Visitantes

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como abençoar um pastor jubilado?



Ainda refletindo a respeito dos pastores, o que dizer daqueles que exerceram o ministério pastoral por toda sua vida e hoje estão jubilados? Será que pastor tem o direito de se aposentar? O que merecem esses pastores que passaram a vida toda abençoando outras vidas? Como abençoar os pastores jubilados? São poucas as igrejas que tem projetos que abençoam a vida desses pastores, entretanto, chegou um momento em que todas as igrejas com pastores chegando à terceira idade precisam planejar como auxiliar esses servos.

Pessoas que chegam à terceira idade, não necessariamente, param suas atividades. Normalmente apenas em caso de saúde uma pessoa para de exercer as atividades que pode e tem prazer em fazer. E isso não se refere apenas a trabalho. Diversas pessoas planejam suas vidas para trabalhar apenas até certa idade, ou precisam parar por questões de saúde, outras pessoas ainda param de trabalhar porque já estão com idade avançada, mas ainda tem muito à contribuir.

O trabalho com serviços auxiliares é uma das formas de colaborar para que um pastor jubilado ainda possa ser benção na igreja. Muito pastores podem contribuir de diversas formas sem estar à frente de uma congregação. Trabalho cristão é o que não falta. Sua experiência acrescentará muito no fortalecimento da igreja. É possível citar diversos papéis e cargos que um pastor jubilado pode exercer: Que tal promotor de missões? Que tal abençoar com a União de Homens, esquecida em muitas igrejas? Que tal conselheiro dos jovens e adolescentes? Que tal participar do conselho fiscal da igreja? Que tal liderar as reuniões de oração? Sugestão para manter um pastor jubilado ativo é o que não falta. Basta conversar e saber com ele, e talvez sua esposa, o que gostariam de fazer.

Todo trabalhador, ao final de anos de trabalho, recebe uma remuneração pelo tempo de serviço. Uma boa ideia é que as igrejas contribuam da mesma forma com seus pastores. Benefícios de auxílio poderiam ser tema de discussão nas igrejas batistas em prol dos pastores jubilados. É evidente que muitas igrejas não tem condições financeiras de abençoar da maneira merecida seus pastores jubilados, mas há meios de fazê-lo. Basta conversar e saber com ele, e talvez sua esposa, o que eles necessitam.

O que não é digno é esquecer esses pastores, que continuam sendo importantes na vida das igrejas. Conversar para oferecer atividades e saber suas necessidades é apenas uma das formas de abençoar a vida de quem ofereceu sua vida por suas ovelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário