Visitantes

terça-feira, 30 de julho de 2013

O que era Urim e Tumim na Bíblia?


O que era Urim – Tumim?

Urim e Tumim tem despertado certa curiosidade dos estudiosos da Bíblia. É de grande valia dizer que a aceitação geral quanto a interpretação do assunto não tem acontecido, por isso, vale a pena mais uma análise deste assunto:

I – O significado etimológico de Urim e Tumim:
Quanto ao significado dos termos Urim e Tumim os especialistas da língua hebraica chegaram a conclusão que significam “luzes e perfeições” ou “luz e perfeição”. Há ainda quem interprete a expressão hebraica como “as maldições e as perfeições”.
Em hebraico a palavra "Urim" começa justamente com a primeira letra do alfabeto hebraico (“alef”) e a palavra "Tumim" com a última letra do referido alfabeto (“tau”).

II – Mas o que realmente era Urim e Tumim?
Se tratava de certo objeto (os). Na verdade não existe uma clara definição de como era o objeto, ou objetos. Quanto a cor, tamanho, e também  a substancia do Urim e do Tumim realmente não sabemos. Talvez fossem dados, ou até bastões, que deveriam estar na dobra do peitoral dos sacerdotes. A atribuição desse legado pertencia a então tribo de Levi.
O estudioso Emílio Conde, em um de seus comentários diz que “a razão pela qual o escritor sagrado não descreveu detalhadamente o Urim – Tumim é que o objeto era perfeitamente conhecido de seus contemporâneos. Somente hoje está envolto em mistério”.

III – A primeira referência ao Urim e Tumim (Êxodo 28.30 NVI):
“Ponha também o Urim e o Tumim no peitoral das decisões para que estejam sobre o coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor. Assim, Arão levará sempre sobre o coração, na presença do Senhor, os meios para tomar decisões em Israel”.
Não é novidade que tudo no Antigo Testamento tinha um significado muito grande, inclusive as vestes sacerdotais. Quanto ao Urim e o Tumim não temos muitos detalhes. Sabe-se que ficava no peitoral do sacerdote (Levítico 8.8).

IV – O uso do Urim – Tumim:
Pelos textos apresentados na Bíblia com relação, percebe-se que eram pequenos objetos, alguns opinam serem pedras já que estavam no peitoral dos sacerdotes. Mas o que nos chama atenção era o uso que se fazia do Urim e do Tumim.
Possivelmente eram usados para lançar sortes na busca de uma resposta "sim" ou "não", usados para obter a vontade de Deus e em casos isolados (Números 27.21I Samuel 28.6). Alguns sugerem que poderia ser uma única pedra com duas faces que tinham gravadas as palavras "Urim" e "Tumim", uma de cada lado.
Aí está o uso do Urim e do Tumim; consulta pelos sacerdotes para saber qual a vontade de Deus, obter direção e orientação divina para determinadas questões que envolvia o povo de Deus.
Outra referência curiosa é quando o rei Saul fez uso do Urim e do Tumim de forma indevida (em I Samuel 28.6, que já citamos).
Outra passagem um tanto reveladora é a de I Samuel 14.41,42; na versão porpular ‘Dios Habla Hoy’, da sociedades Bíblicas Unidas – segunda Edición (versão em espanhol) nos remete este trecho de maneira mais detalhada, apoiando-se na versão grega , ou seja; na Septuaginta:

ESPANHOL:
“Entonces Saúl exclamo:
- Señor y Dios de Israel, por qué no hás respondido hoy a tu servidor? Si La culpa es mia, o de mi hijo Jonatán, al echar las suertes  saldrá el Urim; pero si La culpa es de Israel, tu pueblo, al echar las suertes saldrá el Tumin.
        La suerte cayó sobre Jonatán y Saul, y el pueblo quedó libre de culpa.
Luego Saúl dijo:
- echen suertes entre mi hijo Jonatán y yo. Y La suerte cayó sobre Jonatán."

TRADUÇÃO:
Saul exclamou:
- Senhor, Deus de Israel, por que não tem respondido ao teu servo hoje? Se a culpa é minha, ou o meu filho Jônatas, a sorte vai colocar o Urim, mas se a culpa é de Israel, teu povo, terá a sorte Tumin.
A sorte caiu sobre Jônatas e Saul, e a cidade era irrepreensível.
Então disse Saul:
- Lance sortes entre o meu filho Jônatas e eu. E foi tomado Jônatas."


Este episódio deu-se a fim de descobrir quem tinha violado um jejum, e foi descoberto o culpado por meio da prática do Urim e Tumim.
Segundo estudiosos do assunto, caiu em desuso este método de lançar sortes por meio do Urim e do Tumim. Já nos tempos de Esdras e Neemias, depois do rei Davi, já não mais aparecem referências claras ao Urim e ao Tumim no Velho Testamento. (Esdras 2.63Neemias 7.65).
Existem outras passagens bíblicas quanto ao uso de se lançar sortes, porém não obrigatoriamente ao uso do Urim ou Tumim (Jonas 1.7).
É sabido que a prática de lançar sortes era comum no Antigo Oriente Médio, e na maioria das vezes, pedrinhas ou pequenos pedaços de madeira marcados, eram colocados num vasilhame e quando tirado sabia-se em quem caiu a sorte, para culpa ou absolvição.
A última vez que vemos sobre a prática de se lançar sortes é já no Novo Testamento, quando da escolha da Matias para o colégio apostólico, no lugar de Judas, em Atos 1.26. Aqui também o texto não alude ao uso do Urim ou do Tumim.
Há quem ainda queira entender que o Sumo Sacerdote Caifás, quando formou conselho para deliberar a respeito de julgar a Cristo fez uso da prática do Urim - Tumim. Mas a verdade é que o sumo sacerdote profetizou de fato algo que depois se cumpriu. Quanto ao uso de Urim ou Tumim é apenas especulação. (João 11.49-51).
Rapidamente concluo que a prática do Urim e Tumim era um meio de se apelar a respeito de se saber a vontade de Deus em casos que haviam mais de uma alternativa, porém essa prerrogativa era exclusivamente dos sacerdotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário