Visitantes

terça-feira, 25 de março de 2014

As doze tribos


Por historiador Amarildo Salvador
Ao sair do Egito o povo Hebreu estava dividido em doze tribos, lideradas por Moisés caminharam por 40 anos no deserto moldando assim a estrutura do judaísmo libertando-se dos vícios dos deuses pagãos e se preparando para entrar na Terra Santa.
A Bíblia é a principal fonte desse período obscuro da sociedade hebréia tendo em vista a dificuldade de recolher informações dos povos que até então eram os dominadores como a exemplo dos egípcios, mas essa dificuldade torna-se uma prova por excelência pois uma das características principais desse povo era não registrar suas derrotas.
A escolha de Arão e dos seus descendentes como sumo sacerdote, no Monte Sinai como fica registrado em Êxodo. Marcou toda civilização dos hebreus, que ficou conhecida pelos seus contemporâneos como o povo do Deus único.
Exod 28:6-14 E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada. Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá.
E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel, seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações; Conforme a obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás.
E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR.
Farás também engastes de ouro, e duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porás nos engastes. “
A missão de conduzir os nomes das tribos na estola sacerdotal ficou a cargo da linhagem de Arão, as doze tribos estariam representadas por doze pedras preciosas que tinham localizadas no peitoral do sumo sacerdote que pedira a Deus o perdão de toda nação.
Não havia uma hierarquia entre as tribos, no entanto o livro de Números comprova o censo de todas as tribos no Sinai e a importância militar de cada uma revelada no número de guerreiros capazes de lutar em caso de guerra.
Sumo Sacerdote
Pedra preciosa                       Tribo                                      Quantidade de homens
Divisão política das doze tribos
Ao concluirmos o texto podemos avaliar a partir das informações descritas nas escrituras Sagradas, que o valor das pedras da estola sacerdotal estava mais relacionado à posição das tribos e a sua capacidade de combater do que uma posição hierárquica diante de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário