Visitantes

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

E durante um mês...

Tierra Exquisita
Uma viagem a Buenos Aires e Patagônia


Escrito por Elton Melo às 15h57
[
(2) Vários Comentários] [envie esta mensagem]


Trocando figurinhas...

Confira o artigo Empreendedor de Sucesso no blog Business Opportunities Brasil (BOB para os íntimos).
Agradecimentos especiais a Cris Zimermann!


Escrito por Elton Melo às 21h35
[
(0) Comente] [envie esta mensagem]


Prédios do Centro Velho


Ministério Público de São Paulo, próximo ao Largo de São Francisco
Andando um pouco mais a partir do metrô Anhagabaú, entramos em um emaranhado de ruas do Centro Velho de São Paulo, repletas de prédios do início do século passado.
Existem edifícios bastante deteriorados, mas também há prédios bem conservados e recentemente restaurados.
Muitos dos edifícios da região são usados por instituições financeiras:

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa)

Banco Sudameris

Banco Santander Banespa
Tem até um prédio antigo que virou academia!

Academia Bioritmo
Algumas das atrações da região serão mostradas mais tarde, quando chegarmos no metrô São Bento.


Escrito por Elton Melo às 10h11
[
(2) Vários Comentários] [envie esta mensagem]


Voltando ao Vale do Anhangabaú

Também me esqueci de falar de uma curiosidade sobre a Praça Ramos. Diz a lenda urbana que devemos segurar o dedo médio (!) da mão esquerda do Condor e fazer um pedido. O tal dedo já está até gasto!

Condor: se tiver coragem, segure o dedo médio e faça um pedido
Se você não gostou muito dessa estória do dedo, então pode optar pelo método tradicional mesmo: faça um pedido na fonte Glória, Ordem e Progresso, depois jogue uma moedinha!


Escrito por Elton Melo às 19h50
[
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem]


Me esqueci de mostrar na República...

A Bibliotheca Municipal de São Paulo foi criada em 1925 e foi instalada no ano seguinte na R. Sete de Abril, onde funcionou durante 15 anos. Com o crescimento do acervo e do número de usuários, foi a transferência para um novo prédio.
Em 1942, foi inaugurado pelo Prefeito Prestes Maia o edifício atual, na R. Consolação 94.
No projeto idealizado por Rubens Borba de Morais e Jacques Pilon, constavam duas torres de depósito de livros, para abrigar um milhão de volumes, mas apenas uma foi construída.
O edifício foi considerado uma marco da arquitetura art déco em São Paulo.
Recebeu o nome do escritor Mário de Andrade a partir em 1960.


Estátuas de Camões e Cervantes
A Sinagoga Beth-El (R. Martinh Prado 128, esquina com R. Avanhandava 137) tem arquitetura em estilo bizantino. O projeto foi iniciado em 1929 pelo arquiteto Samual Roder. O local está fechando ao público para reformas; no ano que vem, deve ser inaugurado no local o Museu Judaico de São Paulo.

A Sinagoga Beth-El
Com a ajuda do amigo José Cláudio Crespin: beiti - minha casa; deith tefilah - sinagoga; icra - honra; col - todo; iamim - povo. Ou seja, "Minha casa, a sinagoga, é a honra de um povo."

Em hebraico: "Minha casa, a sinagoga, é a honra de um povo"
Pela Av. São João, temos a Praça Júlio Mesquita. A praça triangular, rodeada por prédios da década de 1930. A fonte em estilo art nouveau, de 1923, está bem descuidada; as esculturas das lagostas foram roubadas!

A fonte da praça Julio Mesquita, praticamente abandonada
Julio de Mesquita foi jornalista, advogado, poeta e secretário de Prudente de Moraes. O jornal O Estado de São Paulo até hoje dirigido pela família de Mesquita.
E finalmente, a famosa esquina da Ipiranga com a São João!


Escrito por Elton Melo às 22h54
[
(3) Vários Comentários] [envie esta mensagem]


Me esqueci de mostrar em Higienópolis...

A Paróquia Imaculado Coração de Maria fica na R. Jaguaribe, 735. O interior é muito bonito, mas pediram (muito educadamente, coisa rara...) para não fotografar. Há problemas legais quanto à restauração das pinturas, e o processo já se arrasta há muitos anos. De qualquer forma, vale uma visita!
Então, vamos para a Igreja de Senhora de Sion (Av. Higienópolis, 983). A Congregação de Nossa Senhora de Sion instalou-se em São Paulo em 1901, com a vinda de algumas freiras de Juiz de Fora, onde a febre amarela obrigara as religiosas a fecharem o colégio lá existente. O local escolhido para a instalação do novo colégio foi o bairro de Higienópolis, que apresentava "uma quietude de ambiente, uma pureza de ar e uma beleza de horizontes que tornava agradável a reflexão e o estudo".

A Capela
A Capela tem suas obras iniciadas em 1941, sendo que seu estilo guarda as características das Capelas de Nossa Senhora de Sion de outros países, sendo particularmente semelhante à de Petrópolis.

O Colégio
O Colégio Nossa Senhora de Sion abrigou grande número de alunas que pertenciam às mais ilustres famílias do Estado. Foi preciso construir um novo prédio e o arquiteto encarregado da obra foi o Ramos de Azevedo. Os lances que levam ao primeiro andar, com degraus de mármore, vieram da Europa, tendo chegado junto com as escadas do Teatro Municipal. Os vitrais também foram importados, assim como várias janelas e assoalhos.
N.Sr.ª de Sion: Maria em trajes das antigas mulheres judias,
com uma coroa de quatro pontas, segurando o menino Jesus
E também a Paróquia Santa Terezinha (R. Maranhão, 617). A igreja foi inaugurada em 1928, seguindo o projeto do arquiteto Antônio Vicente. O interior da igreja, em formato de cruz, é de estilo predominantemente românico. Em 1958 foram construídos o colégio e o convento, sede provincial da Ordem Carmelitana Descalça no Brasil.
O altar central é de mármore de Carrara, trazendo uma imagem de Santa Terezinha descalça, ao lado do Menino Jesus recostado na Sagrada Face.

Santa Teresa d'Avila e São João da Cruz
Nos altares laterais, pinturas retratando os principais reformadores da Ordem Carmelita — Santa Teresa d'Avila e São João da Cruz. Acima, anjos representando a sabedoria e a penitência.
A cúpula é ladeada pelos quatro evangelistas, e no centro Santa Teresinha nos céus. No pequeno coro, havia um órgão residencial, que pertenceu à família Kovarik, e atualmente há um órgão Walker de dois manuais. Os vitrais são da Casa Conrado e reproduzem algumas fotos conhecidas de Santa Teresinha. Os sinos foram doação do Conde Matarazzo.


Escrito por Elton Melo às 19h06
[
(0) Comente] [envie esta mensagem]


Prédio dos Correios

O edifício da Agência Central dos Correios e Telégrafos (Praça do Correio s/n°), no Vale do Anhangabaú, é um projeto do Escritório Ramos de Azevedo, concluído em 1922.

Correios: também em restauração
O local, que já foi considerado o cartão postal da cidade, sofreu um paulatino processo de degradação a partir da década de 1950. Atualmente, passa por um processo de restauração.

Detalhe do relógio central e das estátuas laterais
Quando eu estava tirando essa foto, aconteceu algo que agora é rotineiro. Algumas pessoas que estavam passando pelo local dão uma paradinha e olham para cima também, para verem o que é que eu estava fotogrando. E talvez tenha sido a primeira vez que elas fizeram isso, apesar de passaram por ali há muitos anos!
Legal né?


Escrito por Elton Melo às 01h00
[
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem]

Um comentário: