Visitantes

quarta-feira, 23 de maio de 2012


                                                                                    




             

Por que a escola dominical é um fracasso?

Hoje, com raras exceções, a Escola Dominical tem sido um grande fracasso na maioria de nossas igrejas. Qual é a razão, ou o motivo, deste fato tão lamentável?

Estou escrevendo logo após retornar da igreja onde mais uma vez não houve escola dominical simplesmente porque não havia alunos. Um conhecido pastor, e professor, disse certa vez que aprender se aprende sem professor, mas ensinar não se ensina sem alunos. Sem alunos, portanto, não há escola dominical.

É uma pena que a igreja, na sua grande maioria, não frequente mais a Escola Dominical. O renomado pastor Antonio Gilberto nos disse, quando fiz o CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Escola Dominical), que a EBD é o trabalho mais importante da igreja, pois é o único departamento de ensino - e é onde se prepara os crentes de todas as idades visando o crescimento da igreja em todos os aspectos. Portanto, uma igreja que não tem esse departamento atuante perde em qualidade e em quantidade. Em outras palavras: já começa o jogo perdendo para o nosso maior adversário. Esta é uma triste verdade.

Este assunto já foi sobejamente debatido em muitas reuniões, mas nunca se chegou a uma conclusão sobre o mesmo. Enquanto a igreja não priorizar o ensino através da escola bíblica normativa e sequencial de forma séria e compromissada não obterá êxito. Eu sei que os obstáculos são muitos: levantar de manhã num domingo agradável de sol em que se pode fazer um "belo passeio", levantar cedo com chuva e frio quando se pode ficar mais tempo na cama, levantar com sono depois de uma noite mal dormida quando se pode dormir mais algumas horas... Soma-se a isto os problemas do dia a dia que não são poucos e o resultado será sempre o mesmo: não dá para is à escola dominical. É por estes e tantos outros motivos que a grande maioria dos crentes de hoje não vai á igreja no domingo de manhã. E a igreja fica vazia ou nem é aberta como aconteceu hoje comigo. Foi muito frustrante.

Eu sei que não é fácil ir à escola dominical - e muita gente não gosta desse tipo de culto. É um culto interativo em que todos podem participar, fazer perguntas e questionar. Há classes de acordo com as idades e cada uma tem o seu espaço e depois todas se reunem no templo para fazer um resumo do que estudaram e aprenderam na aula. Crianças, jovens, adolescentes e adultos apresentam o seu trabalho participativo e se apresentam cada um de per si. É lindo e enriquecedor; é sem dúvida o momento mais sublime na vida da igreja. Mas infelizmente esse cenário não existe mais, ou raramente é visto, principalmente nas chamadas igrejas pentecostais. A maioria dos crentes prefere ir à igreja somente no culto à noite onde há muita cantoria, mas quase nenhum conteúdo bíblico. Por outro lado, a igreja se preocupa mais com festas, shows, entretenimentos e política do que com o ensino bíblico. Uma típica inversão de valores. Isto me lembra o profeta Oséias que certa vez escreveu: " O meu povo foi destruido, porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueces da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". (Oséias 4.6). Palavra dura, mas é a Palavra de Deus - perfeitamente aplicável nos dias de hoje. Que tal irmos todos juntos á Escola Dominical no próximo domingo?
  







Nenhum comentário:

Postar um comentário