Visitantes

terça-feira, 18 de junho de 2013

Pr. Severino explica a diferença entre pastor, bispo e presbítero
22 de junho de 2012 às 22h03
Marigleide Moura
novasdeesperanca@gmail.com
Pastor usa textos bíblicos para fundamentar suas explicações
O pastor Severino Rodrigues, 2º vice-presidente da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas e dirigente da AD Cohab, elaborou a pedido do portalAD Alagoas um comentário bíblico a fim de esclarecer as principais diferenças entre pastor, bispo e presbítero. Confira:
No contexto neotestamentário, estas três palavras versam sobre uma mesma pessoa, ou seja, falam dos mesmos homens, e se refere aos anciãos, (At. 20.17; I Pe. 5.1-3; Tt 1.5-7).Esses títulos são dados aos mesmos homens, porém cada termo destes tem seu próprio significado:
PASTOR - É um termo muito usado na Bíblia especialmente no V.T., se referindo literalmente a pastor de ovelhas, aqueles que cuidam do rebanho. Cuidar é proteger, guiar, alimentar é sentir suas dificuldades, (Gn. 46.32; Lc. 2.8,20).O Espírito Santo no V.T., usou este termo figuradamente várias vezes descrevendo como um guia espiritual. O próprio Deus é chamado de Pastor desde os dias dos patriarcas, (Gn. 49.24; SI 23; Is. 40.11).
Já nos dias de Moisés, ele descreveu como pastor aquele que fora escolhido para guiar o povo, (Nm.27.17). No N.T., o termo se torna mais abrangente, classificando como pastor todo aquele que é por Deus qualificado para pastorear o seu rebanho, (I Tm 3.1-7; At. 20.28- 35; I Pe. 5.1-3). No novo testamento, Jesus também é chamado de pastor, (Mt. 26.31;Mc. 14.27; Jo 10.11; Hb 12.30; I Pe. 5.4).
BISPO - Vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em vários textos da Bíblia, são descritos homens a quem Deus escolheu e responsabilizou para guiar o seu povo e em todos os trabalhos na Igreja, (At. 20.28; Fp. l.l;l Tm . 3.2;Tt. 1.7).
PRESBÍTERO - Do Latim eclesiástico PRESBYTER, "homem mais velho", e portanto, respeitável na Igreja. Do grego - PRESBYTEROS, "mais velho", " talvez originalmente aquele que guia",. Vem de PRES "à frente".
Presbítero é aquele que tem o olhar mais longe, ou seja, aquele que tem uma visão das coisas bem mais distante, por ser considerado um ancião do povo. Deve ser um homem capaz de cuidar de uma igreja, quando falo cuidar me refiro aquele que é hábil no ensino da palavra, é fiel a palavra de Deus, preparado para combater até mesmo as heresias, pois quando Paulo instruiu a Tito na separação de presbíteros, estava inclusa esta responsabilidade, (Tt. 1.9; At. 14.23; 20.17). Na separação de um presbítero, dois fatores são indispensáveis para serem observados:
FATOR 1 - Deve ser consideradas as razões que estão ocasionando esta separação, conforme Tt.1.5. "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi ".
Como um crente que não é ordeiro pode colocar em boa ordem as coisas na casa de Deus? O candidato ao presbiterato da igreja deve ter em boa ordem, primeiro na sua própria vida, isto em todos os sentidos, como sendo: Moral (um homem que todos que o conheça dê bom testemunho dele e tenha condição de se necessário for, repreender alguém que estiver errado); Social (que tenha uma boa reputação na sociedade onde vive); Familiar (um homem que tenha uma vida conjugai descente, não um espancador de sua esposa, que tenha seus filhos em sujeição e obediência); Financeiro (que seja um homem fiel a Deus nos seus dízimos, não avarento, não roubador, não enganador da sociedade, não passador de cheques sem fundo, se assim o faz é um estelionatário e esta prática é crime).
FATOR 2 - Dentro dessas razões, vem as qualificações que a Bíblia exige para o exercício do ministério, que deve ser alguém de vida irrepreensível. " aquele que sofreu várias disciplinas, promove escândalos; ao meu ver, não é alguém irrepreensível; marido de uma só mulher. Se levar em conta que o bispo tem as mesmas obrigações espirituais que um presbítero, este precisa ser não arrogante, não orgulhoso, não dado ao vinho, não violento, não ser ganancioso, dever ser hospitaleiro, amigo do bem, deve ser prudente, justo, piedoso e que tenha domínio próprio, (Tt. 1.7-9; I Tm 3.2-7).
Dentro destes textos, destaco bem (I Tm 3.7), é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora. Bíblia linguagem de hoje: “É necessário que o bispo (presbítero) seja respeitado pelos que não são irmãos na fé, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do diabo”.
Estes são os princípios, que devem ser observados, além dos requisitos estatutário e regimental, que olhando do ponto de vista religioso, são subordinados a Bíblia Sagrada, esta que nós defendemos ser a nossa única regra de fé e prática para a igreja de Jesus.
O mundo humano está totalmente descomprometido com Deus, e tudo que faz referência ao bem moral, social, familiar e espiritual, a sociedade comum tem ridicularizado; infelizmente alguns líderes que se dizem cristãos, em defesa dos seus próprios interesses, também têm ridicularizado os princípios bíblicos. Precisamos voltar a pregar para a igreja, falando e praticando a verdade e dizendo: que a Bíblia, a Palavra de Deus, ainda é nossa regra de fé e prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário