Visitantes

sábado, 13 de julho de 2013

Bruno Drumond A princípio, ungido no Antigo Testamento se aplica aos patriarcas, profetas e reis. Tocar no ungido do Senhor não era repreender, questiona-los doutrinariamente, ou expor seus erros. O “tocar no ungido do Senhor” ou “se levantar contra o ungido do Senhor” significa feri-lo ou matá-lo, como o final do próprio texto diz “não façais mal”, e em algumas traduções “não maltrateis”.

Davi repreendeu o ungido do Senhor:

“E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.” 1 Samuel 24.9-11

Vemos claramente que Davi, apesar do respeito ao rei Saul, como ungido de Deus, não exitou em repreendê-lo. E esse texto também confirma o significado bíblico de “se levantar contra o ungido do Senhor”. Lembre-se, ungido do Senhor eram patriarcas, profetas e reis.

No Novo Testamento ungido aplica a Cristo.

“Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel” Atos 4.26-27

Aqui Pedro cita o Salmo 2, aplicando a Jesus, quando fala que os reis da terra se levantaram contra o Senhor e seu Ungido.

Não achamos passagem alguma do Novo Testamento falando de pastores ungidos, e nem mesmo apóstolos ungidos. Na verdade a Bíblia ensina que todos os cristãos, não apenas pastores, tem a unção que vem de Jesus (1 João 2.20).

E voltando no Antigo Testamento, um texto que devemos observar é o de Jeremias 14.14 que diz: “Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.”. Nesse texto, Jeremias está alertando a respeito de pessoas que estavam fazendo falsas profecias e na verdade não eram enviados por Deus. Lembre-se, profeta também era “ungido do Senhor”, e Jeremias alerta que os falsos profetas não eram enviados por Deus. E o que esse texto tem a ver com diversos líderes hoje? Há muitos “pastores” e “apóstolos” hoje pregando mensagens que não tem nada a ver com o Evangelho de Cristo, por isso são considerados como falsos profetas, e falsos profetas não são enviados por Deus e tampouco tem a unção de Cristo.

Portanto, usar o argumento de “não tocar no ungido do Senhor” para defender falsos líderes é incorreto sem base bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário