Visitantes

domingo, 16 de março de 2014

APRENDENDO COM A FIDELIDADE DOS RECABITAS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Jeremias 35
  1. O que é fidelidade? É a característica de quem é fiel em sua fé ou crença.
  2. Quem são os recabitas? Os recabitas, da casa de Recabe, foram um povo que viveu na época do Antigo Testamento, originários dos queneus (I Crônicas 2:55). Eles eram da linhagem de Hobabe, cunhado de Moisés – da família de Jetro (Juízes 1:16). Eles tiveram um líder de grande influência que os conduziram a práticas inegociáveis. Eles foram fiéis a Jonadabe.
  3. Quem é você?
  • Muitos são fiéis enquanto não são provados. Estes submetidos a provas são desaprovados.
  • Muitos outros são fiéis até mesmo ao serem pressionados pelas mais duras provas da vida.
Como o povo de Deus estava indo de mal a pior, de desobediência em desobediência, de infidelidade a infidelidade, Deus pede a Jeremias para convocar os recabitas para demonstrar fidelidade à voz de Jonadabe, o qual estava morto há cerca de 300 anos. Ainda hoje Deus nos confronta com a lealdade, perseverança e fidelidade desse povo.

I. OS RECABITAS ENSINAM LEALDADE – Jeremias 35:6-10

Jeremias convoca os recabitas para mostrar ao povo de Deus, de todos os tempos, um verdadeiro exemplo de lealdade. Jonadabe, um líder sábio e influente, instruíra seu povo, o qual por 300 anos seguia seus ensinamentos, embora sem a sua presença.
  1. Lealdade é reconhecimento dos princípios ensinados por alguém:Embora Deus deixou Seus sábios princípios a Seu povo os recabitas eram mais leais a um homem morto do que os israelitas a um Deus vivo.
  2. Lealdade requer persuasão: Jonadabe deixou seus princípios, estes foram passados persuasivamente de pai para filho. É no ambiente familiar que os padrões de lealdade aparece ou desaparece. No meio da família do povo de Deus não havia lealdade aos princípios divinos.
  3. Lealdade pode custar caro: Os recabitas foram convocados por Jeremias a irem ao templo para colocá-los à prova diante dos líderes religiosos da casa de Deus.
II. OS RECABITAS ENSINAM PERSEVERANÇA – Jeremias 35:2, 5-7

Os recabitas aprenderam de Jonadabe algumas coisas:
  • A não beber vinho, pois promove dissensões, imoralidade e divisões.
  • A não construir casa, assim era mais fácil fugir quando vinham invasores.
  • A não plantar no campo para não se apegar aos bens materiais.

O profeta Jeremias ordena os recabitas beber vinho. Não era propósito de Jeremias ensinar o povo a tomar vinho, mas contrastar a obediência dos recabitas com os israelitas que não obedeciam a seu Deus.
  1. A perseverança deve ser baseada na Palavra de Deus e não em emoções: Religião verdadeira jamais é baseada na emoção, mas no conhecimento racional de Deus e Sua santa Palavra.
  2. Perseverança só existe quando se tem convicção daquilo que crê: O povo de Deus muitas vezes tem vergonha de ser o que diz ser. O povo de Deus professa uma coisa e vive outra. Os recabitas eram convictos e perseverantes naquilo que um homem lhes ensinara havia muitos anos.
  3. Perseverança é continuar firme quando tudo é contrário: Os recabitas buscavam refúgio em Jerusalém, se recusassem o pedido de Jeremias corriam risco de serem expulsos (v. 11). No entanto, diante desta prova perseveraram; e, o povo de Deus muitas vezes nem tinham motivos para desobedecer a Deus e O desobedecia descaradamente.
III. OS RECABITAS ENSINAM FIDELIDADE – Jeremias 35:8-10

Lealdade e perseverança são as bases da fidelidade. Os recabitas venceram a prova e envergonharam o povo de Deus com sua lealdade e perseverança nos mandamentos de Jonadabe. Precisamos aprender que antes da fidelidade vem a lealdade e a perseverança.
  1. Fidelidade só existe quando se tem oportunidade de ser infiel: Sem livre arbítrio não há fidelidade. Deus nos deixa livres para escolher a fim de desenvolver nosso caráter.
  2. Fidelidade é uma questão de decisão lógica: Quem depende da emoção é instável. Para ser firme e convicto é preciso desenvolver a convicção pela decisão racional. Os recabitas decidiram ser fieis e por isso foram. Eles deram a razão de sua decisão (v. 6).
  3. Fidelidade nos torna firmes, infidelidade nos faz frouxos: O infiel anda conforme as circunstâncias, o fiel conforme suas crenças.

CONCLUSÃO:
  1. Fidelidade em qualquer situação só é possível mediante o temor reverente e confiança em Deus (Jeremias 35:13).
  2. Fidelidade em qualquer situação é o que um Deus amoroso e fiel espera daqueles que se comprometem com Ele (Jeremias 35:14-16)
  3. Fidelidade em qualquer situação recebe aprovação e a bênção de Deus, enquanto que a infidelidade traz maldição (Jeremias 35:17-19).

 Pr. Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário