Visitantes

terça-feira, 18 de junho de 2013

Garçons nos púlpitos

Por James Pereira

Imagem: divulgação
Há alguns anos, tenho observado na congregação onde sou membro que os diáconos (deixo bem claro que não são todos) fazem questão de servir água aos presbíteros, ao pastor e a quaisquer outros obreiros que estiverem sentados no "altar" da igreja. Prática constante em todos os cultos realizados durante a semana. Independentemente do evento, sempre há um diácono disponível.

Água mineral numa bela bandeja sobre as mãos dos "servos" - termo que bem traduz o vocábulo diácono - "desfila" no lugar mais destacado do templo. Não que eu seja contra a um obreiro tomar um pouco de água para saciar sua sede, ainda mais numa estação tão quente como o nosso verão, mas o que muito me intriga é a real necessidade desses diáconos se passarem por garçons sendo, pois, sua principal tarefa servir toda a Igreja de Cristo. 

É oportuno lembrar, ainda, que muitos irmãos e muitas irmãs já se habituaram a passar pelo menos duas horas sem tomar um pouco de água para não perder um momento sequer do culto ao Senhor. Contudo, percebo que os obreiros do púlpito se desacostumaram a ficar pelo menos uma hora sem beber do maravilhoso líquido que mantém a vida de todos os seres vivos. A água que antes era oferecida apenas aos pregadores durante os cultos - pela extrema necessidade destes em hidratar as cordas vocais - hoje é distribuído "a torto e a direito". 

Enquanto isso, é muito comum ver repreensões a jovens e a adolescentes por saírem com frequência durante os cultos para irem até ao bebedouro para tomar um pouco d'água. E por falar em bebedouro, o da nossa igreja é péssimo. Tenho a impressão que ele não filtra e se ele faz essa função, só Deus sabe como está seu filtro, pois temo que não há manutenção do mesmo. Mas, isso não é problema dos dirigentes, certo? Afinal, eles tomam água mineral! Quem se importa se os membros estão tomando água vinda diretamente da torneira?

Falando sobre o assunto dos "garçons", ao ler o Texto Sagrado em At. 6. 1-3, percebemos que a função de um diácono é "servir às mesas". No primeiro versículo já é possível identificar quem são as pessoas que devem ser prioritariamente servidas e essas pessoas não são os apóstolos. Então, porque a prioridade dos atuais diáconos é servir quem está numa posição hierarquicamente superior. Será que isso não vai de encontro ao verdadeiro propósito do diaconato?

Alguém pode até contestar o que estou escrevendo afirmando que os diáconos também servem à igreja. Tudo bem, concordo que isso acontece, mas apenas uma vez por mês na ocasião da Ceia do Senhor. Fora isso, os diáconos só agem na igreja na arrumação dos bancos e olhe lá. Lamentável isso!

Entretanto, como é difícil tirar um costume que já está enraizado, sugiro aos diáconos que se disponibilizem também a servir água a todos os membros durante os cultos, pois isso já seria uma excelente ação para extinguir o entra-e-sai dos templos. 


Que os diáconos queiram se parecer com Cristo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário