Visitantes

terça-feira, 30 de julho de 2013

O que era Urim - Tumim na Bíblia?

2011-07-17 04:43


Estudo Bíblico: O que era Urim – Tumim?

        O Urim e Tumim, tem sido tema que há despertado certa curiosidade dos estudiosos da Bíblia. É de grande valia dizer que; aceitação geral quanto a interpretação do assunto não tem acontecido, por isso, vale a pena mais uma análise deste assunto.

I – O significado de Urim e Tumim:

        Quanto ao significado dos termos Urim e Tumim; os especialistas da língua hebraica, chegaram a conclusão que significam: “luzes e perfeições” ou “luz e perfeição”; e há ainda quem interprete a expressão hebraica como “as maldições e as perfeições”.
        Em hebraico a palavra ‘Urim’, começa justamente com a primeira letra do alfabeto hebraico, que é o “alef” e a palavra ‘Tumim’ com a última letra do referido alfabeto, a letra “tau”.

II – O que realmente era Urim e Tumim?

        Se tratava de certo objeto, ou de mais de um objeto. Porém não existe uma clara definição de como era o objeto, ou objetos. Quanto a cor, tamanho, e também  a substancia do Urim e do Tumim, realmente não sabemos, são desconhecidas. Talvez fossem dados, ou até bastões, que deveriam estar na dobra do peitoral dos sacerdotes. A atribuição desse legado pertencia a então tribo de Levi.
        O estudioso Emílio Conde, em um de seus comentários diz que “ a razão pela qual o escritor sagrado não descreveu detalhadamente o Urim – Tumim é que o objeto era perfeitamente conhecido de seus contemporâneos. Somente hoje está envolto em mistério”. (Emílio Conde, Tesouro de Conhecimentos Bíblicos – CPAD).

III – A primeira referência ao Urim – Tumim (Êx 28.30):

“ponha também o Urim e o Tumim no peitoral das decisões para que estejam sobre o coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor. Assim, Arão levará sempre sobre o coração, na presença do Senhor, os meios para tomar decisões em Israel”. (NVI).
        Não é novidade que, tudo no Antigo Testamento tinha um significado muito grande, inclusive as vestes sacerdotais, e quanto ao Urim e o Tumim, não temos muitos detalhes. Sabe-se, que ficava no peitoral do sacerdote (Lv 8.8) “depois, pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim” (RC).

IV – O uso do Urim – Tumim:

        Pelos textos apresentados na Bíblia com relação ao uso do Urim –Tumim, percebe-se que eram pequenos objetos, alguns opinam serem pedras, já que estavam no peitoral dos sacerdotes. Mas o que nos cahama atenção era o uso que se fazia do Urim –Tumim.
         A vontade de Deus era conhecida, tirando-se ‘sortes’, alguns sugerem que poderia ser uma única pedra com duas faces, que tinham gravadas as palavras Urim e Tumim, uma palavra em cada lado.
        Se observarmos no livro de Números (Nm 27.21) diz: “Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos Israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha”(NVI). A versão revista e corrigida traz: “e se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor, conforme o seu dito, entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação”.(RC).
        Aí está o uso do Urim –Tumim, servia de consulta pelos sacerdotes, para saber qual a vontade de Deus, obter direção, orientação divina para determinadas questões que envolvia o povo de Deus.
        Outra referência curiosa é quando o Rei Saúl fez uso do Urim – Tumim( de forma indevida), I Sm 28.6 “ Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas”. Então o Rei Saúl foi a procura da feiticeira, pitoniza de En-Dor.
        Outra passagem um tanto reveladora, é a de I Sm 14.41,42; na versão porpular ‘Dios Habla Hoy’ da sociedades Bíblicas Unidas – segunda Edición (versão em espanhol) nos remete este trecho de maneira mais detalhada, apoiando-se na versão grega , ou seja; na Septuaginta, vejamos:
“Entonces Saúl exclamo:
__ Señor y Dios de Israel, por qué no hás respondido hoy a tu servidor? Si La culpa es mia, o de mi hijo Jonatán, al echar las suertes  saldrá el Urim; pero si La culpa es de Israel, tu pueblo, al echar las suertes saldrá el Tumin.
        La suerte cayó sobre Jonatán y Saul, y el pueblo quedó libre de culpa.
Luego Saúl dijo:
__ echen suertes entre mi hijo Jonatán y yo. Y La suerte cayó sobre Jonatán”.
        Este episódio deu-se, a fim de descobrir quem tinha violado um jejum, e foi descoberto o culpado por meio da prática do Urim – Tumim. O trecho diz “...ao lançar as sortes cairá o Urim, mas se a culpa é de Israel, teu povo, ao lançar as sortes dará Tumim...” a sorte caiu sobre Jônatas...”
        Segundo estudiosos do assunto, caiu em desuso este método de lançar sortes por mei do Urim – Tumim, já nos tempos de Ésdras e Neemias, ou seja, depois do rei Davi, já não mais aparecem referências claras ao Urim e ao Tumim no Velho Testamento. (Ed 2.63; Ne 7.65).
        Existem outras passagens na Bíblia, quanto ao uso de se lançar sortes, porém não obrigatoriamente ao uso do Urim – Tumim. Por exemplo, podemos recorrer ao episódio do profeta Menor Jonas (Jn 1.7).
        É sabido que a prática de lançar sortes era comum no Antigo Oriente Médio, e na maioria das vezes, pedrinhas ou pequenos pedaços de madeira marcados, eram colocados num vasilhame e quando tirado, assim sabia-se em quem caiu a sorte, para culpa ou não.
        A última vez que vemos sobre a prática de se lançar sortes é já no Novo Testamento, quando da escolha da Matias para o colégio apostólico, no lugar de Judas, em Atos 1.26. mas o texto não alude ao uso do Urim – Tumim.
        Há quem ainda queira entender que o Sumo Sacerdote Caifás, quando formou conselho para deliberar a respeito de julgar a Cristo, mas a verdade é que o sumo sacerdote profetizou, algo que depois se cumpriu. Quanto ao uso de Urim – Tumim, é apenas especulação. (Jo 11. 49-51).
        Rapidamente concluo, que a pratica do Urim – Tumim era um meio de se apelar a respeito de se saber a vontade de Deus, em casos que haviam mais de uma alternativa, porém essa prerrogativa era exclusivamente dos sacerdotes.



Ler mais: http://adoracaoeuncao.webnode.com.br/news/o-que-era-urim-tumim-na-biblia-/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário