Visitantes

terça-feira, 20 de novembro de 2012

16/11/2012 16h36- Atualizado em 19/11/2012 19h06

'Culpa é do Hamas e dos terroristas', diz embaixador de Israel sobre mortes

Violência em Gaza matou mais de 100 palestinos e israelenses desde 4ª.
'Não temos de justificar', diz Rafael Eldad, diplomata israelense no Brasil.

Carlos OliveiraDo G1, com agências internacionais
75 comentários

"A culpa de tudo que está passando é do Hamas e dos terroristas", diz o embaixador de Israel em Brasília, Rafael Eldad, sobre o confronto que já matou mais de 100 palestinos e 3 israelenses entre a última quarta-feira (14) e esta segunda (19) na região da Faixa de Gaza.
O diplomata de 63 anos já foi representante de Israel na Argentina, no Peru e no Paraguai e avalia o Brasil como sua "missão mais importante" na América Latina.

Na quarta-feira, forças israelenses mataram Ahmed Jaabari, o principal comandante militar do Hamas, grupo palestino que governa Gaza.

A organização retaliou com foguetes, e Israel deflagrou a operação "Pilar de Defesa", convocando posteriormente reservistas militares para uma possível ofensiva terrestre.
Para Eldad, o conflito não começou na quarta-feira. "São dias, semanas, anos de chuva de foguetes contra a população civil no sul de Israel. As famílias têm a vida impossível, não podem mandar as crianças para a escola", diz.
Bombardeio israelense ergue fumaça sobre a cidade de Gaza nesta sexta-feira (16) (Foto: Jack Guez/AFP)Bombardeio israelense ergue fumaça sobre a cidade de Gaza nesta sexta-feira (16) (Foto: Jack Guez/AFP)
mapa gaza 16/11 (Foto: 1)
Mortes dos dois lados
No total, 101 palestinos morreram em três dias, enquanto três civis israelenses morreram na queda de um foguete sobre um imóvel no sul de Israel.

"Não temos que justificar nada", diz Eldad sobre a morte dos palestinos provocadas pelas forças de Israel.
A embaixada defende que Israel direciona suas ações contra alvos militares do Hamas e outras organizações terroristas e que busca não ferir a população civil. O órgão também responsabiliza o Hamas por "usar os residentes de Gaza como escudos humanos", segundo comunicado.
Foguetes já atingiram pontos importantes de Israel, como as cidades de Tel Aviv e Jerusalém, e o país alega que exerce seu direito de defesa. Países como EUA e Alemanha, além da União Europeia, apoiaram a ideia de defesa legítima.
O governo do Egito, considerado ideologicamente próximo ao Hamas, enviou seu premiê a Gaza para tentar negociar um cessar-fogo. O país já fez esse tipo de negociação entre as duas nações antes.
Guerra constante
A última guerra entre os dois lados, uma blitz aérea israelense que durou três semanas e uma invasão por terra durante o período de Ano Novo de 2008-2009, deixou mais de 1,4 mil palestinos mortos, a maioria civis, e matou 13 israelenses.

O embaixador acredita que não é possível comparar o embate atual com o período mencionado: "O problema é que, muitas vezes, atacam Israel e não falam disso. São anos de constantes ataques e de uma situação insuportável", diz.

Para Eldad, o fim do conflito "depende do Hamas. "A resposta militar de Israel é segundo a situação. Se eles [Hamas] continuarem atacando, Israel vai seguir respondendo", defende.
Brasileiros
Segundo Eldad, Israel "funciona normalmente", e a embaixada não dá orientações específicas para brasileiros que vão viajar para Israel. Mas "essas coisas podem mudar em um dia", diz.

Milhares de palestinos manifestam apoio ao Hamas na Cisjordânia (Foto: Majdi Mohammed/AFP)Milhares de palestinos manifestam apoio ao Hamas na Cisjordânia (Foto: Majdi Mohammed/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário