Visitantes

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012



Este Blog
Link daqui
Minha lista de blogs
Este Blog
Link daqui
Minha lista de blogs

terça-feira, 7 de junho de 2011

"O saldo de uma riqueza"


Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Lucas 12.20-21

O que realmente significa ser rico?, para muitos ,ser rico é estar por cima; é nunca precisar pedir e sempre poder mandar. No âmbito religioso (não generalizando) a coisa não muda muito, o nível de espiritualidade é medida pelo tamanho da oferta ou pelo poder aquisitivo aparente.

Para muitos hoje em dia, seguindo a teologia dos amigos de Jó, qualquer infortúnio é a causa da reprovação Divina. Não distante, esta a teologia da prosperidade , que salienta as necessidades humanas ,onde os "fiéis" devem desfrutar por DIREITO todas as bençãos materiais. Não é incomum atualmente cristãos adeptos desta teologia , afirmando;

EU NÃO ACEITO A DERROTA!!!
EU SOU FILHO DO REI, NÃO MEREÇO ISSO!!
EU DETERMINO, EU DECRETO, EU FALEI E PRONTO!!
EU POSSO TODAS AS COISAS !!!!

A uns tempos atras , ouvi uma dessas filhas do rei orando em prol de uma criança que estava enferma, na oração ele dizia;

"OLHA DEUS, AQUI É A SUA SERVA .........................., EU JÁ JEJUEI, PAGUEI O PREÇO, FIZ A MINHA PARTE ,AGORA FAÇA A SUA. SE O SENHOR NÃO CURAR ESSA CRIANÇA, O SENHOR NÃO SERÁ MAIS MEU DEUS......"

Acho que não preciso terminar a oração dela, não é ??. Assim como esta "serva" existem muitos por ai . Nosso dever é comunicar-lhes a verdade ,quer aceitem ou não.
Eu não faço aqui uma apologia a miséria ,de forma alguma, apenas saliento que do modo como o homem age em relação aos bens materiais pode-se perceber como é a sua vida espiritual. Acredito que existem muitos cristãos que estão sofrendo, vitimados por enfermidades incuráveis e ainda assim são gratos ao Senhor por tudo, ao passo em que um outro por perder o emprego abandona a fé que alega ter.

O saldo da riqueza de um cristão , não é a soma abastada de uma grande quantia, mas sim , o gerenciamento daquilo que Deus lhe concedeu para compartilhar com aqueles que necessitam. Quanto a isso , veja o que Calvino escreveu;

"Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que padecem necessidades. És rico? Isso não é para teu bel prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?" Sermao CXLI sobre Dt 24.19-22. OPERA CALVINI, tomo XXVIII, p. 204

Estamos vivendo em uma época em que o ser humano perdeu o seu valor, existem grupos que lutam em prol da vida de insetos,e outros que lutam com unhas e dentes para defender a fauna e a flora. Enquanto isso, seres humanos vivem ou sobrevivem em condições sub-humanas . A frieza nos corações esta em um nível tão alto , que se você parar para analisar , é mais fácil se emocionar assistindo um filme do que se comover na vida real.

Quem não se emocionou assistindo o filme "Sempre ao seu lado", Marley e eu,???. Porem , a maioria das pessoas que choram com um filme,são os mesmos que na maioria das vezes riem da realidade.


Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; ...Lucas 12.15-16 b




A vontade do Senhor para com todos os necessitados,é de que os seus servos demonstrem ao mundo (ou reflita) a luz que recebemos dEle ;

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5.16

Mas muitos podem dizer que nós não somos salvos por obras (Isaias 64.6), então por este motivo não devemos ter obras??


E quanto ao que escreveu Tiago;

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2.14.18

A alguns anos atras , fui seriamente advertido por um pastor quanto ao fato de demonstrar minha fé, ele me repreendeu pois eu estava demonstrando minha fé a um não crente, e segundo ele, crente só ajuda crente. Se todos pensarmos assim, onde a coisa vai parar heim???

Existem muitos cristãos que tem uma vida moderada financeiramente , mas quando o assunto é relacionado a dinheiro, estes já postulam-se como já cumpridores da fé;

EU SOU DÍZIMISTA ,JÁ FIZ A MINHA PARTE!!
EU SOU OFERTANTE, JÁ FIZ A MINHA PARTE!!
EU CONTRIBUI COM A ASSISTÊNCIA SOCIAL...!!!

A questão não é sobre quem já fez ou não a sua parte, pois enquanto estamos vivos , ainda resta muito a ser feito, e o tempo que nos resta ainda é pouco, diante de tantas necessidades e oportunidades.

Eu resolvi escrever este post, devido a gigantesca corrida que tenho visto de muitos cristãos , que correm para arrecadarem mais e mais, afim de entesourarem para o nada. Pois para onde vamos, nada levaremos deste mundo, e enquanto muitos correm atras das riquezas materiais ,esquecem-se de ajuntar junto do Senhor ,a verdadeira riqueza que nunca findara .

Algo que me chama a atenção no tempo da igreja primitiva, era a "comunhão" (Koinonia), algo que atualmente (não generalizando) esta em declínio. Talvez este seja também um dos motivos de existirem grandes templos com pequeninos rebanhos em nossos dias .

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." Atos 2.42-47

O Senhor Jesus também disse o seguinte;

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mateus 16.16

Então ,enquanto temos tempo, nós que conhecemos a verdade do evangelho ,façamos a diferença neste mundo.!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário