Visitantes

terça-feira, 27 de agosto de 2013



           1) QUAL DEVE SER A MOTIVAÇÃO PARA SE DESEJAR O EPISCOPADO?
No contexto atual, a cada ano a Igreja se torna mais forte, midiática, política e numerosa.
A tentação de homens desejarem o “episcopado” pela motivação errada é enorme.
Porém, o caminho a ser percorrido para não cair nesta cilada é o da HUMILHAÇÃO, VOLUNTARIEDADE E SIMPLICIDADE. Exemplos que nos deram os santos apóstolos.
O Apóstolo Paulo faz menção a alguns nomes do ministério da sua época e descreve sempre as virtudes de cada um; homens da sua inteira confiança, baseado na fidelidade desses homens.
Timóteo, Epafrodito (Igreja de Filipos);
Lucas, Priscila e Áquila que sempre estavam presentes no seu ministério e viagens missionárias;
Crescente que foi enviado para Galácia;
Tito que foi enviado para Dalmácia;
Tiquico que foi enviado para Éfeso, e alguns outros.
A principal lição que aprenderam com Paulo foi a de ser um líder-servidor. Aprenderam que o exercício do ministério do evangelho é feito pelo caminho da abnegação, da humildade, da disposição para trabalhar e pelo amor à obra de Deus.
O que mais chama a atenção nesses obreiros é que são pessoas da maior confiança do Apóstolo. Eles haviam aprendido o modelo Paulino de liderança. Eles sabiam que o exercício do ministério de serviço (pastorado) deve levar em conta a humildade, a disposição e o amor pelas pessoas que constituem o rebanho.
O ministério pastoral nunca pode ser encarado numa perspectiva DOMINADORA, mas, SERVIDORA, EXPONTÂNEA E VOLUNTÁRIA.
Foi pensando nisto que escreveu Pedro: “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de boa vontade, nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas, servindo de exemplo ao rebanho”. (I Pe. 5.2,3).
O Apóstolo Paulo era um verdadeiro Pastor, o seu coração estava voltado para as ovelhas da cidade de Filipos. Ele era um líder que amava a Igreja. Ele tinha as mesmas características de Jesus, o verdadeiro pastor, descrito em Jô. 10.11: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. Diferente de alguns que estavam alojados na Igreja de Filipos, chamados falsos mestres e falsos profetas, que disseminavam a doutrina do gnosticismo e da doutrina judaizante, e se multiplicavam naquelas cercanias.
Paulo escrevendo a Timóteo disse: “Os homens maus e enganadores vão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Tm. 3.3).
Mas disse também a Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tem aprendido” (2 Tm. 3.14).
O grande desafio dos obreiros da Igreja de Filipos era combater o perigo de se desviarem dói alvo, dando ouvidos a falsos ensinadores.

2) OS PASTORES SÃO DONS PARA A IGREJA
Conforme está prometido em Ef. 4.11: “E Ele deu uns como Apóstolos, e outros como Profetas, e outros como Evangelistas, e outros como Pastores e Mestres”. Todavia, é necessário que levem uma vida exemplar em todos os aspectos. Eles são responsáveis pelo cuidado, direção e ensinamento que uma congregação recebe.
A teor do que está escrito em At. 20.28, quem provê obreiros para a Igreja é Deus através do Espírito Santo. O exemplo de Pastor a ser seguido é o Senhor Jesus Cristo e o poder para exercer o ministério deve vir do Espírito Santo.
Nos dias atuais, os métodos para alcançar as pessoas pode ter mudado, mas, a mensagem do evangelho não pode mudar, deve ser sempre a mesma, como disse o Apóstolo Paulo: “porque o evangelho é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...”.
O Senhor Jesus ao chamar Pedro para pastorear a Igreja, disse: “apascentai os meus cordeiros, ovelhas”. Não disse, tenha autoridade e domínio sobre eles
3) CONTRA O QUE LUTAMOS?
Contra um cristianismo superficial (que não se aprofunda); contra um cristianismo espasmódico (que vive de momentos); contra um cristianismo estagnado (como se a experiência de conversão fosse um retrato na parede) – como Itabira – do poema de Carlos Drummond de Andrade, em que lamenta:
“Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!”.
4) O MINISTÉRIO PASTORAL DE PAULO
A epístola aos Gálatas, no texto de 4.12-20, demonstra o caráter pastoral de Paulo, revelando o seu lado dócil.
Após a apostasia dos Gálatas, ele escreveu uma epístola contundente.
Contudo, como o rebanho necessitasse também de afeto, de carinho, de cuidado e de atenção, Paulo, como pastor, passou a mostrar estar sensível às necessidades do rebanho, dizendo ter sido implacável e duro porque os amava, e não por ser inimigo deles. Por isso ele disse: “Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?” (Gl. 4.16).
No seu relacionamento pastoral com a comunidade dos Gálatas, ele mostrou também TERNURA PASTRAL.
“Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes” (Gl. 4.12).
Através dessa sua amabilidade com os Gálatas, Paulo ensina algumas lições e serem seguidas pelos pastores de nossa época:
A) O Pastor precisa ser versátil: às vezes precisa ser duro como a pederneira no deserto, e, às vezes precisa ser dócil como uma ovelha;
B) A ovelha necessita de ensino e orientações rígidas, mas, por sua natureza dócil precisa também de mimo, de carinho, de afeto, de cuidado e de atenção;
CARACTERÍSTICAS DA OVELHA:
- “Eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança...” (Jr. 11.19);
- “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca” (Is. 53.7);
C) O Pastor tem de mostrar inflexibilidade e coragem diante dos mercenários, dos leões e dos lobos vorazes, como viveu o pastor Davi: “Assim feria o teu servo [Davi] p leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como a um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo” (1 Sm. 17.36).
O QUE SIGNIFICA A PALAVRA MERCENÁRIO: Segundo o Dicionário Aurélio, MERCENÁRIAO é “que, ou quem trabalha por soldo, ou só pelo interesse da paga”.
D) O rebanho não sobrevive sem os cuidados do Pastor:
- “Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas” (Zc. 13.7);
E) O Pastor não sobrevive sem a companhia do rebanho, isso significa que o rebanho sem pastor fatalmente será desbaratado:
- “E o restante de Jacó estará entre os gentios, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre” (Mq. 5.8);
- “E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não tem pastor” (Mt. 9.36).
5) O PERFIL DO PASTOR
Algumas qualidades que integram o perfil do homem de Deus que foi chamado para o ministério pastoral, são:
A) Identifica-se com o rebanho
- “A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome as suas ovelhas, e as traz para fora. E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (Jo. 10.3-4) – ver também Jo. 10.14-16);
B) Ama com a própria vida
“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo. 10.11);
C) Alimenta o rebanho
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (Sl. 23.1);
D) Guia às águas tranqüilas e aos pastos verdejantes – Sl. 23.2;
E) Apascenta com ciência e inteligência, limpando-as dos carrapichos e similares – Sl. 23.4
- “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentará com ciência e com inteligência” (Jr. 3.15);
F) Defende o rebanho dos ataques inimigos
- “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas” (Jo. 10.12-13). Ver também Am. 3.12;
G) Socorre, indo em busca da ovelha desgarrada – Lc. 15.4-5;
H) Consola as ovelhas – Sl. 23.4
- “Como o pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente” (Is. 40.11);
I) Protege o rebanho durante o descanso
- “Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas” (Jo. 10.7);
- “Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-as nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho” (Jr. 31.10);
M) Vive do leite e da lã das ovelhas
- “E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras, e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo” (1 Sm. 25.2);
- “Comeis a gordura, e vos vestis da lã, matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas” (Ez. 34.3).
N) O Pastor tem em si o cheiro das ovelhas

6) COMO PAULO ENCAROU ESTA REALIDADE?
Paulo era um judeu ilustre, depois se tornou o apóstolo dos gentios, pai na fé dos crentes da Galácia, e fundador daquelas igrejas, mas nunca se aproveitou dessas prerrogativas. Valia-se do amor que tinha pelas almas mortais.
 
Banner

Nenhum comentário:

Postar um comentário