Visitantes

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012



O que é ser um cristão reformado?

O QUE É SER UM CRISTÃO REFORMADO?

Recentemente conversando com alguns pastores de igrejas não reformadas, fui surpreendido com algumas indagações de que é impossível ser um cristão verdadeiro, se o mesmo for Reformado (calvinista). Eis os argumentos apresentados por eles;

1º- “É DIFICIL ESSE NEGÓCIO DE PREDESTINAÇÃO, POIS SE FOR MESMO ASSIM, POR QUE MOTIVO EU IRIA ORAR, ME SANTIFICAR E EVANGELIZAR , SE TUDO ESTA JÁ PREDESTINADO?”

2º- “COMO PODEREI PREGAR SOBRE ISSO QUANDO OS MEMBROS DA MINHA IGREJA PECAREM E DESANIMAREM?”

3º- “NA VERDADE, EU ATÉ ACREDITO NESSAS VERDADES, PORÉM, O QUE ME IMPORTA MAIS, É, GANHAR ALMAS”

4º- “PORQUE SER CALVINISTA SE TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS SERVEM AO MESMO DEUS?”

5º- “UM DIA DEUS REVELARÁ QUEM ESTA CERTO, ENQUANTO ISSO, O IMPORTANTE É PREGARMOS”

É mais do que evidente que o calvinismo não se restringe a esses meros pontos retratados aqui. Porém, quando o assunto é calvinismo em meio á cristandade moderna, logo uma cortina de fumaça invade o ambiente, e tudo torna-sê motivo para o sarcasmo. Assim como esses pastores que acabei de relatar, eu também em meu passado sustentei as mesmas infundadas argumentações. E mesmo sem um conhecimento verdadeiro sobre os temas que me eram complicados e difíceis demais para sustentar com meu até então arminianismo, eu também classificava o calvinismo como algo oposto a fé cristã.

1º- (Porque pregar se tudo já esta predestinado?)

O pensamento comum, de que, ao crer na doutrina da predestinação o individuo esta livre para agir conforme sua vontade, e independente do que faça ou deixe de fazer seu destino já foi traçado, não encontra-sê no calvinismo, mas sim, no ensino comum das igrejas modernas de nossos dias. As doutrinas Reformadas (calvinistas) de forma alguma negam a responsabilidade do homem e muito menos a soberania de Deus ; (Lc 17.7-10 Tg 4.17 Rm 14.12 1Pe 1.16 ) Muito pelo contrario, as doutrinas reformadas apresentam claramente que os predestinados (eleitos a salvação), não vivem mais para si, mas sim, para Aquele que os elegeu antes da fundação do mundo; (2Tm 2.3-5 Gl 2.20 Rm 6.6 2Co 5.15 Ef 1.4 Ef 2.10 Rm 8.29 )
Diante desta verdade, como pode alguém alegar que a doutrina da predestinação é algo contrario a sã doutrina?

Se o que conduz o cristão moderno a orar, santificar-se e a evangelizar, é apenas o premio aparente de uma recompensa por seus esforços humanos, onde então encontra-sê a Graça, e a soberania de Deus? Acaso podemos barganhar com o Todo poderoso apresentando nossas obras, como se as mesmas fossem necessárias ao Deus que é o dono de tudo o que há?

Acaso Deus necessita de algo? Acaso Deus precisa de algo? Se algo fosse necessário para Deus, essa seria a medida da sua imperfeição e nós serviríamos a um Deus imperfeito e necessitado, assim como o deus das falsas religiões. Seria possível adorar a um Deus que depende de nossa ajuda, para que Ele então possa nos ajudar?

Não, de forma alguma, não é esse o Deus que a Escritura nos revela, veja;

"Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu." (Jó 41 : 11)

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam." (Isaías 64 : 6)”

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2.8-9)

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2.13)

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.” (Tiago 4.13-16)



Um dos piores desvios doutrinários das igrejas modernas (não reformadas) é atribuir ao homem, algo que ele não possui; “O LIVRE ARBÍTRIO”. Essas igrejas enaltecem o homem, e vituperam o criador de todas as coisas; “ O SENHOR”. Se o homem é quem decidi o seu destino, e Deus apenas “deseja” que este (o homem) o “aceite” (conforme a teologia de Finney), devemos arrancar de nossas bíblias textos como estes;

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6 : 44)

"Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece." (Romanos 9 : 16)

"E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna." (Atos 13 : 48)

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15.16)

“Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.” ( Romanos 9-11-15)


2º- (Essa doutrina é muita pesada!)

E quanto ao fato de não poder pregar essas verdades aos mais fracos, será que existe algum embasamento bíblico para tal asneira? E evidente que não, veja;

CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

"Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus." (Atos 20 : 27)

“TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente (2Timoteo 2.1-5)

3º- (Eu até creio nesta doutrina, mas não posso proclamá-la, tenho é que ganhar almas)

Quanto ao fato de até crer nas doutrinas reformadas, isso não quer dizer nada. Pois crer por crer, não é crer verdadeiramente. Existem muitos exemplos assim na Escritura veja;

"E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito." (Atos 8 : 13) Mas o que dizer sobre este crer? Leia o restante do texto;Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. (Atos 8.21-23)

"Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." (Tiago 2 : 19) Será que pelo fato de os demônios crerem isso muda o fato de serem demônios e estarem condenados? Claro que não!

Da mesma forma, quando alguém alega crer, porém esse crer é algo apenas superficial e meramente humano, voltado apenas para os seus interesses pessoais , tudo isto é vão diante de Deus, veja;

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mt 7.21-23)

E no que tende a este “ganhar almas” como vemos por ai atualmente, que ganhar é esse, analisando o teor do cristianismo a nossa volta? As evidências de uma real conversão não estão apenas no abandono de alguns maus hábitos, e sim numa demonstração “visível” de NOVA VIDA. E essa Nova Vida, é completa em si mesma, portanto, é impossível um nascer parcial, tal como;
EU SOU CONVERTIDO MAS MINHA MÃO NÃO É NÃO
EU SOU CONVERTIDO MAS MEU NAMORO NÃO É NÃO
EU SOU CONVERTIDO MAS EM CASA EU NÃO SOU NÃO
EU SOU CONVERTIDO MAS LONGE DOS IRMÃOS NÃO SOU NÃO
E POR AI A COISA VAI........

4º- (porque ser calvinista se todas as igrejas são iguais)

O pensamento comum em nossos dias, é o de que todas as igrejas evangélicas independente do credo que professem e da teologia que as define, são todas iguais. Tal pensamento é falso, pois não existe a possibilidade de existir duas verdades que se contrariam. A própria Escritura apresenta apenas “um” caminho e não “dois”;

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6)

"Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?" (I Coríntios 14 : 7)

"Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa." (Filipenses 2 : 2)

"E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós." (João 17 : 11)

Portanto, não existe dualidade no que tende a Igreja de Cristo, já pensou se cada apóstolo tivesse uma opinião diferente sobre um assunto, e resolvesse criar a sua própria denominação? É claro que tal pensamento é uma loucura, mas não é isso que vemos por ai? Assim concluí-se que essas varias denominações existentes em nossos dias são qualquer outra coisa menos Igreja de Cristo.

A prova disto é a forma como cada uma das varias denominação modernas tratam a Escritura, exemplo; manipular, acrescentar, negar verdades, atribuir poderes místicos tais como se fosse um amuleto, e principalmente a forma de interpretação que utilizam.

Portanto, todas as igrejas não são iguais!

5º- ( Um dia saberemos quem esta certo, o importante agora é pregarmos !!!)

A questão em foco não é quem está certo ou errado, pois a verdade não é uma exclusividade dos reformados (calvinistas), mas sim de Deus. Assim aqueles que recebem a Escritura da forma como ela realmente se apresenta, estes sim podem dizer que vivem a verdade. E neste caso a fé reformada é a que mais se aproxima da verdade (sola escriptura).

Os cristãos reformados (calvinistas) reconhecem que separados de Cristo, ninguém será salvo e que homem algum tem o poder de decidir ou contribuir para com a sua salvação por meio de sua aparente bondade. Ao contrario das igrejas não reformadas, os calvinistas reconhecem que o homem esta morto espiritualmente e a menos que Deus intervenha em seu favor (concedendo-lhe uma nova vida), por meio de sua Graça (um favor que o homem não merece), o homem nunca o escolheria e assim perderia-sê no pecado. Será que podemos juntos pregar???




Nenhum comentário:

Postar um comentário