Visitantes

quarta-feira, 26 de março de 2014

  • 24
    NOV
    Hospital de Israel atende neta do líder supremo do Hamas

    Aamal com seu avô Ismail Haniyeh, em Gaza, antes da ida dela a Israel. Foto: Divulgação.
    Aamal Haniyeh, menina palestina de um ano de idade, sofre de grave inflamação gastrointestinal que afeta seu sistema nervoso. Ela foi levada, na semana passada, ao Hospital Infantil Schneider, em Israel.
    De acordo com o jornalista Clóvis Rossi, em sua coluna deste domingo, 24, na Folha de S. Paulo, Aamal é uma das cerca de 200 crianças palestinas que são atendidas a cada ano só no Schneider, para não falar dos 593 palestinos que, de janeiro a setembro, foram encaminhados a hospitais de Israel.
    Há, no entanto, algo excepcional nesta história: Aamal é neta de Ismail Haniyeh, líder supremo do Hamas, grupo terrorista que prega a destruição de Israel. Segundo Rossi, ele mandou ligar para o escritório do coordenador israelense de Atividades Governamentais nos Territórios, para solicitar que fosse atendida em Israel uma criancinha palestina – era Aamal.
    Infelizmente, a doença dela é incurável e ela voltou a Gaza.
    A história – se não a de Aamal, a de todas as outras crianças israelenses e palestinas -, pode continuar de outra forma. Como escreve Rossi: se as fronteiras entre judeus e palestinos puderem ser “definitivamente borradas a partir da gratidão de um avô que suplante o ódio de um guerreiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário