Visitantes

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Se aluga-se mais do que se constroi. ( templos)

Fortaleza tem 3,5 mil igrejas evangélicas
Data: 10/03/2009 Hora: 09h13
Compartilhe  
Fonte: O Povo

O fenômeno é facilmente percebido por quem anda pelas ruas de Fortaleza: as igrejas evangélicas estão em franca expansão. As arquiteturas são as mais variadas, desde os grandes templos até as sedes mais modestas, construídas a partir de residências ou lojas.

A Federação das Igrejas Evangélicas do Estado do Ceará estima em 3,5 mil a quantidade de templos evangélicos na Capital. Segundo o site da Arquidiocese de Fortaleza e agentes de Pastoral, são 140 igrejas católicas, o que daria uma proporção de 25 templos evangélicos para cada igreja católica.

A avenida Leste-Oeste, no trecho que liga os bairros Jacarecanga à Barra do Ceará, pode ser vista como um microcosmo das mudanças ocorridas no perfil religioso da cidade. Das 22 igrejas contabilizadas por O POVO ao longo da via, 19 são evangélicas, duas fecharam as portas e apenas uma é católica. Alguns quarteirões chegam a ser ocupados por até três denominações religiosas.

Em uma noite de sexta-feira, O POVO esteve no local e conversou com fiéis e pessoas que trabalham nos cultos de duas igrejas - a Tocha Viva e a Assembleia de Deus Sião Celeste, que funcionam uma de frente para a outra. À esquerda da Tocha Viva, outra entidade realizava seu culto: a Deus é Amor.

O diácono João Batista Pinheiro, 48, passou por diversas denominações religiosas, como a Igreja de Cristo e a Igreja Universal do Reino de Deus, até chegar à Tocha Viva. ?Meu dom não estava sendo utilizado?, explica. A origem do templo em que atua hoje foi sua própria residência, na rua Monsenhor Rosa, 918, no Jacarecanga. Com o passar do tempo, o número de fieis aumentou e o espaço tornou-se pequeno. A solução foi alugar parte de uma panificadora.

A rotina de atividades é ininterrupta: há ensaios na segunda e na terça; cultos de cura e libertação na quarta; dia de oração para senhoras na quinta; culto doutrinário na sexta; consagração e mais um culto no sábado e, fechando a semana, evangelismo no domingo à tarde. Esse é o momento em que os membros da igreja saem às ruas pregando a palavra de Deus.

João Batista está presente em quase todas essas ações, sempre no papel de supervisor. Além da função ministerial, trabalha em um órgão público durante o dia. O tempo para descanso ocorre nas brechas do sábado e do domingo. Tornar-se pastor é o passo seguinte, mas, segundo ele, ?ainda não é chegado o tempo?. ?Deus está preparando o meu caminho. Se eu for chamado, eu vou?, garante.

Mesmo com tamanha dedicação, as duas filhas de João Batista não frequentam o templo em que ele é diácono. A mais velha participa da Igreja Manancial das Águas Vivas, enquanto a mais nova assiste aos cultos no templo-sede da Tocha Viva. ?Elas não deixam de servir ao Senhor, mas se estivessem aqui seria melhor. Creio que Deus possa trazê-las para formar um conjunto de mocidade aqui?, aguarda.

Manter o controle sobre o surgimento dos templos é tarefa quase impossível. Muitos dos imóveis estão no nome de pessoas físicas. Na Secretaria de Finanças do Município (Sefin), há apenas 54 imóveis registrados como igrejas, o que lhes garante isenção no pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Onde está o restante?

O presidente da Federação das Igrejas Evangélicas, o pastor Gabriel Evangelista, informa que, para a igreja ser reconhecida, ela precisa ser uma organização, do ponto de vista financeiro, e um organismo, do ponto de vista espiritual. ?Tem de ser as duas coisas. Tem de ter CNPJ, estatuto e ata de fundação. Muitas vezes as pessoas só veem o lado espiritual e não se preocupam em tirar seu CNPJ. Cerca de 30% não têm o documento?.

De acordo com o pastor, a Prefeitura desconhece muitos templos evangélicos, bem como as empresas de água, energia e telefone. ?Nossa intenção é inscrever na Sefin. As igrejas não podem ser tratadas comercialmente?.

E-MAIS 

Em frente à Tocha Viva, um animado grupo de fiéis da Assembleia de Deus Sião Celeste também participa de um culto doutrinário. A agenda semanal de atividades de ambas é bastante semelhante. Das cerca de 20 pessoas que organizam o grupo, todas são voluntárias. Dentre elas, está o secretário-geral Leandro Fernandes, 30. Ele explica que nem mesmo o pastor recebe salário, haja vista a pequena quantidade de dizimistas.

O aluguel do imóvel, uma antiga loja de tecidos com jeito de residência, custa R$ 480 e pesa no orçamento da congregação. ?Temos cerca de 80 membros. Teríamos de ter 250 a 300 para alcançarmos a independência financeira?, avalia Fernandes.

Sobre o grande número de igrejas localizadas em uma mesma avenida, o secretário afirma não haver concorrência, mas sim, ?estilos diferentes?. ?Temos um trabalho voltado para o louvor. As pessoas se sentem mais atraídas e preenchidas. As outras igrejas têm um estilo mais tradicionalista?, compara.

A carência financeira dos membros faz com que muitos deixem de contribuir com o dízimo. Segundo Fernandes, alguns fiéis são ajudados ?em espécie?. ?A palavra de Deus não mata a fome. Temos de agir com o material?, explica.

4 comentários:

  1. NÓS ESPERAMOS O AREBATAMENTO A QUALQUER MOMENTO POR ISSO NÃO ESTAMOS CONSTRUINDO,SÓ ALUGANDO,TA BOM MEU IRMÃO,PENSE NISSO

    JASIEL DE SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS NÃO HABITA EM TEMPLOS CONSTRUIDOS POR MÃO DE HOMENS. TO CERTO OU TO ERRADO

      Excluir


  2. Oh presado em parte sim,e em parte não...

    ResponderExcluir


  3. A tática do aluguel é um não interesse em construir.
    e liberá argumento aos fiés que ele tenhe obrigação
    de pagar seu espaço dentro do culto.Enquanto no
    no templo própio você mantem o que é a comunidade
    usuflui como os departamento berçário e coisas mais.
    Os tessalonicenses alimentava uma idéia que Cristo
    estaria as portas e nada envestia na vida secular.
    e alguns estranhava até ao trabalhar.

    Que sejamos como os Bereanos...


    ResponderExcluir