Visitantes

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O mandamento de usar tsitsit prescrição é dada nas seguintes passagens da Torá: "E o Senhor disse a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam para si, de geração em geração, o tzitzit ( franjas) nas bordas de suas roupas ... "(Números 15:37-38). "Tu deves fazer franjas ti (Guédilime) em torno da peça com a qual você cobrir o seu [...]" (Deuteronômio 22:12).

Esta última passagem afirma especificamente que apenas uma roupa de quatro cantos deve incluir tzitzit.
A maioria dos mandamentos da Torá são dadas sem razão ou explicação precisa, embora a Torah frequentemente mencionado geral, porque de todos os mandamentos divinos, que são prescritos para o nosso bem. A Torá muitas vezes nos lembra que os mandamentos de D'us (mitzvot) são a fonte de nossa vida e nosso modo de vida, eles nos fazem santa e pura e são os canais através dos quais as bênçãos divinas, tanto material quanto espiritual, fluir para nós.

No entanto, a ordem que o tsitsit é um dos poucos, da Tora, que é uma razão especial é dada, em adição à razão geral. Assim, a Torá diz:

"Quando você tem estes franja, você olha e você vai se lembrar de todos os mandamentos do Senhor, para colocá-los em prática, e você se lembra meus mandamentos, você vai praticar e ser santo para o seu D'us "(Números 15: 3940)

A passagem do tzitzit (Números 15:37-41) aparece no Sidur (Prayer Book) como a terceira seção do Shema, recitamos na parte da manhã e à noite. Ele também menciona a libertação do Egito, que tem uma relação estreita com o tzitzit.

Quando e como é que vamos usar tsitsit? O mandamento quanto a usar só se aplica aos homens judeus. Os judeus têm duas roupas especiais com franjas: o talit gadol, que é o retângulo longo de lã em que são retirados barras pretas, e cujo adulto judeu se envolve para a oração da manhã, e Talit katan, uma peça de roupa especial com quatro cantos, com uma abertura para a cabeça e vestido sob vestes exteriores, desde o nascer do sol da manhã até a noite ou até mesmo durante o sono também.

Enquanto o talit gadol é usado principalmente por homens casados e, em algumas comunidades, também por jovens solteiros, Talit Katan está coberta até mesmo por crianças pequenas, geralmente a partir de três anos de idade, isto é, a idade em que as crianças começam a sua formação na observância de mitzvot diária.


Quais são tzitzit e como eles são colocados nos cantos da Talit Katan ou talit Gadol ? Todos tzitzit consiste de dezesseis fios de lã filho especificamente para seu destino sagrado de tzitzit. Quatro destes filho são mais longos do que o outro, cada um representando um "Chammache" para ser enrolado em torno do outro.

Quatro filho (incluindo um "Chammache") são utilizados para cada tsitsit. Eles são passados através de um pequeno orifício (ou buracos de ambos Talith Katan) fornecida no canto da peça de vestuário, a uma certa distância a partir da extremidade. O filho então dobrou no meio e empatou duas vezes. Neste ponto, o "Chammache" significa tudo por mais fim Iong e depois é amarrado ao redor do outro filho, sete vezes, fazendo sete "anéis", então parou por um nó duplo.

O processo é repetido, desta vez por oito anéis e um nó duplo. Seguido por onze "anéis" e um nó duplo e, finalmente, três "anéis" e um nó duplo. Antes de cada nó duplo, o filho são separados: quatro, depois quatro, oito filho de modo que continuam pendentes em cada canto; trinta e dois ao todo.

Assim, cada "Tsitsah" consiste em oito filho, cinco nós com quatro conjuntos de "anéis" entre cada uma delas, a saber: 7-8-11-13, respectivamente, dando um total de 39 "anéis" . Estes detalhes são muito importantes para o seu significado simbólico: eles nos lembram da "613 mandamentos" da Torá e são uma fonte de inspiração para o seu talit Gadol e Talit katan são "uniforme" do povo Judeu ea tzitzit são o "Insignia". Deus nos ordenou a usar tsitsit em roupa de quatro cantos, como uniforme e as insígnias do judeu.

Nos tempos antigos, os judeus usavam talit gadol o tempo todo, como um casaco. Mais tarde, especialmente quando nosso povo foi espalhado entre as nações do mundo, talit katan se tornou o uniforme permanente judeu, enquanto o talit era reservado para ocasiões especiais e orações na sinagoga e em casa.

Este "uniforme" nos lembra que D'us nos escolheu para servir como membros de uma especial "Royal Regiment", como soldados de D'us, com, acima de tudo, a obrigação de respeitar "613 regulamentos "em nossas vidas diárias.

Como membros desta "Força Divina" temos que conquistar outros do que nós mesmos e de nossa própria natureza. Devemos apresentar nossas próprias inclinações e paixões, para obedecer à vontade do Criador, que encontra a sua expressão no "613 mandamentos" Ele nos ordenou. Devemos servir a Deus sozinho, com um dom total de nós mesmos, e pronto para o sacrifício supremo em caso de necessidade. Tudo isso, a parashá de tzitzit nos diz: "Quando você tem estes franja, você olha e você vai se lembrar de todos os mandamentos do Senhor, para colocá-los em prática, e você não siga os desejos do seu coração e seus olhos para deixá-lo levar a infidelidade "... . "Eu sou o Senhor vosso Deus" (Números 15:39-41).

O tzitzit nos lembrar também o "613 Mitzvot" da seguinte maneira: a palavra hebraica "tzitzit" é numericamente igual a 600 (90 + 10 + 90 + 10 + 400). Cada "tsitsah" consiste de quatro filho dobrou filho é de 8, e 5 nós, dando um total de 13. Assim, fazendo com que todo o 613.

O nó duplo podemos fazer para Tsitsah é a nossa união permanente com Deus, uma aliança pacto duplo: que Deus nunca nos abandona, e não temos mais a Deus nunca nos abandona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário