Visitantes

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rei Salomão
Em cumprimento da promessa do Senhor a Davi, Salomão filho do rei Davi, edificou o templo ao Senhor Jeová, no Monte Moriá, onde o Senhor apareceu a Davi (2 Crônicas 3.1).
No templo foram gastos 108.000 talentos de ouro, 10.000 soldos de ouro e 1.017.000 talentos de prata, perfazendo um total de US$ 4.900.000,00 (quase cinco milhões de dólares). Salomão levou sete anos para edificar a Casa Do Senhor (1Reis 6.37,38).
Duração dos Templos construídos para os Filhos de Israel
Tabernáculo – Desde o êxodo do Egito até a construção do templo no reinado de Salomão, aproximadamente 400 anos.
Templo de Salomão – Passou por saques, profanações, reformas e purificações. Passados 400 anos aproximadamente, para tristeza dos judeus, o Templo de Salomão fora destruído e reduzido a cinzas por Nabucodonosor (II Reis 25.9). Julga-se que nesta ocasião desapareceu a Arca da Aliança.
Templo de Ezequiel – Trata-se de uma visão do templo para o futuro, não foi na realidade ainda (capítulos 40-43 de Ezequiel).
Templo de Zorobabel – Com o auxílio de Zacarias e Ageu, Zorobabel e o povo que voltara do cativeiro em Babilônia reedificaram o templo. Este templo durou mais tempo que os demais. Passados 500 anos aproximadamente, Antioco Epifanes saqueou Jerusalém e o Templo. Nesta tragédia, foram suspensos os sacrifícios diários. O invasor havia dedicado o Templo a Júpiter, cuja imagem fora levantada no altar dos holocaustos. Surge então Judas Macabeu, que dirigiu uma revolta contra o invasor e purificou o Templo. Neste período surgem as sinagogas.
Templo de Herodes – Herodes reconstruiu o templo a fim de alcançar a popularidade diante de seus novos súditos. Foi neste templo que aconteceram a apresentação de Jesus (Lucas 2.22), a Festa da Páscoa (Lucas 2.41,42), ensinamentos de Jesus (Mateus 26.55), cura de cegos e coxos (Mateus 21.14), expulsão dos cambistas (Mateus 21.12). Jesus também profetizou sua destruição (Mateus 24.2), que se cumpriu no ano 70 d.C., quando Tito invadiu Jerusalém com o seu exército. Hoje ali está a mesquita de Omar dos maometanos (ou muçulmanos). Desde a destruição do templo (ano 70 d.C), os judeus ortodoxos andam de preto até que seja reconstruído o templo.
:.
Pr. José Carlos Henrique
Superintendente da Escola Bíblica Dominical em Jacareí-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário