o próprio Pai! "O filho sábio alegra o seu pai."

2- É Obediente (Ef.6:1)> Obedecer por alguma recompensa é fácil, o servo faz isso, obedecer também porque senão fica de castigo também é fácil! O Adolescente segundo o coração de Deus obedece de verdade, se ganhar ou não ganhar, não por imposição, o filho Sabe a vontade do pai...

3- Honra teu Pai e Mãe (Ef.6:2)> Ué, mais obedecer não é honrar? Significado de Honrar: “reverenciar, Lisonjear, prestar respeito”... Forte! Honrar é reverenciar, é respeitar mesmo, como autoridade sobre sua vida, não só porque te criou, não! Mais porque Deus o colocou sobre você!

O Pai segundo o coração de Deus:

1- Ama e Demonstra (Tt.2:4) > Isso eu faço, eu amo meu filho... Mais será que você demonstra? Parece uma bobeira, mais como isso é importante, hoje são tantos adolescentes “na igreja” que não se sentem amados, em uma fase que tanto precisam... Tantas mudanças, tantas responsabilidades novas, tantas cobranças, 1° emprego, relacionamentos! O filho precisa se sentir amado! Em sua maioria, os adolescentes são carentes, cheios de medos e preconceitos. 20% são depressivos e insegurosE um erro muito grande dos pais e acharem que na adolescência seus filhos não precisam mais de abraços, beijos, apoio! Mesmo adolescente seu filho necessita de carinho! E se não tem, busca em tantas outras porcarias, na TV, nas drogas, nos amigos! 

2- Disciplina (Pv.19:18)> Pecamos muitas vezes pelo excesso ou pela falta. Mais hoje realmente é muito mais pela falta... A conseqüência precisa ter! Teve uma menina que foi em um encontro nosso que seu pai dava tudo o que ela queria e ela ficava ate a hora que quisesse na rua, o que aconteceu? Ela planejou engravidar aos 12 anos pra ver se seu pai chamaria atenção dela, e engravidou! Os adolescentes estão clamando por limites e muitos não disciplinam pensando que estão ajudando!

3- Direciona, aponta o caminho (Sl.127:4)> Eles estão numa fase com muitas dúvidas, inseguros e confusos. Você é a pessoa de Deus mais próxima na vida de seu filho. Pastoreie, não deixe esta tarefa somente para a igreja. Fale palavras de encorajamento, os motive... Eles são flechas em suas mãos! 

Pb. Matheus Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário