Visitantes

segunda-feira, 28 de maio de 2012


Postado por laiza em 16/12/2005 08:44

QUEM CHORA PELOS FILHOS DE HAGAR???
Quem Chora Pelos Filhos de Hagar?
Elwood McQuaid


Os descendentes de Ismael tornaram-se tribos de beduínos, sendo atualmente conhecidos como as nações árabes.


"...afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou" (Gn 21.16).

A mulher a quem o texto se refere é Hagar. O menino é seu filho, Ismael. Hagar era serva de Sara, esposa de Abraão. Os nomes de Abraão, Sara e Isaque são bastante conhecidos. Para os judeus e os cristãos, a afinidade com essa família é compreensível. A Bíblia deixa bastante claro e enfatiza que a aliança estabelecida por Deus para trazer bênção ao mundo inteiro deveria passar de Abraão para Isaque e, posteriormente, para sua descendência, o povo judeu: "Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência" (Gn 17.19).

Portanto, nós cristãos temos acompanhado a história dos descendentes de Abraão e Isaque com fidelidade e grande amor. Afinal de contas, foi através deles que o Senhor, por Sua graça e misericórdia, aproximou-se de nós.

Essa aliança trouxe promessas irrevogáveis para o povo judeu: uma terra, um povo, um Rei e, por fim, um reino que abrangerá o mundo inteiro numa era milenar de felicidade plena – como jamais foi vista neste planeta. Por isso, durante a longa peregrinação da descendência de Isaque através dos séculos, os verdadeiros crentes têm se alegrado pelas vitórias dos judeus, maravilhando-se com a precisão do cumprimento profético e a preservação divina do Seu povo. Sempre que Israel passou por sofrimentos, os verdadeiros cristãos lamentaram, assim como Raquel chorou por seus filhos há milênios.

Ao mesmo tempo, especialmente quando uma crise profunda como a atual se abate sobre o Oriente Médio, devemos nos perguntar: "Quem chora pelos filhos de Hagar?" O capítulo 21 do Livro de Gênesis é extremamente esclarecedor: em todos os acontecimentos que envolvem os descendentes de Isaque e a preparação do rumo futuro da humanidade por parte de Deus, existe um outro aspecto nessa história. Ele revela um magnífico retrato de um Deus amoroso, que estende a graça e a misericórdia em meio à provação e revela a história de um outro povo.

Tudo começou, como ocorre muitas vezes, com pessoas bem-intencionadas tentando ajudar Deus a levar Seu projeto adiante, quando o Senhor não parecia agir no ritmo que elas gostariam. Na opinião de Sara, Hagar parecia ser a solução para sua esterilidade e a necessidade de Abraão ter um descendente. O resultado da união de Abraão com Hagar foi Ismael (que significa "Deus ouvirá"). No entanto, após a chegada de Isaque, passou a existir uma rivalidade entre os meninos. Como conseqüência, Hagar e seu filho receberam uma "notificação de despejo": "[Sara] disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho" (Gn 21.10).

Com apenas um odre de água e pão, Hagar foi mandada para o deserto. Vendo que seu suprimento de água estava acabando e acreditando que Ismael pereceria, ela sentou-se e, como vimos no texto, chorou pelo seu filho. "Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo" (Gn 21.17-18).

Ismael recebeu um nome que continha uma promessa ("Deus ouvirá"). Essa promessa foi cumprida quando Deus ouviu o choro do menino. A resposta do Senhor foi prover um poço de água, um lugar de abrigo e fazer uma promessa: Ismael viveria e Deus faria dele uma grande nação. Tão certo quanto Deus cumpriu as promessas que fizera a Isaque, Ele também cumpriu Suas promessas na vida de Ismael. continua ....Vamos refletir um pouco sobre Hagar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário