Visitantes

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Após haverem sido revelados os horrores do Holocausto*, foi levantada a questão: “Como isso poderia ter acontecido?”A chocante verdade é que o Holocausto foi o clímax de séculos de ódio e perseguição violenta, freqüentemente inspirados pela teologia cristã.
Sinto-me profundamente culpada como cristã, e também como alemã, pois desde a Idade Média os judeus foram impiedosamente mortos aos milhares, em cidades alemãs. Madre Basilea Schlink, a fundadora da nossa Comunidade em Darmstadt, Alemanha, em seu livro “Israel, O Meu Povo Escolhido”, escreve de maneira comovente como aqueles que atacam o povo de Deus, atacam a Ele próprio, pois Israel é a “menina dos Seus olhos” (Zacarias 2.8).
Considerando as atrocidades cometidas contra os judeus, em nome de Cristo, através de grande parte dos 2.000 anos de história do cristianismo, como podemos celebrar a passagem do milênio sem expressarmos primeiramente nossa profunda tristeza sobre o passado, num espírito de arrependimento? Pela nossa atitude e comportamento anti-cristãos temos envergonhado o Nome de Jesus, tornando-o ofensivo ao Seu próprio povo, os judeus... E assim, hoje é a nossa oração, que os cristãos em todo o mundo sejam inspirados a celebrarem o milênio com um culto de arrependimento, num espírito de unidade, reconhecendo nossa herança cristã comum.
Tirado de fontes históricas cristãs e judaicas, o assunto aqui contido é um breve resumo da horrenda história de conduta da cristandade para com os judeus, condutas essas que pavimentaram o caminho para o Holocausto.
Irmã Pista
Irmandade Evangélica de Maria, Darmstadt.

(Uma irmandade cristã internacional e interdenominacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário