Visitantes

quarta-feira, 26 de março de 2014



                                         

                             Um exemplo de Jovem Cristão .


















"Ninguém despreze a tua mocidade, mas  um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza".



1. Vivemos num tempo muito difícil para o jovem crente, pois ele é obrigado a conviver com muitas pressões, tais como:
a. Sexo livre,
b. drogas,
c. vícios,
d. violência,
e. etc.
2. Todos estes canais que pressionam o jovem cristão, estão em evidência diariamente em todos os meios de comunicação, tais como: cinema, televisão, jornais, revistas, etc., tornando-se "atrativos", do inimigo de DEUS, para ludibriar, enganar, aqueles que não estão firmes em Jesus e na sua Palavra.
3. Paulo, embora vivendo um tempo em que não havia tanta pressão sobre os jovens como nos dias de hoje, sente a necessidade de aconselhar o jovem Timóteo, no sentido de que ele fugisse das paixões da mocidade, sendo um exemplo de vida para outros. Vamos ver nesta noite: "COMO O JOVEM CRISTÃO PODE SER PADRÃO, MODELO, PARA OUTROS JOVENS?"

I - O JOVEM CRISTÃO, PODE SER PADRÃO PARA OUTROS JOVENS POSSUINDO UMA PALAVRA, SAUDÁVEL, QUE EDIFICA
1. Aprendemos a conhecer uma pessoa, por aquilo que ela fala. A Bíblia fala que a boca transmite o que se produz no interior do coração:
a. Mc 7.21-23, "20 E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. 21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez, 23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem".
b. Lc 6.45, "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca".
2. Precisamos evitar alguns vícios de linguagem que ao invés de edificar, ajudar, acabam por corromper os bons costumes:
a. Devemos evitar a mentira, Ef 4.25, "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros". Jamais devemos falsear a verdade. Nossa palavra deve ser "sim, sim, não, não", pois o que disto passar, segundo o ensino de Cristo, vem do inimigo de DEUS, Mt 5.37, "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno".
b. Devemos evitar o palavreado torpe, Ef 4.29, "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem". A palavra"torpe", significa "obscena", "nojenta", "suja", "indecente", "asquerosa". Nosso linguajar deve ser diferente do linguajar do mundo.
c. Devemos evitar a maledicência, Tg 4.11, "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz".
d. Devemos evitar as blasfêmias, Ef 4.31, "Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia". São os famosos xingamentos.
4. Enfim, nossa palavra não deve ser suja, maligna, mentirosa. Devemos usar nossa língua para edificar pessoas, consolar os tristes. Devemos ter sempre uma palavra condizente com a nossa fé.

II - O JOVEM CRISTÃO, PODE SER PADRÃO PARA OUTROS JOVENS POSSUINDO UM PROCEDIMENTO COERENTE COM SUA VIDA COMO FILHO DE DEUS
1. Da mesma forma que nossas palavras, o nosso procedimento também não pode esconder o que de fato somos. Normalmente aprendemos a conhecer uma pessoa pelos seus atos, pela sua maneira de se comportar diante das situações, dos problemas.
2. Como deve ser o procedimento do jovem cristão?
a. O primeiro ponto a ressaltar é que nosso procedimento deve ser condizente com nossas palavras. Não podemos pregar uma coisa e viver outra. Jesus condenou severamente os fariseus de seu tempo por cometerem este tipo de pecado, Mt 23.3, "3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam".
b. Outro ponto a ressaltar aqui, é que a nossa maneira ideal de viver só é conseguida quando nos tornamos mais parecidos com o Senhor Jesus, compartilhando de suas virtudes, como o amor, a pureza, a santidade e os vários aspectos do fruto do Espírito Santo, Gl 5.22-23, "22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei".
3. Nosso procedimento, deve ter como exemplo Cristo, para podermos ser exemplo para outras pessoas. Vamos cuidar para procedemos de acordo com a vida cristã que pregamos.

III - O JOVEM CRISTÃO, PODE SER PADRÃO PARA OUTROS JOVENS POSSUINDO UM AMOR ARDENTE PARA COM O IRMÃO E PARA COM OS QUE ESTÃO PERDIDOS, SEM DEUS
1. O amor é aquela virtude que nos leva a um espírito altruísta, tendo cuidado pelos nossos semelhantes, da mesma maneira que cuidamos de nós mesmos. Uma boa definição de amor seria a seguinte, de acordo com oDicionário Aurélio: "Amor é o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa". Poderíamos acrescentar a esta definição, "...desejar o bem de outrem, como se deseja o bem de si próprio".
2. Nosso amor pelos irmãos, e pelas almas perdidas, deve-se espelhar no amor de Deus pelo homem. Vários textos da Palavra de Deus nos mostram este nível de amor incondicional e profundo que Deus dedicou ao homem:
a. Jo 3.16. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Temos aqui o "amor universal", o "amor sem limites", e o "amor entrega".
b. 1 Jo 4.9-11, "9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros".
3. Pelo teor dos textos vistos, podemos ver como deve ser nosso amor para com as pessoas. Se queremos ser exemplo para outras vidas, devemos aprender com a Palavra de Deus como amar de verdade.

IV - O JOVEM CRISTÃO, PODE SER PADRÃO PARA OUTROS JOVENS POSSUINDO UMA FÉ AUTÊNTICA
1. Quero começar este item perguntando: Qual é o grau, a temperatura da tua fé? 
Entrega
3. É este tipo de fé que se espera do jovem cristão que deseja ser um exemplo para outros em termos de vida cristã.
a.
b.
c.
4. Jesus nos ensinou que devemos lançar todo nosso cuidado sobre ele, que ele cuidará para que tenhamos uma vida tranqüila:
a.
b.
V - O JOVEM CRISTÃO, PODE SER PADRÃO PARA OUTROS JOVENS POSSUINDO UMA PUREZA INIGUALÁVEL
5. Não vamos permitir que o inimigo de DEUS, roube a nossa fé na providência de Deus, administrando incredulidade em nosso coração.
1. No grego, temos a palavra "agnéia", que significa "castidade", "pureza". Esta palavra era usada para se referir à pureza tanto da mente, como do corpo, evitando-se os vícios sexuais.
2. Naturalmente, isso não se limita aos pecados da carne, mas abrange também a natureza interior das intenções e dos próprios motivos, uma vez que todo pecado começa dentro do coração e se exterioriza através de atos. É por esta razão que Jesus, admitiu que o pecado de adultério, pode ser cometido até mesmo sem a prática física do ato, Mt 5.28, "Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela".
3. Dentro deste mesmo princípio está enquadrado o pecado da cobiça, à mulher do próximo, que também se constitui pecado de adultério, Êx 20.17, "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".
4. Querido jovem, se você quiser ser exemplo de vida cristã para outros, você precisa aprender a controlar seus impulsos carnais, e guardar a pureza bíblica. Não dê margem ao diabo nesta área, porque é aqui que ele tem derrubado muitos jovens. Alguns são levados a um casamento precipitado, por não se guardarem, e depois terão que amargar derrota pelo resto da vida.
CONCLUSÃO:
1. Dentro do que vimos, você como jovem cristão, pode ser exemplo para outros, se viver uma vida cristã dentro das virtudes vistas:
a. Possuindo uma palavra que edifica,
b. Tendo um procedimento cristão,
c. Amando os irmãos e os perdidos,
d. Tendo uma fé inabalável,
e. Guardando-se das contaminações do mundo em que vivemos.
2. Ou você também pode ser motivo de derrotas e escândalo para muitas vidas, se o seu procedimento não for enquadrado nos verdadeiros princípios da vida cristã.
3. Faça um propósito diante de Deus, para viver uma vida que seja exemplo, e não uma vida que não serve para nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário