Visitantes

quinta-feira, 20 de junho de 2013



Após oito anos sob o governo de Mahmoud Ahmadinejad, o Irã acaba de eleger Hassan Rohani como seu novo presidente. Sai o linha-dura notório pelo discurso anti-Ocidente e pela negação do Holocausto, entra o diplomata com postura conciliatória. Segundo o analista Ron Ben-Yishai, a troca é boa para os iranianos, nem tanto para Israel e o resto do mundo.

Primeiramente, ressalta Ben-Yishai, é importante lembrar que, no Irã, todos os presidentes são subordinados ao "Líder Supremo" Ali Khamenei, sucessor de Khomeini que nunca escondeu ser um entusiasta do programa nuclear iraniano nem que vê Israel como um inimigo a ser destruído. Enquanto as negociações para a suspensão do programa nuclear do país arrastam-se há anos, o Irã continua sua caminhada rumo à produção de sua primeira bomba atômica.

"Com a eleição de Rohani, os iranianos certamente ganharão mais tempo", acredita Ben-Yishai. "As potências ocidentais darão a ele pelo menos alguns meses até que estabeleça sua autoridade política. Não endurecerão sanções e podem até afrouxar algumas já impostas. Enquanto isso, as centrífugas nucleares continuarão girando, tornando o Irã um país à beira de possuir armas atômicas. O que acontecerá depois disso, só Deus sabe."

Saba mais >> http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4392620,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário