Visitantes

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Orar no monte: qual o proveito disso?


29 comentários. Clique aqui e deixe o seu também!

O irmão João Cruzué já postou em seu blog Olhar Cristão sobre este assunto, o pastor Ciro Sanches também já publicou algo concernente em seus dois blogs: Blog do Ciro e Ciro Responde, como já estou com este artigo escrito há algum tempo, resolvi publicar minha posição sobre a tão falada Oração no Monte, seria isto somente oração? Não quero que fiquem bravos comigo.
.
Como não é de meu costume falar de pessoas, e nem nos convém fazer isso, pois nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue, falamos de situações, costumes ou práticas, alertando os crentes em Cristo a não se iludir com falatórios, instruções e induções que perante a Bíblia Sagrada, ao bom senso e aos bons costumes cristãos são totalmente contestáveis.
.
Desse modo me sinto a vontade pra falar sobre qualquer assunto, uma vez que não tenho compromisso com pessoas, falo o que devo falar e o que a mim é concedido falar. Em mais esse simples artigo, quero compartilhar com você sobre a muito falada, defendida e difundida “Oração no Monte"!

Navegando em algumas páginas da Internet, em blogs, sites pessoais e de relacionamento, li alguns comentários sobre o assunto, uns exaltando essas orações, contando experiências sobrenaturais, outros contando casos engraçados, e outros relatando fatos chocantes, e tantas outras coisas.

Como é um assunto complexo e muito “discutido”, pois se trata de “oração”, você já deve estar se perguntando: qual é a posição desse pobre ser humano que está escrevendo esse artigo?

Assembleano nato, defensor desse ministério, lutando por um evangelho sem misturas, qual seria a minha posição sobre um costume que leva seus praticantes a buscarem experiências exóticas, e as colocarem acima da Palavra de Deus? Experiências essas sem sustentação bíblica.

As pessoas que frequentam esses lugares para orar (orar?), geralmente dizem: “Jesus sempre costumava ir ao monte para orar”. Oh sim!, Jesus sempre ia ao monte, mas o próprio Mestre disse: “ As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Mt 8.20)”, Jesus era expulso das sinagogas, todos os lugares que ele passava uma multidão o acompanhava, não tinha lugar para repousar! Onde seria seu melhor lugar pra orar? Onde Ele iria ficar a sós com o Pai? A bíblia não relata experiências esdrúxulas nas orações.

Porque muitos cristãos de hoje frequentam o monte, sendo que existem lugares seguros e apropriados para oração? Não me surpreenderia se alguém me dissesse que é somente para orar, e não acreditaria se alguém tentasse me convencer.

Essas orações não passam de uma busca excessiva pelo “sobrenatural”, correm atrás de coisas que não acontecem no culto ao Senhor; nunca subi ao monte, e nunca presenciei essas “coisas” que acontecem por lá, mas de acordo com “testemunhos” de pessoas que já foram (e não são poucas), uns vertem óleo nas mãos, outros veem vultos, outros caem por cima de pedras e não se machucam, outros fazem gestos pra lá de estranhos, outros ficam inerte no chão, o mato fica todo em brasa, aparecem gravetos incandescentes, outros veem pedaços de pau voando. Que edificação tem isso para a vida do cristão? É para aumentar a fé? Não, isso só gera confusão doutrinária, passam a viver de empirismo. Analisando bem, isto está mais chegado à espiritismo do que poder de Deus.

O apóstolo Paulo nos ensinou: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”

Há pessoas até que ficam semanas inteiras no monte se “consagrando”, esquecem do seu compromisso social, deixam a família as margens da necessidade. Uns ungem o local para que seja chamado de “Betel”, outros até enterram óleo para depois de um tempo saírem por aí ungindo as pessoas. Por fim essas orações em montes tem levado o evangelho a ridicularização, tem deturpado a sã doutrina, e tem causado efeitos irreparáveis em muitos crentes.
.
Não estou dizendo que orar no monte é pecado ou heresia, mas essa pratica tem levado os crentes a ruína espiritual. Devemos evitar entrar por esse caminho perigoso. Nunca vi resultados positivos em consequências a essas orações, em vez de se abalizar na Palavra de Deus, dão ênfase às esquisitices que acontecem nesses lugares, afinal não foi isso que o nosso Mestre Jesus nos ensinou, Ele deixou bem claro: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt 6.6)

Por Daniel Miranda, do blog O Levita

Quer ver um exemplo dos tais movimentos nos montes, vejam esse vídeo:




A-BD®

Nenhum comentário:

Postar um comentário