Visitantes

sábado, 5 de fevereiro de 2011

                                                                      




Pr. Jorge Henrique BarroIntrodução: Olhamos para a humanidade a partir do Imago Dei (Imagem de Deus), onde todo o ser humano nasce com um propósito eterno e congenitamente definido - Sl 139.13-16 e Ef 1.11-12.1. O que é Louvor?

1.1 Conceituação:
"Falar bem de alguém ou alguma coisa; exaltar, elogiar, honrar, enaltecer, etc".1.2 Definição etimológica:
1.2.1 Velho Testamento (hebraico):
- HaLaL -"fazer ruído"; daqui surgiu a palavra aleluia.
- YaDaH -"descobrir para ser visto". Testemunhar os feitos de DEUS com o objetivo de torná-LO conhecido - II Cr 20.29-30.
1.2.2 Novo Testamento (grego):
- Eucharisten - literalmente "agradecer". Sugere um relacionamento muito íntimo com seu objeto.
- Eulogen - lit. "bendizer". Origem da palavra elogiar.1.3 Notas explicativas:
O louvor geralmente se limita ao patamar de ver os feitos de DEUS e nutrir um sentimento de gratidão a Ele, como doador de todo o bem, evocando desse sentimento expressões que O exaltam e O glorificam. O louvor sempre tende a nos levar à Adoração, um sentimento muito mais maduro e profundo. Esse é o trabalho do Ministério do Louvor na Igreja - levar as pessoas a verem quem DEUS É.2. O que é Adoração?

2.1 Conceituação:
* "Reverenciar; cultuar; pagar tributo ou respeito".
* "Adorar é ter a consciência tomada com a santidade de DEUS; alimentar a mente com a verdade de DEUS; purificar a imaginação com a beleza de DEUS; abrir o coração para o amor de DEUS e devotar a vontade com o propósito de DEUS." (Arcebispo William Temple)2.2 Definição etimológica:
2.2.1 Velho Testamento (hebraico):
- SHaCHaH -"reverenciar" Dt 26.10; I Cr 16.29; Sl 66.4; 95.6.
2.2.2 Novo Testamento (grego):
- Proskunéo - "pagar tributo" Jo 4.20; 12.20; Ap 5.14.
- Latréia - literalmente "estar prostrado".
2.3 Notas explicativas:
Existem muitos vocábulos para se referir à adoração, mas todos tem a mesma essência que é: serviço. É uma atitude de rendição completa ao senhorio de DEUS. Em Jó 42.1-6 vemos a adoração sendo exercitada. Começa com uma contemplação de DEUS. Contemplar é meditar na grandeza e na dignidade de DEUS; Salmo 23:
1) Contemplação
2) Extravasamento
3) DerramamentoReflexão final: Louvor e Adoração é um ministério eterno. Nascemos com ele e continua sendo a atribuição do povo de DEUS além túmulo. Todos os outros ministérios serão desnecessários no céu

Nenhum comentário:

Postar um comentário