Visitantes

sábado, 12 de abril de 2014

ERESSANTES DETALHES BÍBLICOS

curiosidade

IMPRESSÕES DIGITAIS
Jó, considerando o livro mais antigo da Bíblia, escrito em cerca de 1520 a.C., fala a respeito das impressões digitais. (Jó 37.7).
COSTUME SURPREENDENTE
Aos Israelitas era permitido vender suas próprias filhas como escravas, mas quase sempre com a finalidade de serem esposas daqueles que as compravam. (Êxodo 21.7 e seg).
ÚLTIMO ZELO
Apesar de sua idolatria e seus casamentos com mulheres infiéis, Salomão ainda teve vislumbre de zelo pelo Senhor. Ele fez uma casa para a filha de Faraó e afirmou o seguinte. “Minha esposa não morará na casa de Davi, rei de Israel, porque santos são os lugares nos quais entrou a arca do Senhor.” (II Crônicas 8.11).
VOCAÇÃO PECULIAR
Eliseu, ao ser chamado por Elias, estava trabalhando na agricultura. Estava arando a terra com um arado e doze juntas de bois. Ao ouvir o convite do profeta de Deus, sacrificou os bois da duodécima junta e com os aparelhos dos bois cozeu o sacrifício, dividiu-o entre os circunstantes e depois seguiu Elias. (I Reis 20.19-21).
REVERÊNCIA
Um dos aspectos singulares relacionados com a construção do templo do Senhor é que a reverência em relação ao local começou muito antes de ele ser terminado. Para que não houvesse qualquer barulho de pedras sendo lavradas em seu interior, ou mesmo nos arredores, as pedras eram preparadas LONGE DO TEMPLO, e já vinham prontas parra serem colocadas em seus respectivos lugares. (II Reis 6.7).
LUA DE MEL DE VERDADE
Em Israel o homem recém-casado estava, durante um ano, dispensado de ir a guerra ou de qualquer outro encargo. A Bíblia diz que ele ficaria “livre em casa” e que promoveria “felicidade à mulher que tomou”. (Deuteronômio 24.5).
FESTA FORA DO COMUM
Por ocasião do lançamento dos alicerces do templo de Deus que ia ser restaurado por Esdras e Neemias, houve algo realmente desusado. Enquanto os mais jovens que não haviam conhecido o antigo templo, ficaram muito satisfeitos com aquela obra que se iniciava, os mais antigos que haviam conhecido toda a pompa do templo de Salomão, em lugar de se alegrarem, começaram foi a chorar e entoar lamentações em altas vozes. O escritor sagrado ficou tão admirado com aquilo que registrou o seguinte. “Não discernia o povo as vozes de alegria das vozes do choro do povo.” (Esdras 3.13).
DEFINIÇÃO DE PASMAR
Por não saber o nome de certo metal, e precisando escrever um relatório a respeito de uma certa quantidade de vasos que havia no patrimônio de Israel, Esdras encontrou uma solução especial. Resolveu definir da maneira como estava vendo, e eis o que saiu: “E vinte taças de ouro, de mil dracmas, e dois vasos de BOM METAL LUSTROSO, tão desejável como ouro.” (Esdras 8.27). Gostaria muito de saber que metal era esse!
PROFETAS ASSADOS
Dois falsos profetas, chamados ACABE e ZEDEQUIAS, foram duramente castigados por causa de suas profecias mentirosas. Deus permitiu que eles, entregues nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, fossem, por ordem dele, ASSADOS NO FOGO. (Jeremias 29.22).
IMPROVISAÇÃO
Nem tudo era minuciosamente preparado pelo povo amante das coisas bem ordenadas, os hebreus. Na hora em que foram reparar o templo, no reinado de Joás, houve necessidade de um gazofilácio, para guardar o dinheiro que se traria à casa do Senhor. O sacerdote Joiada não se fez de rogado. Pegou um arca, fez um buraco na tampa e, pronto! Estava feito o gazofilácio.(II Reis 12.9).
COROA PORTENTOSA
O rei de Rabá, cidade conquistada por Davi, usava na cabeça uma coroa de ouro e pedras preciosas. Ao tomar a cidade, Davi tirou a coroa da cabeça do rei e colocou-a em sua própria cabeça. Aquilo deve ter sido um alívio para o rei e um grande peso para Davi, pois a coroa real pesava simplesmente um talento de ouro! (2 Samuel 12.30). Por incrível que pareça, um talento de ouro é equivalente a 50 quilos!
MUITA RAIVA
O sacerdote Esdras, em um momento de raiva, chegou ao ponto de arrancar os cabelos da cabeça e até os cabelos da barba. (Esdras 9.3).
MULHER ILUSTRE
Joana, uma das mulheres que serviam a Jesus, era casada com um homem importantíssimo, Cuza, PROCURADOR DO REI HERODES. (Lucas 8.3).
ABUSO DE AUTORIDADE
Em um batalha o rei Saul proibiu o povo de comer qualquer coisa, durante o dia inteiro. Entretanto em um bosque, encontraram enorme quantidade de mel, mas ninguém quis provar dele, por causa da proibição do rei. Jônatas, o filho de Saul, comeu do mel, porque não sabia da ordem de seu pai e quando fez, seus olhos brilharam. Por causa dessa transgressão, Saul só não matou seu próprio filho, porque o povo não o permitiu. (I Samuel 14.24-45).
CÁLCULO IMPOSSÍVEL
É impossível contar quantas foram as nações representadas no dia de Pentecostes, uma vez que “mesopotâmios”, “forasteiros romanos”, “asiáticos” e “árabes” podiam designar muitas e variadas nações. (Atos 2.9-11).
REI PATRIARCAL
O rei Abimeleque era tão “machista” que, depois se ser atingido por uma pedra na cabeça, a qual havia sido lançada POR UM MULHER, de sobre a muralha da cidade, pediu ao seu escudeiro para
acabar de matá-lo, só porque não queria que, em sua biografia, constasse que ele fora morto por um mulher. (Juizes 9.52-54).
JOSÉ, MARIDO DE MARIA, UM REI QUE NÃO FOI COROADO
Segundo a genealogia oficial de Israel e o que encontramos em Mateus 1.16, José, marido de Maria, deveria ser herdeiro do trono de Israel, ao tempo do nascimento de Jesus. José, porém, em sua humildade, não apenas renunciou a qualquer direito, como tornou-se, ele mesmo, apenas um servo do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Parece que o desaparecimento de cena de José, no palco do Novo Testamento, foi devido ao seu falecimento, o que justifica Maria ter sido entregue, por Jesus, aos cuidados do discípulo amado.
PERDEU A CONTA
Na Antigüidade não se conhecia a quantidade de números que conhecemos hoje, principalmente entre os povos bíblicos. Por causa disto é que encontramos, muitas vezes, na Bíblia, expressões como “milhares de milhares”, “miríades”, e até “milhões de milhões”, como em Apocalipse 5.11. Esta dificuldade chegou a atingir a própria contabilidade de José, no Egito. Confira na Bíblia, versão RC, o que aconteceu. “Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como areias do mar, até que cessou de contar. porquanto NÃO HAVIA NUMERAÇÃO.” (Gênesis 41.49).
REI DECLARA MORATÓRIA
O rei Mesa, de Moabe, pagava um tributo muito alto para o rei de Israel. Todo ano ele tinha que pagar a Acabe 100.000 cordeiros e 100.000 carneiros com a sua lã.Não é de se admirar que, ao morrer o rei Acabe, Mesa imediatamente declarasse a moratória. Rebelou-se e resolveu não pagar mais um tributo tão sacrificado como aquele (II Reis 3.4,5).
UMA OFERTA QUE PASSOU DA CONTA
Certo dia, o povo ofereceu 530 vestes sacerdotais para o trabalho do santuário e o número de sacerdotes era muitíssimo inferior ao número de vestes (Neemias 8.17).
FALTA DE PRÁTICA NÃO ATRAPALHOU A FESTA
povo de Israel passou 1.000 anos sem celebrar a Festa dos Tabernáculos e, quando o fez, não o fez corretamente, mas, mesmo assim, ficou muito contente (Neemias 8.17).
INSETOS NA ARCA?
Na arca de Noé devem ter viajado, também, abelhas, besouros e outros insetos voadores. Gênesis 7.14b diz que entraram ali todo o pássaro de toda a qualidade, mas, no original, diz “TODA SORTE DE ASAS”.
MULHER COME O PRÓPRIO FILHO
Uma mulher samaritana chegou ao cúmulo de comer seu próprio filho e ainda convidou uma vizinha, para participar do grotesco banquete (II Reis 6.29).
REI GERA 88 FILHOS DE 78 MULHERES
Roboão teve 78 mulheres e delas gerou 88 filhos, sendo 28 filhos e 60 filhas (II Crônicas 11.21).
GRANDE MILAGRE
Uma grande maravilha aconteceu no livro de Ezequiel. Deus mandou que o profeta juntasse dois pedaços de madeira e os dois se uniram, tornando-se um só pedaço (Ezequiel 37.16,17).
OUTRO JESUS
Existe outro Jesus citado no Novo Testamento. “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebemos mandamento. se ele for ter convosco, recebei-o. E Jesus, chamado Justo. os quais são da circuncisão. são estes meus cooperadores no reino de Deus. “ (Colossenses 4.10,11).
PROGRESSO
A cidade de Jerusalém já possuía, em aproximadamente 715 a.C. um completo sistema de abastecimento de água, feito através de encanação (II Reis 20.20).
CACHORROS PROIBIDOS DE LATIR
Na última praga que Deus enviou contra o Egito, chegou ao ponto de proibir os cães egípcios de ladrarem para os israelitas, a fim de mostrar a diferença entre seu povo e os egípcios (Êxodo 11.7).
LIBERDADE POR UM DENTE
Dentre as leis dadas aos israelitas, havia uma bem diferente. se alguém tivesse um servo e, por algum motivo, lhe golpeasse ao ponto de arrancar-lhe um dente, o escravo ganharia a liberdade por causa daquele dente que perdera. O texto fala assim. “E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir forro pelo seu dente.” (Êxodo 21.27).
SOUVENIR ESPECIAL
Ao ser curado por Deus, através da ordem de Eliseu de banhar-se 7 vezes no rio Jordão, Naamã, o general da Síria, ficou tão agradecido que resolveu fazer algo bem esquisito. levar uma carga de terra de Israel para a Síria, para sobre aquela terra oferecer seus holocaustos e sacrifícios, conforme ele mesmo disse, somente “ao Senhor”. (II Reis 5.26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário