Visitantes

quinta-feira, 24 de abril de 2014






           

Não Impeça a Obra!

“Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.”  (Isaías 54.3)

Quando a igreja não possui um templo espaçoso, com acomodações para muita gente, ela necessita de um preparo prévio para as reuniões especiais, providenciando lugar para receber as pessoas. Geralmente a maior preocupação é com as cadeiras. O número de cadeiras extras a serem providenciadas dependerá da expectativa, da fé dos organizadores do programa. De qualquer forma é preciso preparar o espaço para receber as pessoas.

Em Isaías 54.2, Deus ordena ao seu povo uma preparação no sentido de criar condições para que sua Igreja possa crescer. Há no texto cinco verbos no imperativo que traduzem a veemência da ordem. Com cinco figuras diferentes o Senhor da Igreja dá esta ordem missionária: ‘Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas.”
Isto é muito mais do que preparar-se para um programa especial na igreja; é muito mias do que um projeto de férias. O que Deus quer é que nos preparemos para culminar uma tarefa que foi a razão de ser da vinda e morte do Filho de Deus e da sua ressurreição.
Baseado em uma declaração de Jesus, o slogan da JMM apresenta a dimensão exata da nossa responsabilidade missionária: o campo é o mundo. Isto nós temos repetido durante décadas. Estaremos de fato compreendendo nosso lema? Há anos temos realizado a obra missionária, mas depois de havermos entrado em Portugal levamos anos para entrarmos na Bolívia e só depois de anos entramos no Paraguai. De lá para cá, fomos reduzindo o tempo para entrarmos em nosso campo. A média, no entanto, foi de 3,6 anos entre um e outro campo.
O profeta Isaías, porta-voz de Deus ainda em nossos dias, nos ordena ampliar a nossa tenda, expandir o nosso raio de ação. Isto não é uma opção que Deus coloca diante de nós, não é uma alternativa apenas.
Não há lugar para atitude contemplativa, estática, enquanto vidas perdidas passam para a eternidade sem nenhuma esperança.
Na preparação para o crescimento e o glorioso dia do arrebatamento da Igreja, entre iniciativas que devemos tomar, aparece a expressão quase esdrúxula, em meio às contundentes determinações do Senhor na voz do profeta Isaías. Ele adverte: “Não impeças” a expansão da obra. Poderia algum crente estar tão desinteressado no crescimento do Reino de Deus? Certamente que ninguém seria capaz de registrar em ata o seu voto contrário, mas muitas atitudes apontam para esta posição.
A displicência na intercessão pela obra e por novos obreiros, a falta de disposição para obedecer a chamada de deus, ofertas que nada significam para o crente; tudo isto reflete nossa negligência.
O avanço missionário que trará a expansão da Igreja de Cristo só é possível mediante o concurso destes três elementos: oração, vidas, recursos financeiros. Os três juntos são indispensáveis e só dependem de nós.
Que Deus nos livre de sermos impedimento à expansão de sua igreja!

Blog eterna graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário