contato@comunidadecristaplenit
Algumas doutrinas cristãs, determinam que as mulheres não devam se produzir, e nem usar calça, pois é considerado como pecado de vaidade.
Os versículos bíblicos para essa justificativa, são:
I Tm 2.9-10:
“quero que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem (se enfeitem) com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos dispendiosos, mas com boas obras”
I Pd 3.1-5:
“Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,”
É bíblico que nenhuma mulher deva se vestir para aparecer, ou se exibir. Deve-se evitar roupas extravagantes, curtas e justas demais. Isso tem a intenção de mostrar o corpo e provocar a sensualidade.
Mas vamos entender o significado de vaidade. Segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida, vaidade é: Desejo exagerado de atrair a atenção. Portanto quando a pessoa se produz para atrair a atenção, está em vaidade. Mas isso não significa que ela não precisa se cuidar e manter uma boa aparência, até mesmo por uma questão de testemunho.
Lembra de José, quando foi se apresentar para Faraó?
“Então o rei mandou chamar José, e foram depressa tirá-lo da cadeia. Ele fez a barba, trocou de roupa e se apresentou ao rei.” – Gn 41.14
José se arrumou para se apresentar ao Faraó, trocando de roupa e fazendo a barba. Isso não foi vaidade, mas estar com boa aparência.
As pessoas do mundo examinam o crente. Ninguém vai querer se converter para ficar com mau aparência. Uma mau aparência, é um mau testemunho.
Queria que pensasse: porque Deus determinou que as mulheres que saíram do Egito, levassem as jóias das Egípcias? Se as jóias fossem algo que não agradasse a Deus, Ele teria mandado destruir.
Veja também essa passagem Bíblica sobre a mulher em Cantares 1:
“Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço, com os colares.Enfeites de ouro te faremos,com incrustações de prata.”
Essas citações dizem que o marido se agrada da mulher bem arrumada, de forma que seja agradável pra ele. É bíblico.
Portanto diante de todo o contexto bíblico, conclui-se que a mulher extravagante está no pecado da vaidade, mas isso não significa que não deva se cuidar e estar agradável para o marido.
Mas que roupa então o crente deve usar?
A Bíblia diz em Dt 22.5 que o homem não deve usar roupa de mulher e a mulher não deve usar roupa de homem. Se travestir do sexo oposto é pecado.
“A mulher não usará roupa de homem, nem o homem roupa de mulher, pois quem faz tal coisa é abominável ao Senhor teu Deus”
A grande questão é o que é afinal roupa de mulher e de homem?
O que classifica a roupa feminina e masculina é a cultura de cada região.
Alguns países como a Escôcia, os homens usam saia. Em outros, existem leis que proíbe que as mulheres usem saias; e se recordamos as roupas nos tempos bíblicos - as túnicas; pareciam grandes vestidos.
Não é o uso da saia ou da calça que determinará se o crente está com a vestimenta de acordo com os padrões bíblicos, mas a intenção no coração em usar a roupa adequada e não se travestir do sexo oposto.
Pr. Ronaldo Calil
Nenhum comentário:
Postar um comentário