Visitantes

quarta-feira, 19 de março de 2014

Regras e costumes com diversidade em alguns estados.


Inicialmente caracterizada por um rigorismo de conduta, fruto do que o sociólogo Paul Freston chama de "ethos sueco-nordestino", mesclando o pietismo nórdico com o patriarcalismo nordestino, hoje muitas igrejas Assembleias de Deus vêm experimentando, recentemente, grandes mudanças comportamentais concernente a usos e costumes.8
Há ainda diversidade de condutas, mas muito dessas igrejas já não mais impõem o uso de determinadas peças do vestuário feminino, consentindo que as mulheres usem calças compridas, decotes mais alongados ou mangas mais curtas, permitindo ainda o uso de jóias, tais como brincos, cordões, maquiagens e coloração dos cabelos, desde que mantido um razoável padrão de pudor. Praia, cinema e teatro já não são, terminantemente, proibidos. Quanto aos homens, diminuem as restrições ao uso de barba ou cabelos mais alongados, bem como bermudas e lazer. De igual modo, tendem a diminuir do cenário assembleiano as folclóricas proibições ao uso da televisão e do rádio.
A composição social dos membros consiste em classe trabalhadora, boa parte migrantes ou descentes de migrantes. Apresenta recentemente ascensão social1 .



Assembleia de Deus (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário